O Mundo das Rendas

 

Os delicados fios trançados são valorizados pela moda romântica, artesanal e vintage. Conheça um pouco da história desse nobre tecido

 

Renda Filé (leia-se filê)

Renda Filé

crédito da foto

 

Este tipo de renda é como se fosse uma versão feminina das redes de pesca feitas pelos homens e muito usada em saídas de praia, xales e lenços. Sobre uma rede feita à mão, o artesão preenche os espaços vazados. As feitas com fibras naturais, como seda, linho e fios de algodão, são as mais valiosas.

.

.

Renda Guipure

renda guipure

crédito da foto

 

De origem francesa, é formada por arabescos em ponto túnel, unidos por finas correntes de fios, com o fundo vazado. Pode ser artesanal ou industrial e, em geral, é feita de linho, algodão ou qualquer outro fio bem fino. É muito usada em vestidos de noiva e roupas de festa.

.

.

Renda Renascença

renda renascença

crédito da foto

 

Muito trabalhosa, feita à mão com agulha de costura, é uma das rendas mais valiosas. Comum em Recife, a Renascença está ainda mais apreciada hoje por causa da moda artesanal e é exportada para muitos países, incluindo Europa, Emirados Árabes, Estados Unidos e Japão.

.

.

Renda Richelieu

renda richelieu

crédito da foto

 

Usada em saídas de praia e mantas, ela lembra um crochê bem fino. É formada em tela, com formas arredondadas e desenhos delicados, como um bico. O ponto é feito enrolando a linha na agulha, com um fio passando por dentro e formando cordões em diferentes volumes.

.

.

Renda de Bilro

renda de bilro 

crédito da foto

 

Originária da Itália, esta renda é muito popular no Nordeste brasileiro. Totalmente artesanal, é feita com o uso de uma almofada onde as agulhas são fixadas para guiar a trama, elaborada pelos movimentos dos bilros (pecinhas de madeira presas aos fios), orientadas pela posição das agulhas. Presença forte na moda e na exportação.

 

walter - renda

Vestido com renda de bilro, criação de Walter Rodrigues, 2001. Aplicações de renda de bilro produzidas pelas rendeiras da Associação das Rendeiras de Morros da Mariana, Piauí, no projeto Moda e Artesanato. Crédito da foto.

 

artesanato_400

As mãos da artesã tecendo a renda. Crédito da foto.

.

.

Renda Soutache

renda soutache

crédito da foto

 

Feita de materiais sintéticos, é uma renda rebordada com o fio soutache, um fio chato e fino, evidenciando os contornos da renda de baixo. É uma renda em alto-relevo e, embora cubra apenas pedaços do tecido, tem um caimento pesado. Fica ótima em detalhes, como golas e punhos.

.

.

Renda Chantilly

renda chantilly

crédito da foto

 

Uma das mais nobres e conhecidas, a renda chantilly é um misto de viscose e poliamida, o que a deixa com um caimento incrível e um toque aveludado. É um bordado em cima de um tule bem fininho e geralmente tem um pouco de elasticidade. Pode chegar a valores astronômicos: a da foto acima custa módicos R$670 o metro (!).

 

Samuel Cirnansck - Flor e Laço 2

Olha ela aí, no desfile do Samuel Cirnansck, no SPFW 2008.

.

.

Rendas Sintéticas

renda poliamida

crédito da foto

 

Mais baratas e fáceis de encontrar em diversos desenhos e cores. As de poliéster são bem populares mas não tem elasticidade e são ásperas. Boas para usar em detalhes em cima da roupa, sem contato com a pele. As rendas feitas com poliamida, como a da foto acima, são mais texturizadas e macias.

.

.

E você, gosta de renda e looks com renda? Qual é a sua preferida? :D

 

Algumas das informações acima foram retiradas de uma revista Manequim de 2006.

About these ads

45 comentários a “O Mundo das Rendas”

  1. Renata, acho renda um charme a parte.
    Deixa uma produção básica com cara de diva! Eu AMO!!
    Customizei uma camiseta cinza com apliques de renda (sintética) roxa: ficou lindo!!!

    bj,
    nayarac

      1. Renata, pode deixar que eu envio uma foto então!!
        Só que vai demorar uns dias, tá?
        Vivendo em uma correria sem tamanho!! =[

        Bjo e até mais!!

  2. Sinceramente, eu não gosto muito de renda, mas, adoraria ter um vestido de festa trabalhado em renda!!!!
    Acho que fica tão luxuoso…
    Beijos montes,
    Lou

  3. Salve Renata, hoje aqui é feriado e minhas provas começam daqui uma semana. Ou seja, ESTOU ESTUDANDO. Hahaha. De verdade, mas dando minha costumeira passadinha, caí de cara com esse maravilhoso trabalho de renda do vestido preto. Onde que pode se encontrar essa obra de arte? Tem outros? Quanto custa? ADORO renda, GUIPURE de preferencia. Tenho bolsas e bolsas de roupas antigas de renda feitas à mão. De vez em quando tingo uma peça ou outra e uso até se acabar. Como sempre compro roupas de renda do nordeste, quando vou ao Brasil, e tinjo tudo de preto. Uso por baixo de batas e túnicas de organza branca ou cinza claro. E minhas cortinas todas, aqui em casa, são de renda de bilro e vivem felizes com minha decoração que mistura vidro, madeira e couro. Tudo muito colorido. Vê para mim, onde se vendem vetidos como esse preto da foto acima, please. Bem, espero que você esteja atarefada mas não estafada. Hahaha. Vou voltar para os meus calculos. Bisous. DAniela ;oD

