Havaianas Encapadas

 

Com uma fita de cetim e dois botões, a clássica sandália de borracha ganha feminilidade e dá mais graça ao visual de verão

 

MATERIAL
• 1 par de sandálias de borracha 
• 3 m de fita de cetim com 1,5 cm  de largura 
• 2 botões
• linha de costura, agulha, cola quente e tesoura

Sandálias Havaianas (R$ 19,90), fita de cetim (R$ 2,30, o rolo
com 10 m) e botões (R$ 3,90, o pacote com 25 unidades) Rei do Armarinho

 
COMO FAZER
• Corte um pedaço de 1,5 m de fita e marque a sua metade (75 cm). Coloque-a no centro das tiras e cruze de forma que faça um x.

• Pingue gotas de cola quente na parte de baixo das alças das sandálias e enrole a fita em toda a sua extensão. 

• Passe o aviamento pelo buraco do solado, onde a tira está encaixada. Dê um nó, aplique cola e corte o excesso 
de tecido. 

• Faça o mesmo processo do lado oposto e no outro chinelo. 

• Para finalizar, decore o botão com uma linha de costura e depois cole-o na sandália. 

 
DICAS
 • Se quiser incrementar ainda mais a sandália, a dica é bordar o cetim com miçangas ou microcristais. 

• Para não ficar chamativa, opte por aviamentos de cor semelhante 
à da peça. 

• Fitas de náilon e renda são outras opções de forro. 

• Escolha modelos de solados estampados para o resultado ficar ainda mais gracioso. 

• Na hora de limpá-la, utilize um pano úmido: ele evita que o cetim se desgaste ou que se afrouxe.

 

COMO USAR
Simples e fácil de fazer, ele é bom para renovar o look casual. Use-o no campo, na cidade e à beira da piscina com short ou minissaia, como o look de Juliana Didone.

 


Fotos Carlos Bessa (stills) | Moscow (Juliana Didone) | Produção Ligia de Grande | Realização Virgínea Mourato / Revista Manequim

100 comentários a “Havaianas Encapadas”

  1. Renata…..adorei o post novo sobre sandalias com fitas de cetim! Parabéns! Só queria saber uma coisa? Vc passa cola quente por toda a extensão da correia, tenho passado só na parte de dentro…a perte que fica em contato com a pele, mais sempre fico na dúvida se vai soltar!

    Coloquei novos chinelos no meu site…depois passa lá pra dar uma olhada!!! É sempre bom a opinião de quem manja do assunto!

    Bjinhos e mais uma vez obrigada!

  2. Oi, Fer! Tudo bem?
    Então, pode passar cola em tudo! Pra garantir, né?
    Os seus chinelos estão cada vez mais lindos, parabéns!
    Beijinhos!

  3. Oi, Maria José!
    Olha, a Carol Whately que fez essas havaianas disse que se você ficar muito no sol, tipo ir pra praia ou se seu pé suar muito, desbota sim. Então, é pra usar comportadinha…
    Esse modelo é pra fazer voltas depois de passar a cola. Postei outro modelo (as Havainas Estampadas) que era pra fazer um rolinho e encapar as correias.
    Veja qual você gosta mais!
    Beijinhos!
    Volte sempre!

    1. Oi, Elaine!
      Nunca testei com essa cola, então não posso te garantir… Mas faça um teste num pedacinho e vê se dá certo. Se der, compartilhe com a gente!
      Beijinhos!

  4. oi, Renata,

    fiquei muito interessada em abrir uma pequena confecção de chinelos para vender junto com biquinis, mais não possuo condições financeiras, por motivo de doença não posso trabalhar por isso gostaria de uma atenção da sua parte.
    Para me orientar como posso começar uma pequena confecção sem muito custo, forma de montar, talvez uma máquina, ou como preferir.
    me ajude. Rozi

    1. Oi, Rozi!
      Eu também não conheço muito dessa parte administrativa. Entre no site do Sebrae (www.sebrae.com.br) e procure por lá pois eles tem profissionais para te orientar e a maioria dos serviços e informações são de graça.
      Aproveite que eles tem cursos à distância (inclusive de como começar uma confecção), orientação on-line e muitos artigos no próprio site.
      Boa sorte!
      Beijinhos!

  5. Olá!!!
    Vc esta de parabéns, mto educada…. o site é uma fofura…td mto legal…da vontade de passar a tarde tda aki lendo…

    Qria uma informação…tentei fzr essa sandalia pela primeira vez…e qd abri a cola araldith quase morri..kkkkkkkkkk…é mto forte…nao teria outra maneira de fzr sem essa cola???
    Beijinhos e desculpa a minha ignorancia + nunca fiz nada de artesanato…to super confusa.

