Renata Batata

Moda, customização, beleza e bem-estar

Havaianas Estampadas 23/07/2008

A Carolina Beatriz me deixou um comentário muito fofo pedindo uma customização de havaianas. Por isso, estou escrevendo aqui uma “receita” para estampar o fundo, com a ajuda prestimosa da minha sempre querida Revista Manequim e da designer de moda Carol Whately.

Anota aí, Carol!

 

Sandália Havaiana Encapada

 

 

MATERIAL

50 cm de tecido de algodão

tesoura

cola de contato (à venda em lojas de material de construção)

2 botões

 

 

COMO FAZER

Tiras: Retire as tiras da sandália. Corte dois pedaços de tecido no viés, com 5 cm de largura e 20 cm de comprimento, cada um. Costure-os pelo avesso e vire. Vista o tecido em uma das tiras. Repita o procedimento para forrar a outra tira. Cole um botão no meio das tiras para dar acabamento.

 

Base: Passe a cola de contato na base da sandália e no tecido, deixe secar por 15 minutos e cole o tecido sobre ela. Recorte os furos das tiras e em volta do calçado. Recoloque as tiras e corte o excesso de tecido que ficou embaixo.

 

 

About these ads
 

727 Responses to “Havaianas Estampadas”

  1. Ana Diz:

    Olá, fiz esse procedimento na havaiana, mas a cola de sapateiro manchou o tecido, ficou um pouco amarelado. O que será que deu errado??? Desde já obrigada

    • Marinete Diz:

      Olá Ana!
      é simples… antes de passar a cola de contato você precisa dar três (03) demãos de termolina branco em cada lado do tecido que você vai utilizar para forrar a havaiana. Depois de ter dado as três demãos e o tecido seco, você passa a cola de contato.
      Além de não manchar fica fácil a limpeza do mesmo pois pegará menos sujeiras.
      Espero ter ajudado!!!

      • ester Diz:

        oi gostei muito das suas amostras >muito bonito ana suas havaianas todo mundo usa

  2. renatabatata Diz:

    Oi, Ana! Obrigada pela visita! Olha, se o tecido for muito claro ou de fibra sintética, mancha um pouco mesmo. Você disse cola de sapateiro, não sei se é a mesma coisa que “cola de contato”. Pelo que eu saiba, não é. Outra coisa: não pode colocar o tecido imediatamente em cima, tem que esperar uns 15 minutos. Parece estranho, mas tem que esperar mesmo, senão não dá certo.
    Escolha um tecido 100% algodão (conhece chitão? é uma ótima opção) e espere mais um pouquinho para colar o tecido.
    Escreva contando sua nova experiência!
    Boa sorte!

    • VALERIA S VELOSA Diz:

      EU Ñ SABIA MAS AGORA GRAÇA A DEUS.EU SEI.OBRIGADO A TODOS FIQUE COM DEUS,NUMCA DESISTA DO SEU SONHO

    • Marinete Diz:

      Oi Renata,
      cola de contato e sapateiro são iguais.
      Eu faço chinelos customizados com tecidos e com guardanapos de papel.
      qdo utilizo tecido uso termolina, sendo que antes dou três demãos de termolina leitosa branco, deixo secar e após passo cola de contaato no tecido e na havaiana deixo descançar por 10 a 15 minutos e junto os dois colando.
      Não utilizo apenas tecido de algodão sou pra frente utilizo qualquer tecido inclusive o temido cetim. Faça o teste fica lindo.
      Boa sorte!

      • Fátima Diz:

        Oi Marinete, tentei decoupagem com papel e os chinelos ficaram lindos, mas o chinelo parece que “cola” ao pé. Voce também tem esse resultado?
        Obrigada, Fátima

      • Sandra Bairros Diz:

        Olá Marinete,
        Eu faço havainas customizadas com guardanapo, mas ando doida pra fazer com cetim branco, já vi que a maioria usa cola de sapateiro e que é pra passar 3 demãos de termolina branca, você já tentou assim? deu certo? e as laterais não vão desfiar? se puder me ajudar agradeço, moro em Portugal e aqui não consigo ninguém que me ajude.Bjs e obrigada.

      • Jéssica Oliveira Diz:

        Olá Marinete, eu faço havaianas a pouco tempo, até agora fiz apenas solados de guardanapo e as tiras decoradas, sou louca pra fazer solado com cetim, vc usa o mesmo procedimento do chitão? tipo…termolina e cola de contato? desde já Obrigado.

        PS. Renata sua pag esta me ajudando muito! Obrigado flor!

      • Marinete,
        qual cola usa nos guardanapos?
        Um abraço,

    • REGINA Diz:

      Olá meninas, cola de contato e cola de sapateiro é a mesma coisa. Chamam cola de contato porque depois de passar nas 2 partes a serem coladas e passados uns 10 minutinhos, que é o tempo de secagem, ela ainda não estará seca definitivamente, permitindo ainda contato para unir as partes. Escolham a cola que indique no rótulo que não contém “TOLUOL”, isso quer dizer que não tem aquele cheiro forte. Espero ter ajudado. Ah, quando usada corretamente ela não mancha. Bjssss

  3. Ana Diz:

    Oi Renata, obrigada por responder!! Falei cola de sapateiro pois é o costume, na lata também está escrito: cola de contato. Fiz 1 de chita hoje, realmente não mancha não. Mas estou querendo colar um tecido claro estampado. Assim que fizer te escrevo. Muito obrigada pelas sugestões e esclarecimentos!

  4. giulliana Diz:

    Nossa Renata estou muito curiosa sobre essas havaianas..
    vou tentar montar uma..quando terminar posto aqui
    otima ideia..
    beeijo

    • CLEOVANIA ELIETEDA SILVA Diz:

      OI ME CHAMO CLEOVANIA E GOSTARIA DE RECBER POR EMAIL SA FOTOS DAS SUAS CHINELOS ESTOU MUITO CIRIOSA PARA VEAS

  5. renatabatata Diz:

    OI, Guilliana! Poste sim, por favor!
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Beijos!

  6. janis da silva Diz:

    OLA , GOSTARIA MUITO DE SABER SE EXISTE UM JEITO MAIS PRATICO DE RETIRAR E COLOCAR AS CORREAS DAS SANDALIAS, POIS ENCONTRO MUITA DIFICULDADES EM COLOCA-LAS , ACABO SEMPRE MACHACANDO MEUS DEDOS , DESDE JA AGRADEÇO .BEIJOS

    • Doris Diz:

      Bom dia adorei seu site, para contribuir, para retirar as tiras o melhor é utilizar um alicate de bico, escolha um modelo que lhe proporcione uma boa empunhadura as vezes o utilizados para bijouteria são muito pequenos e lhe dão menos firmeza.