  4. Oi Renata, tudo bem? Seu blog é muito bom! Não precisar agradecer pela citação, é obrigação que todo blogueiro deve ter ao copiar material, citar a fonte é fundamental. Obrigada pela visita e pelo recado…
    Já te linquei…Beijos

  5. Meu mail está doido, vai por aqui mesmo …
    Pé de pato, mangalô, três vêis.
    Não, Renata, esse blazer pode parecer, mas NÃO é a minha cara. Hahaha. A equipe do prêt-à-porter do YSL devia estar de porre. Uma estampa dessas deve deixar qualquer uma com cara de elefante indiano. Enorme e colorido assim, não vai comigo. De qualquer maneira, merci.
    Mas se você for no blog da Lily, veja o vestido de seda estampado da Prints I like. Pedi que ela telefonasse para a loja e perguntasse o preço: 512 Reais, e quando fiz a conversào com a nossa moeda alpina, achei um ABSURDO de caro, para o que deva ser. Provavelmente seda chinesa, a mais barata, mas e o acabamento, como deve ser? Se algum dia desses, você passar pelo Morumbi, entra e depois me conta. Por enquanto acho vou me satisfazer com os modelitos da Zara, que custam 3 vezes mais baratos. Fico aqui pensando no quanto tudo que é roupa, que não seja de loja de departamento, é caro, no nosso país tropical, com tanto algodão, tanto linho, tanta tecelagem, tanta industria textil. E que a operária da confecção, nem sabe que o vestido que ela costura, vai custar mais que o salário dela, no final do mês
    Vou voltar para os meus afazeres escolares. Tenho dormido 4 à 5 horas por dia. Acho que dia 28, no dia em que começam minhas provas, vou acabar emborcando, na hora H.
    Bisous.
    Daniela

  6. Olá Renata,
    Gostaria de saber se vc conhece algum lugar no rio de janeiro que venda renda de bilro e renascença e que possa me indicar.
    desde já te agradeço
    abs,
    rita

  7. Oi Renata achei muito interesssante o seu blog. Me diga, como poderei comprar? Moro em Nova Jersey, se vc. tiver contact onde fazem a remessa para Nova Jersey, por favor passe the information para mim. Obrigada e tudo de bom. Wanda

  8. Ola
    Estou precisando de alguem que faça uns triangulos de renda renascença e ate outras rendas como bilro, richelieu, file, para que eu possa aplicar em cima de uns biquinis.
    O tamanho é = ou – uns 18x18x18
    Aguardo noticias
    Leila

  9. Renata! me dá umas dicas onde posso encontrar veistido para casamento nesse estilo, rendado. Vou me casar na praia e acho que tem tudo haver. Moro em Salvador-Ba.

    Obrigada,

    Priscila

  10. olá vi tudo o que tens neste blog alem de que deves ter tido muito trabalho está lindo e dá mesmo bem para vender já pensaste nisso por em exposisões e venderes de preferencia no porto que é onde eu moro de certeza absuluta de que te comprava todos acredita beijos agradeço a tua atençao

  11. Ola Xará, adorei o Mundo das rendas. Gostaríamos de entrar em contato com vc. Grande abraço, Renata.
    21-2451-1042

  12. Amei, tenho um vestido de renda que gostaria de mudar o modelo,ele é simples um tubinho vai até a altura do joelho. Como mudar para cima? Posso fazer de um ombro só! Me dei uma ideia.Obrigada.

  13. ola lindas amei gostaria de sabe preço tamanho das renda bilro,Renascença e rechileu se vc entrega em sp.e modo de pagamento,email.afro-dara@hotmail.com.espero sua resposta obig………..

  14. OI floe eu comprei um vestido ed renda maravilhoso e fui pra balada ele rasgou em pqnos pedaços em mais ou menos 4 lugares o q eu faço?

  15. colei o link do seu blog no meu, já que pesquisando por aí, achei o seu endereço e estou falando de renda! Espero que não se incomode!

    Adorei o post, a propósito! =)

    Beijocas.

  16. Olá Renata,
    Gostaria de saber se vc conhece algum lugar no rio de janeiro que venda renda de bilro e renascença e que possa me indicar.
    desde já te agradeço

    adorei esse vestido preto, se tivesse em blusa nesse verão cairia super bem!
    bjs,

  17. Lindos os trabalhos!!
    Quero saber como posso adquirir alguns trabalhos em renda renascença. Me indique sites de vendas on- line, para que eu possa saber tamanho e preço das peças.
    Sou do Sul de Minas Gerais.
    Obrigada!!

  18. Olá Renata, boa tarde!
    Gostaria de saber como faço para comprar essas rendas a metro. Se alguém souber de algum lugar aqui no RJ ou em outro estado, por favor me informem, pois faço roupas de santo e preciso dessas rendas a metro. Meu e-mail é nandhynha.s@gmail.com
    Obrigado.
    Fernanda Souza

  19. Oi, preciso fazer um vestido com renda de algodão puro. Por favor se puderem me indicar ficarei grata. Obrigada

  20. Adorei este vestido preto, criaçao do walter. Gostaria de vê o modelo completo, e saber qual o valor? Parabens suas rendas sao belissimas,

  21. Olá!
    Tive a oportunidade de ver uma saída de praia na renda filé, achei maravilhosa e gostaria de saber e tem como obter uma peça desta renda.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s