    1. Oi, Flávia!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Oh, não fique confusa! ehehe Infelizmente, amiga, todas as colas para fazer as havainas são sempre muito fedidinhas… quer dizer, são fortes mesmo! Meu conselho é: se vc for muito sensível, como eu, use uma máscara. Sabe aquelas descartáveis, que podem ser encontradas em qualquer farmácia? Chama Máscara para procedimentos. Você vai ver que alivia bastante.
      Beijinhos e, qualquer dúvida, pergunte!
      Boa sorte!

  6. Oi Renata!
    Parabéns pelo site!!! Sucesso!!
    Gostaria de saber como faço para encapar as tiras com tecido para que fiquem bem apertadinhas…..?
    Obrigada!!

    1. Oi, Fernanda!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Pra encapar com tecido, vc tem que fazer um rolinho com o tecido, costurado pelo avesso. Depois, vire e proceda como o processo das fitas.
      Pra encapar as pulseiras, é mais ou menos como eu expliquei no post do Fashion Rio, aquele cachecol de bolas de isopor: faça um rolo de tecido e vá colocando as bolinhas dentro e dando nós entre elas. Faça um laço com o que sobrar do tecido e pronto. Pra encapar pulseiras daquelas de plástico, ainda estou preparando um post. Aguarde!
      Beijinhos!

  7. Oi Renata, td bem???Parabens pelos seus trabalhos, são liinndddooss… Adorei as suas dicas, fiz algumas só para treinar se dar certo, e deu! Quero apenas saber aonde encontro o hipermeabilizante de tecido da 3M (Se é em lojas de tecido, supermercados???).Bjs

    1. Oi, Adjane!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      O spray pode ser encontrado em casas de artesanato ou de bricolagem. Alguns hipermercados e sapateiros tb têm.
      Sucesso e beijinhos pra vc!
      Apareça sempre!

  8. Oi

    Gostei muito do sati, é a premeira pessoa que eu vejo o interesse em ajudar outra; continue assim e Deus continuara te abençoando. Olha gostaria de saber se posso forra a sandalia com couro se sim que cola usar a mesma brascoplast.

    Muito Obrigada

    1. Oi, Jousy!
      Obrigada pela visita, pelo comentário e pelo incentivo!
      Olha amiga, eu não uso e não recomendo couro… Vamos poupar os boizinhos? ehehe Se quiser usar um tecido sintético que imita couro, tudo bem, mas também não é o mais recomendado porque o suor do pé vai estragar o tecido muito rápido. Use um algodão com uma estampa que imita couro, que tal? Aí você une as duas coisas que você gosta!
      Beijinhos e boa sorte!
      Volte pra contar como ficou! ;)

  9. Bom dia! Parabéns por todas as informações e tb pelos produtos. Queria saber que cola uso para aplicar tecido em sandálias havaians. Faço foto e tinha um produtor maravilhoso aqui mas nao to mais conseguindo comprar e nao gosto muito do resultado das resinas. Dai queria imprimir em tecido e depois colá-lo na sandália. C poderia me ajudar. Obrigada e beijos.

    1. Oi, Jesse!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Dá uma olhada no post “Havaianas Estampadas” que acho que é o que vc precisa!
      Beijinhos!

  10. oi , renata adorei o seu trabalho ,como estou desempregada vou tentar fazer umas para vender.
    depois eu te falo se deu certo.
    QUE DEUS SEMPRE TE ABENÇOE POR DIVIDIR OS SEUS CONHECIMENTOS .
    BEIJO OBRIGADO

    1. Oi, Helen!
      Obrigada pela ajuda e pelo comentário!
      Boa sorte e tenho certeza que você terá muito sucesso! Estou torcendo por você!
      Veja também as “Havaianas Estampadas”.
      Volte mesmo pra contar!
      Beijinhos!

  11. oi renata ,td bem?
    eu recebi uma encomenda de uma sadalia de chitão de zebra como eu faço ,para o pano não desfiar ,a pessoa quer como se fosse fita .
    vc pode me ajudar .
    obrigado

    1. Oi, Helen!
      Não entendi direito “como se fosse fita”. Chitão desfia muito, acho melhor vc fazer como as Havaianas Estampadas.
      Espero que dê tudo certo!
      Beijinhos e boa sorte!