      Para recolocá-los conheço duas técnicas, utilize um lubrificante nas bolinhas, pode ser por exemplo um pouco de detergente , ele vai fazer a bolinha da tira ficar mais escorregadia, a outra é aquecer “somente” as bolinhas da tiras em água quente elas vão ficar mais flexíveis.

      Espero ter contribuí-do, um abração a todos e feliz 2010.
      Doris Designer

    • tati Diz:

      passa creme hidratante na argola e puxe com um alicate de bico.

      • ana Diz:

        para retirar as tiras da sandália com facilidade use gel para cabelo elas saem com muinta facilidade. e para recoloca-las passe o gel novamente.

    • Oi amiga ! Também pode utilizar vaselina. Independente do que escolher hidratante, gel, detergente, shampoo, lambuze bem as bolinas e o furo também e use um alicate de bico. Podes crer…ajuda e muuito. Eu já machuquei muuuito meus dedos até ceder ao alicate e a vaselina…beijos e boa sorte !!

  7. renatabatata Diz:

    Oi, Janis! Obrigada pela visita! Você tem que usar alguma coisa para empurrar. Pode ser uma chave de fenda, um alicate sem ponta, alguma coisa firme e fácil de segurar. O melhor jeito é sempre empurrando e nunca puxando, já que pode rasgar. Outra coisa: deixe sempre as sandálias apoiadas, na mesa ou no chão, para ter mais firmeza.
    Espero ter ajudado! Boa sorte!
    Beijinhos!

  8. Polyana Diz:

    Olá querida! Estou super interessada em fazer uma sandália dessas para começar meu negócio, espero que sua dica me ajude muito. Assim que conseguir confeccionar te mando a foto ok?

  9. renatabatata Diz:

    Oi, Polyana! Também espero que ajude! Boa sorte no seu negócio, mesmo!!! Vou esperar a foto!
    Beijinhos!

  10. Renata Reis Diz:

    Oi chará, muito lindo teus trabalhos, está de parabéns.
    Estou escrevendo p/ pedir tua ajuda, gostaria de saber a marca da cola que vc usa, usei araldite hobby e manchou o tecido, comprei a brascoplast da araldite, mas não usei ainda estou c/ medo de descolar.
    Por favor me ajude.

    • Daniela Diz:

      olá Renata pode usar essa cola que comprou brascoplast da super certo só tem que passar termolina no tecido antes e esperar secar por completo eu deixo de um dia para outro ai sim passa a cola no chinelo e espera um tempinho antes de colocar o tecido, ai é sou colocar o tecido e deixar secar 72horas, não descola. estou ganhando dinheiro com isso, espero ter ajudado

  11. renatabatata Diz:

    Oi, Re!! Obrigada pela visita e pelo comentário! A Brascoplast é mesmo a mais indicada. Cuidado com o tipo de tecido que você está usando. Eu sempre recomendo um tecido que seja 100% algodão (como chitão ou brim), que não corre o risco de manchar. Quanto a descolar, não descola não!!
    Boa sorte! Volte pra contar se deu certo, tá?
    Beijinhos!

  12. ana paula Diz:

    Olá Rê, boa tarde ! Como faço para colar cetim nas correias ? Uso a mesma cola?
    obrigada
    Paula

  13. renatabatata Diz:

    Oi, Ana! Obrigada pela visita! Hum… Correias são as tiras, né? Se eu fosse você, faria assim: pregue com um pontinho de costura atrás (bem firme, com linha de pesponto da cor do cetim) e vá enrolando o cetim na tira, cobrindo toda a extensão, bem apertada. Quando acabar de enrolar, dê outro ponto. Use uma tira de cetim fininha, não precisa ser dupla face. Acho que assim fica mais bonito e mais certinho. Você também pode fazer um rolinho, como explica a receita.
    Acho que a cola de sapateiro vai manchar o cetim. Por isso recomendo a costura. Arranje uma agulha forte e não se esqueça do dedal!
    Volte sempre!
    Beijinhos!

  14. KENNYA Diz:

    GOSTARIA DE SABER SE NAO TEM OUTRA COLA QUE USE P CUSTOMIZACAO COM FITA, POIS USEI A COLA DE CONTATO MAIS COM TEMPO ELA SOLTA

    • nana ferreira Diz:

      SOLTA MESMO, EU ESPEREI O TEMPO CERTO, VENDI, E MINHA CLIENTE FOI TOMAR BANHO COM ELA, E DESCOLOU TODA A FITA, FICOU PARECENDO CHICLETE DERRETIDO.AGORA COSTURO TUDO COM A LINHA 30 DE NYLON

  15. renatabatata Diz:

    Olá, Kennya! A cola de contato só funciona se a gente esperar o tempo certo para colar. Eu só conheço essa mesmo para sapatos.
    Boa sorte!

  16. DANIELLE Diz:

    Adorei a ideia das havaianas, mas será necessario passar algum produto para a impermeabilização do tecido.???

  17. renatabatata Diz:

    Oi, Danielle! Obrigada pela visita!
    Então, se você quiser, pode passar aquele spray impermeabilizante da 3M. Mas pode usar o tecido direto, pois se molhar ele seca fácil e se quiser você pode lavá-lo com uma escovinha delicada. Para poder lavar, tem que ser um tecido firme (brim é legal, chitão também) e eu sempre recomendo que seja 100% algodão para o pé não suar muito.
    Beijinhos!

  18. sonia lucia bruno ramalho Diz:

    ola querida, eu na realidade gostaria de aprender a fazer passo a passo as sandalias enfeitadas com margaridas colo, ridas feitas de misangas se vc puder me ajudar com gravuras ficarei muito grata. abraços

  19. renatabatata Diz:

    Olá, Sonia!! Obrigada pela visita!
    Ui, perdão, amiga, mas eu ainda não fiz nenhuma de miçangas! Quer dizer, fiz, mas não deu certo, então ainda estou à procura de um método melhor.
    Quando conseguir fazer ou encontrar um lugar que me conte como, eu posto aqui.
    Volte sempre!
    Beijinhos!

  20. Kennya Karine Diz:

    OI mulher eu de novo aqui,queria saber se e melhor fazer um pontinho ou colar com a cola de contato p encapar as tiras das sandalias com as fitas de cetim e no caso tem q ser com a fita fininha tambem,nao pode ser maior….beijao..

