Lançamento – Para Francisco

Não era só um lançamento de livro. Era um encontro. Pessoas foram até lá pra ver como é ser alguém que conseguiu superar a perda e a dor por meio da beleza. Porque o texto é lindo e a pessoa que o escreve também. O bate-papo começou descontraído, quase tímido. Poucas perguntas. O que perguntar pra alguém que já disse tudo? O que ainda pode se pedir para ver diante de alguém que nunca se esconde?

 

img_4553

 

Cristiana Guerra sorri pouco. Mas quando sorri, sorri com todos os dentes e toda a vontade. Sua economia de sorrisos não se reflete em suas palavras. Escreve muito, fala muito. O livro foi e é mesmo para Francisco, o filho que ela teve dois meses depois de virar viúva. “Ele vai gostar de ver o que escrevi quando crescer? Não sei”, diz ela, quando perguntada sobre sua exposição. Ela se expõe, ela se admite assim, aberta para a vida e para o mundo. Francisco não escolheu isso. Por isso, embora toda a razão de ser do livro e do blog seja ele, ela quer poupá-lo. Ele pode decidir o que quiser depois que aprender o que é estar nesse mundo.

Embora, como ela mesma diz, seja uma situação tão peculiar – uma mulher grávida que fica viúva – ela descobriu que muitas pessoas lêem o blog e se interessam pela sua trajetória porque, é claro, trata-se de uma história de amor. Um amor que nasce da superação da dor e da perda e da tentativa de lidar com um imprevisto cruel.

O mais incrível de toda essa história é que reuniu pessoas que nunca, provavelmente, se encontrariam. É isso, também, que tornou essa noite tão especial: as pessoas que estavam ali, emocionando-se com a história da Cris, também estavam encontrando novos amigos e começando uma nova história da afeto. Afeto e saber valorizar o que temos de mais importante: é assim que se aprende a viver.

Eu sempre penso nisso e, depois de ontem, vi que esse é um dos grandes segredos para se viver em paz, consigo mesmo e com os outros: saber ignorar o que parece ter importância, mas não tem, e valorizar o momento único e belo que jamais voltará. Lembro-me de uma frase do filme argentino O Filho da Noiva, que o personagem que perdeu a mulher e a filha pequena em um acidente diz para o amigo: “Quando você percebe que nunca irá te acontecer nada pior do que já te aconteceu, você adquire um certo poder”. Acho que a Cris tem esse poder.

Fiquei muito feliz de ter encontrado a Cris e, principalmente, de conhecer essas meninas lindas que começaram a fazer parte da minha vida nesta semana. Meninas de Sampa, vocês sabem onde eu estou. Ana, queria que o Rio fosse mais perto (uns 20 minutos, no máximo). Vamos ficar com as fotos, pra já ir matando as saudades.

 

img_4556

Cris Guerra e eu

img_4600

Dany, Lilian, Ana e eu com nossos livros autografados

img_4618

Ficamos até às 22h só pra bater essa foto

18 opiniões sobre “Lançamento – Para Francisco”

  1. Amei, e ainda estou sentida por não poder ir.Pena gostaria muito de ter conhecido a Cris e vocês. Mas acredito q um dia teremos uma nova chance. Bjs, CACAU

  2. Oi, Renata!
    Sim, é a Ana do Hoje Vou Assim Off. Ela veio do Rio pra visitar parentes e aproveitou pra ir ao lançamento!

    Dany, tô indo ver as fotos!

    Beijinhos!

  3. Nem tenho muito o que dizer. Esse mundo dos blogs tem nos proporcionado momentos de alegria e beleza. Conhecer a Cris deve ter sido fantástico. Conhecer vocês também foi.

    B-jo grande.

  4. Gente, que lindo! Que legal! Não fui, não estou na foto, mas me considero parte do “clube”, porque também sou fã da Cris!!!! (entende?…rsrs)
    Beijos e parabéns pelo post – muito muito lindo!
    Marília

  5. Nossa, como a Ana disse acima, você escreve muito bem! Com certeza a Cris, reuniu muitas pessoas. Sua história é emocionante e quando conheci o blog dela tinha passado também por um situação muito triste, então, me identifiquei com tudo que li e principalmente, com a postura dela de ver tudo com humor. Fiquei muito contente com tudo o que li!
    Você é muito linda, por dentro e por fora!!!
    Beijos
    Lou

  6. Oi, Anelli!
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Onde vc está que o livro ainda não chegou?
    Beijinhos! Volte sempre!

Deixe um comentário