  12. oi renata obrigado pela dica,deu td certo.
    gostaria de te fazer outra pergunta
    tem algum modelo que posso fazer sem amarrar na perna ,mais que segure o calcanhar. obrigado

  13. Olá renata!!
    Eu tb faço havaianas customizadas, e to encontrando dificuldades para dar acabamento nas fitas de cetim da alça, sempre um lado fica feio e aparecendo o fim da fita.. me dê uma sugestão de como ficaria melhor! Eu emcapo com um pedaço de fita só, começo de um lado e só paro quando chega do outro lado, vc faz assim ou divide a fita em dois pedaços?

    1. Oi, Flávia!
      Tem que usar um pedaço só pra ficar melhor, né?
      Tente esconder o finalzinho no buraco da tira. Vai ficar bem apertado mas é o melhor jeito! ;)
      Beijinhos e boa sorte!

    2. oieeeee..boa tarde,gostaria que vc me passase o paso a passo do encapamento da sandalia havaianas..por favor me ajude…agradeço muito beijoss..

  14. ola renata gostaria q vc me ajudasse com relaçao a cola, eu uso araldite para os tecidos claros para nao manchar, mas é inviavel o custo, sai muito caro a cola, uso a contato para os escuros pq assim nao mancha, vc tem alguma sugestao de outro tipo de cola que eu poderia esta usando nos tecidos claros que nao manche? obrigado!

    1. Oi, Marcela!
      Algumas pessoas usaram superbonder! Mas dependendo de onde vc encontrar, sai até mais caro. Eu acho que compensa o investimento, já que é uma cola que garante o trabalho bem feitinho!
      Beijinhos e boa sorte!

  15. OLA RENATA.. BOM DIA!! ;…. EU TO COMEÇANDO AGORA CM MINHAS SANDALIA EU GOSTARIA DE SABER O NOME DA COLA QUE POSSO ENCONTRAR PARA COLAR O TECIDO NA SANDALIA.. DESDE JA AGRADEÇO…BJSSS

  16. Olá por favor gostaria de saber qual a cola usada para havaiana com fita,moro em São Paulo e estou tentando fazer uma havaiana,estou com dificuldade sobre a cola,se puder me responder ficarei mto grata!!!

    1. Oi, Gislaine!
      É a cola de contato! Algumas pessoas tb usaram Superbonder e deu certo. Mas a cola de contato é garantida.
      Beijinhos e boa sorte!

  17. Oi RE gostaria d saber com q cola eu colo strass nas havaianas?..sabe ali perto dos dedos dentro do chinelo mesmo vi umas e achei lindo ..obrigada

    1. Oi, Claudia!
      Fica lindo mesmo! Pode usar cola de contato ou cola quente, dependendo do tamanho do strass (maior, contato, menor, cola quente).
      Boa sorte e volte sempre!

    1. Oi, Iracema!
      Não tenho apostilas. Todas as informações que estão no post já são suficiente pra brincar um pouco!
      Beijinhos e boa sorte!

  18. Oi,Claudia vi que voce é uma pessoa talentosa,gostaria de saber se voce sabe fazer aquelas floreszinhas de pano essas que tem enchimento de manta acrilica que estao colocando nos chinelos havainas nos arcos infantis.Se voce souber como faz voce me ensina.Desde ja agradeço e aguardo retorno Bjinhos

    1. Oi, Rosangela!
      Meu nome é Renata! ;)
      Não conheço essas florzinhas porque não conheço muito moda infantil. Dá uma olhada em blogs de moda infantil e tenho certeza que vc vai encontrar.
      Beijinhos e volte sempre!

  19. OI Renata, perfeito o seu trabalho, eu estou tentandoo começar agora a decorar havaianas para vender, pra ver se ajuda a pagar a facul, mas to tendo dificuldade com a cola, pois coloco a cola de sapateiro para colar o tecido e ele fica manchado, e nas correias não to passando cola para colar a fita, vc pode me ajudar com qual trabalhar? Eu li os posts, e vi q vc usa a de contato, posso usar essa para colar tanto o tecido na chinela, qto na correia? E depois que colar o tecido na chinela, preciso passar algo em cima para finalizar? Desde já, muito abrigado, beijããão!

    1. Oi, Néry!
      Use outro tecido, de preferência 100% algodão. Use a cola de contato na correia e na sola.
      O pessoal tá passando impermeabilizante, mas se não quiser, não precisa passar mais nada.
      Beijinhos e boa sorte!

  20. Linda, muito obrigada por me responder. Fiquei muito feliz.
    Vou comprar a cola hj, beijããããão!
    E agora q encontrei seu site, não vou sair daqui, rsrs.