  21. renatabatata Diz:

    Oi, Kennya! Bem vinda de volta!
    Eu faria um pontinho no começo e também pingaria um pouquinho de cola! Sou meio exagerada mas também sou prevenida, né?
    Quanto à largura da tira, pode ser um pouco mais grossa mas o efeito fica mais bonito na mais fininha, que preenche todos os espaços e não fica com as bordas “arrepiadas”.
    Boa sorte! Volte sempre!
    Beijinhos!

  22. Vanessa Diz:

    Oi Renata!!
    Estou tentando enrrolar as tiras da sandália com uma fita de cetim q tem 11 milimetros de largura, mas ela sempre fica “fofando”, não fica justinha de jeito nenhum, por mais que eu aperte =|
    Como posso fazer pra que o cetim fique justinho a tira?

    Obs: Já tentei com a fita um pouquiiiinhooo mais grossa tb e não consegui!

    beijãO

  23. renatabatata Diz:

    Oi, Vanessa! Obrigada pela visita!
    Tente fazer assim: a cada enrolada, pingue um pouquinho de cola. Segure um pouco e enrole mais uma volta. A fita de cetim é bem complicada mesmo porque é feita de material sintético mas acaba dando certo depois de muita perseverança!
    Ainda acho melhor fazer um rolinho de cetim e passar a tira por dentro, como diz a receita… Dá menos trabalho, se você for ver. Não é o mesmo efeito mas se você não está conseguindo enrolar, então pode ser uma alternativa.
    Boa sorte! Volte sempre!
    Beijinhos!

  24. kessyla Diz:

    Quero saber como faço p encapar as tiras da sandalias com varias cores de fitas,como faço para cola uma na outra pois usei a cola de contato e acho que nao fica muito seguro nao,beijao…

  25. renatabatata Diz:

    Oi, Kessyla! Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Dá uma lida nos comentários em cima pra saber o “como”. Depois, é só ir trocando a fita, costurando a ponta de uma na outra, deixando a costura para baixo. Outra alternativa é comprar uma fita multicolorida.
    Beijinhos!

  26. Oi Renata, tudo bem? Que legal que você (e vocês todas que comentaram) gostaram da sandália! =D
    Tenho umas dicas: a cola de contato tem que passar super pouco, uma camada bem bem fina, e o tecido é melhor colar antes na sandália e cortar depois de colado. Já fui pra praia com a minha, e não descola MESMO!! Agora sobre a fita de cetim na tirinha da sandália, eu não recomendo, pq a fita de cetim solta tinta – muita tinta – e não é legal ficar com o pé rosa choque na praia (como eu fiquei… hehehe)
    Nos furos, não precisa recortar certinho o buraquinho, é só fazer um pique em X com a tesoura, que a tira da sandália se encarrega de empurrar o restante de tecido pra dentro do buraco e já dá um acabamento bacana.
    O que fica muito legal também é colocar mais botôes pela tira, ou outros apliques, mas recomendo que, além de colar, se costure – pode ser até com linha de pesca, pra ficar invisível – que daí fica mais seguro.

    Muito legal o seu blog! (ah, e acho que me empolguei um pouco demais, rs, deixei quilômetros escritos!)

  27. renatabatata Diz:

    Oi, Carol!! Seja muito bem-vinda!!
    Que bom que você gostou das nossas xeretices! E valeu muito pelas novas dicas, tenho certeza que serão super úteis para todas, principalmente por causa do cetim!
    Eu só fiz um lacinho de cetim na minha (aliás, o que me lembra de postar fotos) por isso não tive o pé “colorizado”!
    Pode escrever quanto quiser! Gostamos de toneladas de informações! Especializadas, então, melhor ainda!
    Volte sempre, estaremos esperando!
    Beijinhos!

    PESSOAL ANOTEM AÍ O SITE DA CAROL: http://carolws.blogspot.com/

  28. luziene Diz:

    OLá, lindo trabalho gostaria de aprender com fitas de cetimse pode ajuda agradecer, bjs.

  29. renatabatata Diz:

    Oi, Luziene! Obrigada pela visita!
    Dá uma olhada nos comentários acima que a gente falou bastante sobre fitas de cetim!
    Volte sempre!
    Beijinhos!

  30. kennya karine Diz:

    Oi Renata queria pedir obrigado por todas as dicas ,ja consegui fazer as havaianas e ja estou ganhando uma grana extra com isso ,graças as suas dicas e das minhas amigas que lhe visita,queria dar uma dica p voces tb as minhas sandalias com fita de cetim ficou bem firme com cola de artesanato pode ate molhar que nao solta de jeito nenhum e nas pontas dou um pontinho com a linha de pesponto,valeu,beijao

  31. renatabatata Diz:

    Oi, Kennya! Que boa notícia, parabéns! Fico muito feliz!
    E obrigada pela novas dicas com cetim!
    Volte sempre e escreva contando seu sucesso!
    Beijinhos!

  32. KENNYA Diz:

    oi Renata queria tirar mais uma duvida em relação a esse tecido que a gente coloca na palmilha do chinelo pode levar agua depois,e coloca impermeabilizante antes de colar ou depois posso usar a termolina pura?

  33. renatabatata Diz:

    Oi, Kennya!
    Então, tecido 100% algodão eu fico sossegada, mesmo sem ser impermeabilizado. Agora, já existem no mercado tecidos prontos impermeabilizados. São um pouco mais caros mas ficam bonitos e são bem práticos.
    Eu não passei impermeabilizante mas acho que você pode passar depois de colar. Faça um teste com um pedacinho do pano.
    Boa sorte!
    Beijinhos!

  34. Camila Diz:

    Boa tarde,
    Fiz um havaianas com essa técnica, só em vez de colar com cola de contato usei a multcolage textil, ficou ótima e impermevel.

    Bjs a todas.

  35. renatabatata Diz:

    Oi, Camila! Obrigada pela dica!
    Beijinhos!

  36. Brenda Carolina Diz:

    olá,adorei as dicas, muito 10………….gostaria de saber se pode usar outro tipo de tecido?Pode ser a cola de araldite para a colagem do tecido?porque eu colei com cola de sapateiro e esta soltando as beiradas…… fiz uma sandália mais achei que precisava de algo para protege-lá,existe algum tipo de impermeabilizante que possa ser utilizado?e na lavagem,como pode ser lavada a sandália customizada?as beiradas do tecido não ficaram legais,como eu procedo com as beiradas?
    Obrigada.espero respostas

  37. renatabatata Diz:

    Oi, Brenda! Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Acho que todas as suas dúvidas estão respondidas nos comentários! Dá uma lida!
    Só uma coisa: acho que araldite não serve não e quanto às beiradas, finalize com cola mesmo, até a bordinha, e corte os fiapos.
    Beijinhos! Volte sempre!

  38. Brenda Carolina Diz:

    Obrigada por responder………Adorei seu blog,ele já está salvo nos meus favoritos……Qual é o nome desse spray?Posso passar o spray impermeabilizante (que indicaram num dos comentários) em cima do tecido logo que foi colado?ou é melhor esperar secar bem,ai então,passar o spray?Desculpa se estou atrapalhando,mas você foi a única que me respondeu ……..Valeu pela atenção….Você é demais…….Beijokas

  39. renatabatata Diz:

    Oi, Brenda! Que bom que você me colocou nos favoritos! :)
    Não tá atrapalhando não!!! É sempre legal explicar pra quem quer saber. Curiosidade é sinal de inteligência!
    Olha, pra passar o spray tem que esperar 72 horas depois de colado. O nome do spray é só isso mesmo: spray impermeabilizante, da marca 3M (eu pelo menos, conheço assim, ehehehe)
    Boa sorte! E volte pra contar se deu certo!!
    Beijinhos!

  40. Cristina Diz:

    Renata

    As minhas dificuldades na elaboração destes chinelos são:
    -A colagem não esta perfeita apesar de usar a cola correta e como tecido o tricoline.
    -Colo o tecido maior que o chinelo. Após colagem efetuo o corte no molde do chinelo. Porém o tecido está esgarçando e desfiando durante o corte do tecido. Como resolver?

    Obrigada

    Cristina

    • Eliane Diz:

      Renate, eu colei o tecido com adesivo squizz da gliter, depois hipermeabilizei com ela também ficou ótimo. Eu faço o seguinte, colo o tecido maior que o chinelo e depois de colado venho recortando com um estilete bem rente ao chinelo, depois hipermeabilizo.

  41. renatabatata Diz:

    Oi, Cristina! Obrigada pela visita!
    Vamos por partes: veja se você está esperando o tempo certinho da cola. Tricoline é um tecido fininho, tente usar um outro um pouco mais encorpado.
    Quanto a base, antes de colar, corte usando um molde de papel ou traçando o desenho da base da sandália no tecido com giz de costura. Não deixe pra cortar depois porque fica difícil mesmo e como é um tecido 100% algodão, a tendência é desfiar.
    Volte pra contar se deu certo!
    Beijinhos!

  42. Fernanda Diz:

    Oi Renata…tudo bem? Nossa, tô começando agora a fazer chinelos e as suas dicas tem me ajudado muuuuuito!!!
    Queria tirar algumas duvidas com você…:
    Estou encontrando muita dificuldade para recolocar as correias dos chinelos…tem alguma dica especial?
    Colei o tecido com cola de contato, tecido de algodão, mais mesmo assim não ficou firme, é como se o tecido “deslizasse” qdo ando com o chinelo, ele sai do lugar…e as beradinhas ficam desfiando…o que faço???
    E qto a lavagem…posso lavar sem hipermeabiliza-la? O tecido q uso é algodão!
    Me ajuda por favor, jah tenho encomendas e não gostaria de deixar as minhas primeiras clientes na mão!

    Muito…muito…muitooooo obrigada e beijinhos!

  43. Fernanda Diz:

    Ai desculpe, falei muito ainda esqueci de uma coisinha: tenho que passar a cola no tecido tb? Não tem risco te manchá-lo?

    Bjs

  44. renatabatata Diz:

    Oi, Fernanda! Obrigada pela visita e pelos comentários!
    Vamos lá: recolocar as correias é na “força bruta” mesmo! ehehe Eu acho que empurrando com uma chave de fenda, apoiando a sandália no chão, fica mais fácil.
    Quanto ao tecido deslizar, acho que talvez você deva esperar um pouco mais a cola secar (uns 2 dias) e lembre-se que tem que esperar pra colar o tecido na base, depois de espalhar a cola (está escrito na embalagem, uns 7 minutos mais ou menos). Parece que realmente o problema é cola que ainda não secou.
    Tecidos desfiando podem ser solucionados se você passar um pouquinho de cola de tecido depois de cortar. Corte o tecido no tamanho certo ANTES de colar, arremate as bordas com um pouquinho de cola para tecido (um pouquinho mesmo, senão a pessoa pode pisar em bolotinhas de cola) e depois cole.
    Pode lavar sem impermeabilizar, mas só se tiver acontecido um acidente! Não precisa lavar muito, é uma sandália que fica marcada com o tempo, como as havainas comuns. E algodão é mesmo o melhor tecido.
    Tem que passar cola no tecido também! No tecido e na base, esperar uns 7 minutinhos e depois juntar os dois.
    Espero ter ajudado! Volte pra contar se deu certo!
    Boa sorte!
    Beijinhos!

  45. Fernanda Diz:

    Renata…muito obrigada por responder tão rápido! Vou aproveitar cada dica!
    Vc aplica cola até nos tecidos claros?
    Não mancha?

    Bjs

  46. renatabatata Diz:

    Oi, Fernanda! De nada! :)
    Não apliquei em tecidos muito claros, mas muitas meninas já disseram que tecido claro 100% algodão não manchou não…
    Beijinhos!

  47. Fernanda Diz:

    Renata, mais uma vez obrigada pela atenção, qdo vc tiver um tempinho, dá uma olhada no meu trabalho no http://www.elo7.com.br/pimentinha.

    Obrigada e Bjs

  48. renatabatata Diz:

    Oi, Fernanda!
    Eu fui lá ver e adorei! Parabéns pela sua criatividade!
    Sucesso!
    Beijinhos!

  49. Rosana Diz:

    Oi Renata,
    Amei ter encontrato seu blog, pois estou pensando em iniciar com essa arte de customizar havainas, mais ainda tenho uma dúvida sobre a cola. vc poderia me dizer qual a marca da cola que devo comprar?
    beijos

  50. renatabatata Diz:

    Oi, Rosana!
    A Brascoplast, da Araldite, foi a mais recomendada e a mais usada por todas que escreveram aqui.
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Volte sempre!
    Beijinhos!

  51. Tathi Diz:

    Olá, gostaria de saber como facço para impermeabiliza -las. Pode ser com cola branca e água? Obridaga

  52. renatabatata Diz:

    Oi, Tathi!
    Dá uma olhada nos comentários acima que a gente falou bastante sobre isso!
    Obrigada pela visita!
    Beijinhos!