  21. Bom dia Renata!
    Em 1º lugar gostaria de te parabenizar pelas maravilhas que vc faz! de longe da pra ver que faz com muito carinho e tbm pela atenção que vc da as iniciantes!
    Tô querendo começar a fazer as havaianas e pulseiras,sempre gostei mas não tenho muito tempo,vendo seu site me dei um incentivo
    Vou tentar começar e te conto se deu certo
    um grande beijo e mais uma vez parabéns

  22. Olá.!
    Parabéns pelas dicas. Isso ta me ajudando muito.
    Eu posso passa a cola de contato na correia tambem ? Como que eu faço pra não desfiar o pano.

    Agradeço deste já.

    Bjããõõ

    1. Oi, Laura
      Pode passar a cola sim! Se quiser, tb pode dar uns pontinhos com linha de pesca!
      Beijinhos e boa sorte!

    1. Pode até ser, Laura.
      Veja se não é cola instantânea (tipo Super Bonder – algumas meninas até usaram mas não é a mais recomendada). Faça um teste num pedacinho de pano e espere 72 horas.
      Mas acredito que sirva sim!
      Beijinhos!

  23. Olá Renata, parabéns pelo site, e sugestões. Hoje fiz meu primeiro chinelo, estou em fase de testes e acredito que vai dar certo. Passei cetim na havaiana conforme as recomendações e coloquei um aplique em tecido. Assim que secar vou usar para testar, e então fazer para comercializar. Beijos e até mais.

  24. Olá, rsss…esqueci que …tenho uma pergunta: coloquei aplique (flor) em tecido nas tiras da havaiana que forrei com cetim. A cola de aplique demora 72 horas para secar. Você conhece alguma colar para aplique com secagem rápida ? bjssss…

      1. obrigada pela dica, fiz o teste e deu certo. Preciso de outra dica : que cola posso usar para colar aplique de acrícilo no cetim ? usei a cola quente e não deu certo. Vou fazer um outro teste, colar tecido na sola (aqueles emborrachados, meu esposo usa para fazer capas de albúns de casamento), você tem alguma dica sobre esse tecido ? bjssss.

  25. Oxente,
    Que massa!!
    amei
    Já fiz uma ( hoje) (agorinha mesmo)
    Só deu trabalho para colocar as tiras
    Quase fico sem as unhas rsrsrsrs
    Deus te ilumine sempre.
    agora tenho uma terapia ocupacional
    Abraços baianos

  26. OI RENATA ,ESTOU COMEÇANDO NO ARTESANATO E QUE BOM Q ACHEI O SEU SITE.E SUPER INTERESSANTE,EU POSSO USAR TECIDOS EM MALHA E COLAR COM ESSA COLA DE CONTATO SERA QUE DA CERTO? OU SO DA CERTO EM TECIDO DE ALGODAO.AGUARDO SUA RESPOSTA E DESDE JA MUITO OBRIGADO.

  27. olá Renata, td bem ? preciso de uma dica, fiz uma havaiana tecido estampado, ele desfia nas pontas. O que posso passar ? minha cliente devolveu para eu refazer.bjs

  28. Oiié Renata tudo Bom ?
    Amei seu site . Gostaria de saber como faz
    pafa ver seu post ? e como faço para colar o
    teçido na chinela sem desfiar ? Parabéns pelo
    seu trabalho. Bjinho .!

  29. ola,td bem?nao consigo encontrar esta cola de contato brascoplast,tem outra que posso usar e que seja boa e que me de um bom acabamento?
    obrigada

  30. Boa tarde Renata, tudo bem??? Vi no pé de uma menina uma havaiana com fita de cetim e strass na tira tentei fazer e não ficou legal tem como vc me explicar por onde eu começo? se é trançado ou so enrolado? Atenciosamente
    Simone

      1. Ola Renata, obrigada pelo seu carinho e sua atenção… estarei aguardando anciosa a sua explicação.
        Beijokas.
        Simone

  31. Renata, para passar a fita de cetim preciso retirar as tiras da havaianas? E como passo o aviamento pelo buraco do solado onde está a tira, retiro a tira?
    Bjooo
    Obrigada

  32. Oi Renata, olha eu aqui de novo…rsrs…muitas dúvidas!!!
    Então, gostaria de saber se preciso passar a cola de contato na fita de cetim e nas tiras, ou só nas tiras??? E nas tiras é só na parte interna ou na externa também eu uso a cola?
    Obrigada…
    Beijos

    1. Oi, Eliana!

      Passe so nas tiras, senao vc corre o risco de manchar o cetim. E so na parte interna, justamente porque mancha.