  53. Graziela Diz:

    OLÁ, TUDO BEM?
    ADOREI AS DICAS, TAMBÉM ESTOU COMEÇANDO AGORA A FAZER CHINELOS..HEHEHE….
    COMEÇEI FAZENDO COM FITA DE CETIM, FIZ UM MAS CONFORME FUI USANDO SOLTOU TODA A FITA.
    GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA QUE ELA NAO SOLTE, PRECISA TIRAR AS CORREIAS???
    VI ALGUMAS DICAS QUE SERIA INTERESSANTE DAR UNS PONTINHOS, E IR COLANDO A CADA VOLTA , TO COLANDO COM COLA DE COSTURA, QUE COLA APLIQUES E OUTRAS COISAS, É UMA COLA BRANCA…

    ME AJUDE…

    OBRIGADA E PARABÉNS PELO SITE…

    BJS
    GRA

  54. Graziela Diz:

    EU DE NOVO HHEHEHE…
    TB QUERIA SABER SE VC SABE FAZER AQUELAS CHINELAS HAVAIANAS QUE SOBRE A FITA NA PARTE, PASSA NAS TIRAS E SOBRE NAS PARTES…
    BRIGADINHA
    BJS
    GRA

  55. renatabatata Diz:

    Oi, Graziela! Obrigada pela visita!
    Olha, tem que usar cola quente ou a cola de contato, senão solta mesmo. E precisa tirar as correrias pra fazer. Vou postar essa semana uma outra receitinha de havainas com tiras cobertas. Fique atenta essa semana! Você vai gostar…
    Quanto às tiras compridas, dá uma olhada aqui:
    http://renatabatata.wordpress.com/2008/10/14/omaguas-uma-praca-com-arte-e-muitas-historias/
    O Hilton faz havaianas assim. Pode entrar em contato com ele.
    Beijinhos!

  56. Graziela Diz:

    BRIGADA PELA AJUDA…
    TAMBÉM MANDEI UM EMAIL PRO HILTON…VAMOS VER…
    E ESTOU ESPERANDO VC POSTAR A OUTRA RECEITA..
    BJAO
    GRA

  57. Graziela Diz:

    OI RE TD BEM???
    ONTEM FIZ UMA CHINELA DE FITA FICOU OTIMA, MAS SO NA FRENTE QUE NAO CONSIGO DEIXAR A FITA CERTINHA, SABE BEM NO MEIO ENTRE AS DUAS CORREIAS, FICA APARECENDO UM PEDAÇO DA HAVAIANA, O QUE ME SUGERE??

    OBRIGADA
    BJS
    GRA

  58. renatabatata Diz:

    Oi, Grazi!
    Você viu o post de hoje?? É sobre havaianas encapadas!
    Sugiro que você coloque um enfeite ali, porque fica mesmo um pedacinho. Coloque um botão, uma florzinha de crochê ou de miçangas… Enfim, invente um detalhe charmoso!
    Beijinhos!

  59. Eliane Rossi Diz:

    Oi Renata! Fiquei super animada quando vi as havaianas customizadas. Gostaria de fazê-las com lycra colorida. É possível? Qual seria a cola utilizada?
    Aguardo suas dicas.
    Abraço
    Eliane

  60. renatabatata Diz:

    Oi, Eliane!! Obrigada pela visita!
    Então, acho que lycra não vai dar muito certo… O melhor é um tecido plano, que não tenha fibra sintética, como o algodão, chita ou brim, por exemplo.
    A lycra teria que ficar bem esticada, a cola de contato não ia pegar, enfim, tenho quase certeza que não dará certo.
    Tem estampas lindas no algodão! Tente fazer uma com algodão que você vai gostar!
    Beijinhos!
    Volte sempre!

  61. Wayd Diz:

    Olá Renata, gostaria de te parabenizar pelo site e pela paciência de tirar todas essas dúvidas. rsrsrs
    Tambem faço havaianas, so que coberta com fita de cetim e pingentes, há algum tempo já havia visto modelo só não sabia qual material usar.

    Gostaria de tirar algumas dúvidas: Vi em outro site uma pessoa que usa cola de sapateiro e termolina leitosa, voce ja usou esse material? E quanto ao acabemento, existe outro modo de impermeabiliazar? pois vi que esse produto da 3M e um pouco caro, e me preocupo muito com o acabamento, tenho receio de fazer para vender e o tecido se soltar.

    Quanto a forma de cobrir com fita , gostaria de deixar uma dica, nas minhas sandalias uso fita de cetim numero 2 , e nao uso cola nem custuro, apenas amarro firme e enrolo com pouco espaço entre elas, uso apenas cola quente para o acabamento, e nunca se soltou, uso a minha em varias ocasioes e ja vendi dezenas e nunca se soltou, apenas e preciso ter cuidado no acabamento.

    Obrigada pela sua atençao e parabéns pelo belo trabalho.

  62. renatabatata Diz:

    Oi, Wayd! Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Então, vamos lá: cola de sapateiro é a melhor mesmo e é garantida que não solta. O produto da 3M é um pouco caro mesmo mas funciona muito bem. Temos que saber onde economizar pro “barato não sair caro”, né?
    Você pode, e deve, embutir seus custos de produção no seu trabalho. Se você primou pela qualidade, a pessoa que comprar seu produto tem que saber disso! E aí que você também garante uma freguesia fiel admiradora do seu trabalho.
    Beijinhos e volte sempre!
    Ah, obrigada pela dica também!

  63. ALINE Diz:

    OIII NOSSA QUE BOM SABER Q EXISTEM PESSOAS COMO VC, QUE DIVIDE CONOSCO OS CONHECIMENTOS.
    Gostaria de saber sobre o acabamento, já houve uma pergunta igual a minha mais eu gostaria de mais detalhes. Tenho muita dificuldade no meio de uma alça e outra do chinelo… não existe uma outra opção sem ser a de colar algo em cima não?
    Grata,

    Aline

  64. Wayd Diz:

    Realmente Renata, temos que valiar a questão custo benefício.Vou fazer uma sandália para testar e te conto o resultado. Estarei entrando aqui para ” trocarmos figurinhas” sobre as sandálias.
    Obrigada mais uma vez pela sua atenção.
    Bjussssss

  65. renatabatata Diz:

    Oi, Aline!
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Então, pode deixar um pedacinho mesmo… Porque se você enrolar muito a fita nesse lugar, ficará desconfortável pois afastará muito os seus dedos. Pode ficar tranquila que enquanto você está usando a sandália, nem se nota o “pedacinho” desencapado!
    Beijinhos!
    Volte sempre!

  66. renatabatata Diz:

    Oi, Wayd!
    Volte sim!
    Beijinhos!

  67. Graziela Diz:

    OI RE TD BEM??
    COMECEI FAZER A HAVAIANA ESTAMPADA, JA COLEI O TECIDO NA BASE, MAS JA CORTEI , SERÁ QUE AINDA RESOLVE SE EU COLOCAR A COLA DE TECIDO NAS BERADAS??
    OU SE EU QUEIMAR AS PONTAS PRA NAO DESFIAR , O QUE VC SUGERE???
    OBRIGADA
    BJS
    GRA

  68. renatabatata Diz:

    Oi, Grazi!
    Pode fazer as duas coisas, mas tome cuidado em ambas porque a cola pode fazer bolinhas e fogo é sempre um pouco perigoso, né? Queimou, queimou! E só funciona em tecidos sintéticos, tá?
    Beijinhos!

  69. renatabatata Diz:

    Oi, Grazi!
    Pode fazer as duas coisas, mas tome cuidado em ambas porque a cola pode fazer bolinhas e fogo é sempre um pouco perigoso, né? Queimou, queimou! E só funciona em tecidos sintéticos, tá?
    Beijinhos!

  70. taty Diz:

    Affffffffffff………Adorei irei fazer essa lindas havaianas………
    parabéns,…….

  71. renatabatata Diz:

    Oi, Taty!
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Boa sorte com suas havaianas! Volte pra contar o resultado!
    Beijinhos!

  72. Maria José Diz:

    Olá Renata tudo bem? Li todos os comentários e achei mto interessante.. Estou pensando alto.. começar a vender aqui pela vizinhança e em seguida exportar..
    Li q vc ainda não testou com missangas.. vc vai postar algo com missangas? Achei bem interessante com tecidos..
    Bjs
    Parabéns pelas dicas e pelo blog..

  73. Alexandra Evangelista Diz:

    Oiee Renata,

    Estava doidinha na internet tentando achar um jeito para entender como eu poderia fazer haviana um pedaço com fitinha de cetim e um pedaço com fitinha do bofim, Como eu faço? Como eu finalizo um pedaço e cetim e começo com a fitinha e assim por diante. Uso linha e agulha, ou somente essa cola de contato, que eu nem sabia que era essa…risos!!! Mas quero tanto fazer, acho tão linda!!! Ficarei agradecida. Beijocas. Alê

  74. Alexandra Evangelista Diz:

    Ahhh
    Eu amei sua pagina, e é ótimo saber que existe pessoas amigas como você. Que divide os conhecimentos!!! Parabéns que Deus te ilumine..Bjs

    Alê

  75. renatabatata Diz:

    Oi, Alexandra!
    Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
    Então, é só costurar uma na outra!! Mas porque você não faz só com as tirinhas do Bonfim? Acho que ia ficar bem legal.
    Costure fitinhas até achar que o tamanho dá e depois cole na sandália como na receita das “Havaianas Encapadas” (procure na busca do menu ao lado).
    Vai ficar bem legal!
    Beijinhos! Volte pra contar se deu certo, tá?

  76. katia Diz:

    Olá

    Vi seu site e gostei muito. Gostaria de perguntar se vc. tem alguma dica de como exponho meus chinelos numa feira de artesanato, de uma maneira que fique bem atraente p/ os compradores.
    Obrigada, Um beijão!

    Katia.

  77. renatabatata Diz:

    Oi, Kátia!
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Os chinelos falam por si! Se vc tem pouco espaço, preencha-o totalmente com suas sandálias, deixe tudo bem colorido.
    Veja no post da Praça dos Omaguás (procure na busca) como o Hilton fez.
    Beijinhos! Volte sempre!

  78. Rafaela loureiro Diz:

    oi renata, tudo bem? meu nome é rafaela e gostaria de saber como faz havaianas com nomes e fotos! bjs

  79. renatabatata Diz:

    Oi, Rafaela! Tudo bem!
    Então, amiga, essas havainas com nome, foto, dedicatórias, muito usadas como lembranças (até em casamentos!) são feitas numa máquina especial de estamparia.
    Não conheço quem vende a máquina mas sei de alguns lugares aqui em São Paulo que fazem esse serviço. Não custa caro. Quanto mais pares você fizer, maior o desconto.
    Beijinhos! Volte sempre!

  80. carla Diz:

    Poxa! Parabéns!Quanta gente criativa!Estou aqui,quase saindo prá comprar os materiais e ver se consigo fazer uma também!Gente,olhem meu bloguinho também com alguns artesanatos de Natal..adoraria ver as árvores de natal de voces,e, enviem as fotos porque penso em realizar um concurso da árvore mais criativa e original…vai ter premiaçao.
    Um beijo colorido prá voce…e,mais uma vez, obrigada por compartilhar as dicas de suas havaianas conosco.
    Até!
    Carla.

  81. renatabatata Diz:

    Oi, Carla!
    Compre os materiais e se divirta fazendo! Faz um bem pra alma…
    Obrigada pela visita e pelo comentário! Volte sempre!!
    Beijinhos!

  82. Carol Diz:

    Olá!
    Bem, parabéns por este espaço tão bem aproveitado.
    Há três semanas me interessei por este trabalho- o de customizar chinelos -. Vi uma breve apresentação na tv. Me interessei, achei lindo, meio fácil de fazer, legal para trabalhar a criatividade e ganhar uma graninha.
    Por conta do curso que faço semanalmente não posso trabalhar a não ser de forma autonôma, por isso juntei o útil ao agradável e decidi que quero fazer parte desta “thurma” que customiza chinelinhos lindos e caprichosos.
    Faz duas semanas que descubri este blog, que por sinal ajuda muito não só a quem deseja entrar neste ramo sem mesmo saber fazer, como também ajuda a trocar informações e idéias para aqueles que já desenvolveram algum trabalho.
    Descuberto este espaço, li todas as mensagens aqui para poder aproveitar as dicas e comprar os materiais nescessários.
    Pois, bem, os comprei. E agora me surgiu uma dúvida, cuja me leva a pedir a sua ajuda.
    Aqui vou eu…. rsrs
    Antes de colar o tecido de algodão eu preciso dar um pequeno corte em formato de X para que as tiras entrem.
    Eu comprei um pedaço de um tecido 100% algodão….achei ele meio fininho- me custou barato. E fiz um teste sem colar no chinelo. Cortei em x , e tentei colocar as tiras para ver como ficava , e tipo, ficou um “buracão”, meu medo agora é cortar em x um buraquinho, colar o pano no chinelo e na hora de colocar as tiras, o buraquinho ficar um buracão ou ficar desfiando…. Entende!? Acho que não estou muito boa para explicar…… Mas eu tentei…. Acho que o problema está na qualidade do tecido. Estou pensando em comprar um que seja melhor.
    Enfim, por favor o que acha disto?
    Por gentileza, me ajude.
    Beijos

  83. renatabatata Diz:

    Oi, Carol! Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Entendi o que você disse. Realmente, acredito que o tecido seja muito fino. Se for uma chita bem baratinha, por exemplo, ela desfia com muita facilidade e os cortes “correm” como numa meia de seda. Então, o buraquinho vira um buracão.
    Duas sugestões: compre um tecido um pouco mais grosso e de melhor qualidade. Ou faça uma barreira com cola pra tecido nas bordas pra que o buraco não abra. Essa segunda opção pode ser meio ruim pra vc porque vai ficar uma bolinha de cola e pode incomodar seus dedos. Mas se você achar que isso não é um problema, pode fazer.
    Espero ter ajudado. Qualquer outra dúvida, escreva!
    Beijinhos!