      Sempre que tiver duvidas, de uma lidinha nos comentarios. Sao muitos, eu sei, mas tem muitas dicas boas.

      Beijinhos e boa sorte!

  33. Ok….obrigada pelas dicas, está me ajudando muito…vou fazer as havaianas para dar de presente para minhas madrinhas de casamento…pretendo colocar cetim nas tiras, fazer um laço e colocar um broche de cetim no laço…espero q fiquem lindas…
    Li todos os comentários e anotei as dicas que sanavam minhas dúvidas…
    Agradeço pela atenção…vc é ótima!!!
    Bjos

  34. Renata, gostaria de saber um jeito mais fácil de tirar as tiras da havaiana, não consigo de jeito nenhum. Beijooos

  35. oi renata adorei a ideia das havaianas com tecido no solado, gostaria se saber se vc tem o passo a passo. é eu tenho cola de sapateiro posso usa ,gostei muito das com foto como faço elas.

    obrigada é que deus te abençoe sempre.

    1. Mirian, dá uma olhada no post “Havaianas estampadas” que lá tem o passo a passo com cola de sapateiro.
      Beijinhos e boa sorte!

  36. oi renata , muito legal vc ensinar as pessoas
    gostaria de aprender como colocar o mesmo tecido q uso para confecçionar biquinis nas havaianas vc pode me ensinar esse tecido se chama fluyt da santa constancia . obrigada

    1. Juliana, o Fluyt é um tecido sintético, de elastano com poliamida. Não recomedo para colar nas havaianas mas para encapar as tiras fica ótimo! Inclusive para fazer as havaianas de amarrar na perna!
      Beijinhos e boa sorte!

  37. oi renata, como faço pra colar foto no silado da havaiana ,
    sera que da, qual o tipo de papel devo usar pra relevar a foto,
    te agradeço muito desde ja..

  38. Estou a procura de algum blog que tenha trabalho em croche nas tira da sandalia havaiana. Grata por me ajudar.

  39. Oi Renata!
    Gostaria de saber se posso utilizar as sandalias da marca Ipanema, vejo sempre comentarios sobre as havaianas, porém o custo dela é maior, será que ipanema não tem boa aceitação?
    Beijos, obrigada.

  40. OLA RENATA..ADOREI SUAS HAVAIANAS…EU SOU COLECIONADORA DE HAVAIANA…GOSTO MTO..
    ENTAO QUERIA SABER DE COM QUAL COLA POSSO COLAR OS STRASS NAS CORRENTES DAS SANDALIA…
    PARABENS PELO TRABALHO

  41. Olá,por favor vc sabe me dizer se posso colar um tecido de cetim numa bolsinha de couro?Se sim qual cola devo usar??
    Obrigada e parabéns pelo trabalho é muito lindo!!!!

  42. Parabens pelos trabalho e dicas
    Vms ver se alguem pode me ajudar rsrsrsr
    Vi em uma loja um chinelo havaianas em craquele achei linda
    mas ate agora não consegui
    se alguem souber como fazer craquele em chinelos, por favor me mande dicas
    desde ja agradeço atenção
    obrigada

  43. Amei tdo que li aki,tbm faço havaianas custumizadas,mas confesso que tenho dificuldade com colas…ja usei cola de sapateiro e tbm essa brascoplast,e elas mancham os tecidos na parte do solado,ficam amarelados,ja usei cola pano tbm,mas ñ sinto mta confiança,enfim…é um dilema p/ mim as colas.
    A cola pano alem de tdo tem um custo alto e não rende,vc tem alguma outra que seja boa?? que não manche e cole de verdade??
    bjooo

  44. Entrei na pesquisa querendo fzr algo p/ ganha dinheiro,encontrei um valor e tanto!
    Pessoa linda q vc é.
    Estou super animada p/começar a tentar fzr algumas sandálias.
    Obrigada por tanto carinho.
    è incrivel,neste mundo cão encontrar uma pérola como vc.
    Te sinto aqui pertinho.
    BJO!!

  45. Obrigada pela dica de como colar strass nas havaianas, podes ter certeza que és uma pessoa abençoada por Deus.
    Um grande abraço!!!!!!!!

  46. Renata, estou começando a fazer a técnica de decoupage com tecido em Havaianas e gostaria de saber se passando a termolina leitosa no tecido todo fica duro ?
    Ou só passo nas bordas? Depois que cortar ou é melhor marcar antes ?
    Vou vender as peças e quero ter um zelo maior.

    Obg. Bjs

Deixar uma resposta