  84. Rose Diz:

    Oi Rê, adorei tudo aqui. Fiquei muito encantada com todo esse astral. Você está de parabéns! Eu te daria um prêmio por ser tão criativa, RISOS. Estou doida para começar a fazer os meus própris chinelinhos. Estive procurando mais dicas pela internet e achei esse tipo aqui http://www.elo7.com.br/productProfile.do?webCode=29D20&sortBy=1&pageNum=3&albumWebCode=&productIndex=0 . Queria saber se você sabe fazer esse também e como faz?
    Beijos e parabéns mais uma vez.
    Fica com Deus!

  85. renatabatata Diz:

    Oi, Rose! Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Esse é da Pimentinha, né? Acho que o que ela fez foi fazer uma capinha pras tiras 2 ou 3 vezes mais comprida e mais larga do que o tamanho certo e deu uma franzida. Fica bonito também.
    Tente fazer uma! Vai ficar legal!
    Beijinhos! Volte sempre!

  86. Rose Diz:

    Oi Rê, fiz o meu chinelinho. Nossa, ficou muito lindo! Agora eu queria aprender a fazer aquele que amarra na perna. Você sabe fazer? Pode me ajudar?
    Beijos, fica com Deus.

  87. Rose Diz:

    Também queria saber como eu posso fazer pra ponta da base que eu colar no chinelo não ficar desfiando?
    Beijos e obrigada desde já.
    Fica com Deus!

  88. renatabatata Diz:

    Oi, Rose!
    Bom saber que ficou legal! Fico feliz!
    Pra não desfiar, passe um pouquinho de cola pra tecido. Ela dá uma firmada e impede que o tecido desfie.
    Quanto aos modelos de amarrar, estou preparando! ;)
    Logo, logo ponho aqui!
    Beijinhos!

  89. Rose Diz:

    Entendi, então eu só preciso passar um pouquinho de cola na pontinha né?
    Obrigada Rê!
    Vou ficar esperando os novos modelos.
    Beijos.

  90. Rose Diz:

    Oi Rê, usei a cola brascoplast da brascola pra colar o tecido e manchou! O que será que aconteceu?
    Beijos.

    • renatabatata Diz:

      Oi, Rose!
      Alguns tecidos muito clarinhos mancham com essa cola. Tente usar um mais grosso e um pouco mais escuro, que seja 100% algodão.
      Beijinhos!

  91. Fernanda Bruner Diz:

    Renata vc é um amor muito obrigada pela dica.
    Adorei!
    Beijos Fernanda Bruner

  92. Margarete Diz:

    Oi, boa noite!
    Eu não tive muita sorte, minha 1ª sandália descololou todo o tecido. Usei tecido 100% algodão e cola de contato, o que eu fiz de errado, (acredito). Passei uma camada fina de cola só na sola e logo já colei o tecido…. Usei apenas uma semana e descolou tudo, fiquei muito triste… Gostaria de recuperar, vou fazer conforme vc ensinou. Passar a cola em ambos e aguardar 15min, vou usas a marca brascola.
    Obridada!
    Marga

    • renatabatata Diz:

      Oi, Margarete!
      Tem que esperar mesmo! Parece esquisito mas se não for assim, descola mesmo.
      Boa sorte! Desta vez vai dar certo! ;)
      Beijinhos!

  93. Dressa maia Diz:

    Olá Renata, achei lindo seu trabalho, gostaria de saber se a cola multicolage para decoupage serve para fazer este trabalho, outra dúvida é se essa cola contato deixa o tecio áspero qdo cola..e como lavar depois?

    Aguardo resposta!
    =*

    • renatabatata Diz:

      Oi, Dressa! Tudo bem?
      Então, não testei essa cola mas já fiz muito decoupage. Eu não usaria essa não, usaria cola de contato mesmo que é mais garantido.
      A cola de contato não deixa o tecido áspero, não, fica confortável. Cuidado pra não deixar pelotinhas.
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Volte sempre!
      Beijinhos!

  94. Rafaela loureiro Diz:

    oi renata, tudo bem? gostaria de saber como eu retiro direito as tiras das havaianas.. pois não consigo…. tenho medo de arrebentar bjs obrigada.

    • renatabatata Diz:

      Oi, Rafaela!
      Não tenha medo, não, amiga!
      Faça assim: vire as havaianas de solado para cima e aperte com uma caneta (não com a ponta, com o outro lado). Pode apertar também com uma chave philips (que não corta e tem a cabeça um pouco redonda). Não puxe, porque daí corre-se mesmo o risco!
      Para colocar, aperte com o mesmo objeto do lado de onde fica o pé, com delicadeza.
      Boa sorte!
      Beijinhos!

  95. marina Diz:

    RE
    ADOREI TODAS AS DICAS E AMANHÃ MESMO VOU COMEÇAR MINHA PRODUÇÃO, POIS TRABALHO EM SERVIÇO PÚBLICO E PODEREMOS EXPOR NOSSOS ARTESANATOS NO BAZAR NO HALL DA GERENCIA REGIONAL DE SAÚDE, ACHO QUE VAI SER SUCESSO TOTAL E PARA AS PULSEIRAS TAMBÉM USO A MESMA COLA OU COSTURO?
    DEUS TE ABENÇOE
    ABRAÇOS
    MARINA/UBERABA/MG

    • renatabatata Diz:

      Oi, Marina!
      Adorei a animação! Comece mesmo e depois volte pra contar como foi!
      Pulseiras você quis dizer as tiras ou correias? Então, pode costurar que o acabamento fica melhor.
      Beijinhos e boa sorte!

  96. Rose Diz:

    Oi Rê, sou eu de novo! Meu problema agora são com as fitas enroladas nas tiras. De começo, elas ficam ótimas, lindas e belas. Mas depois com o uso, elas vão soltando e deixando um buraco entre si. Tem alguma sugestão?
    Beijos, fica com Deus!

    • renatabatata Diz:

      Oi, Rose!
      Então, você pode colá-las ou até mesmo dar um pontinho a cada volta (esse dá mais trabalho, mas com certeza é garantido). A cola, como você sabe, tem que esperar um pouco antes de colar as fitas, né? Lembre-se disso.
      Boa sorte!
      Beijinhos!

  97. Natália Diz:

    Olá.. goatria de saber como faço a finalização desse trabalho.. pois as pontas do tecido estão desfiando…
    Desde jah agradeço e parabéns pelo seu blog….

    • renatabatata Diz:

      Oi, Natália! Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Então, você tem que costurar bem bonitinho, com uma folga de 2 ou 3 centímetros pra garantir. Se mesmo assim continuar desfiando, passe a cola para tecido nas pontas.
      Ela cola as fibras e impede que o rasgo “corra” no tecido. Sempre espere secar 72 horas antes de usar, tá?
      Volte sempre!
      Beijinhos!

  98. Cintia Diz:

    olá Renata, bom dia, não sei se tem a ver com o que vc faz, mas estou procurando estampar a havaina para dar de lembrança no meu casamento, eu vi um noiva e uma noiva estampados em uma e achei uma idéia genial, se vc fizer ou tiver idéia de quem faz …. te agradecerei pela dica. bj bom domingo

    • renatabatata Diz:

      Oi, Cintia!
      Eu também já vi essas havaianas. Elas são estampadas numa máquina e geralmente podem ser encomendadas em lojas que trabalham com xerox ou estamparia. Algumas lojas que também prestam serviços de customização também fazem esse serviço. Já vi em uma loja no Bom Retiro, em São Paulo.
      Se tem alguma loja que estampa camiseta (aquelas que se faz com xerox) perto de você, liga pra eles pra ver se eles também fazem esse tipo de serviço. Senão, é se jogar no Google pra achar.
      Ah, também vi propaganda desse serviço em revistas de noivas ;)
      Boa sorte!
      Beijinhos!

  99. Glaucia REgina Diz:

    oi Renata eu comecei a fazer as sandalias e deu muito certo tenho feito cada uma linda e cada dia surgi uma nova ideia. Eu vi a receita em uma revista e logo arregacei as mangas muito obrigada. Beijos

    • renatabatata Diz:

      Oi, Glaucia!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Parabéns pelos trabalhos! Fico feliz!
      Beijinhos e volte sempre!

  100. Aline Pacheco Diz:

    Oi adorei seu bolg… estou fazendo havaianas com cetim com as idéias que vc passou , mas eu não colei o cetim nas tiras estou usando o cetim 5 e aperto bem , será que corre o risco de soltar? Eu só do um ponto no final com linha de pesca transparente para não desenrrolar.
    http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=728015701708771847&aid=1227270292
    Tem algumas fotos do meu trabalho no meu orkut da uma olhadinha e dis oque achou …. Obrigada

    • renatabatata Diz:

      Oi, Aline!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Então, se as fitinhas estão bem apertadas e você já usou as sandálias e não aconteceu nada, então acho que está tudo bem.
      O pontinho com linha de pesca no final funciona bem.
      Depois passo lá pra ver seu trabalho…
      Beijinhos!

  101. Aline Pacheco Diz:

    Eu d novo vc tem alguma dica de havaianas de amarrar na perna fiz duas mas não ficou muito firme.

    • renatabatata Diz:

      Oi, Aline, estou preparando um post sobre esse tipo de customização.
      Aguarde as novidades que eu conto tudinho…
      Beijinhos!

      • cLÁUDIA ANGELITA Diz:

        Adorei conhecer seus trabalhos, gosto de tudo que envolva arte, sou professora de ed. infantil e amo artesanato.Beijos e parabéns.

      • cLÁUDIA ANGELITA Diz:

        Adorei conhecer seus trabalhos, gosto de tudo que envolva arte, .Beijos e parabéns.

  102. Aline Pacheco Diz:

    Oi Renata obrigada pela atenção e vou ficar aguardando viu …
    bju

  103. Cristina Diz:

    Olá Renata, começei a fazer as havaianas customizadas. Só tenho uma dúvida, como faço para colocar tecido ao invés de fita nas tiras sem que ele desfie, Como é feito?
    Obrigada.

    • renatabatata Diz:

      Oi, Cristina!
      Dá uma olhada no post “Havaianas Encapadas”. Acho que é o que você procura. Se for usar tecido ao inves de fitas prontas, pro tecido não desfiar, costure um rolinho pelo avesso ou compre um tecido que não corra o fio.
      Mas se você não encontrou uma estampa de fita que lhe agradasse, que tal tingir uma? É muito fácil e fica da corzinha que você quer. É mais prático fazer com a tira pronta do que “fabricar” uma com tecido.
      Boa sorte!
      Beijinhos!

  104. Fabíola Diz:

    Oi Renata adorei seu site, ainda bem que existe pessoas como vc, que não são egoistas e retem informações. Afinal, é um bom negocio para quem curti artesanato. Parabéns mesmo.
    Faço artesanato de hobby, adoro trabalhos manuais. Porém não entendi a base do chinelo tb é coberta por tecido? E o acabamento é feito na lateral ou embaixo do chinelo?
    Não vejo a hora de fazer uma pra mim.
    Valeu
    Bjs

    • renatabatata Diz:

      Oi, Fabíola!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Então, a base é coberta pelo tecido e o acabamento é feito na lateral, sem que o tecido “desça” até o solado. Fica só no pé mesmo.
      Faça o acabamento com costura ou compre um tecido que não desfie e corte no tamanho certinho.
      Boa sorte! E volte pra contar quando fizer o seu! ;)
      Beijinhos!

  105. bia Diz:

    oieeee qro mto fazer uma havaiana custumizada p dar de presente de natal p minha amiga,gostaria q me dissesse o passo a passo para akelas q fazem com fitas de cetim,ql cola usar,como fazer…please!! rsrs
    bjokssssssss

    • renatabatata Diz:

      Oi, Bia!
      Dá uma olhada no post “Havaianas Encapadas”. Acho que é o que você está procurando.
      Beijinhos!

  106. rafaela Diz:

    oi renata, tudo bem, sou eu de novo, rafaela, to aqui pra t perguntar como eu faço pra fazer havaianas com as tiras de pano? eu tentei fazer mas ele se desfia todinho.. tem q fazer bainha?? como eh?

  107. rafaela Diz:

    eu vi a resposta q vc deu pra menina ali em cima e vc disse q pra o tecido naum desfiar tem q costurar um rolinho pelo avesso.. como e isso:?

    • renatabatata Diz:

      Oi, Rafaela!
      Costurar o rolinho pelo avesso é assim: você costura normalmente lateral com lateral, na máquina ou na mão pelo avesso, e depois vira. A costura vai ficar embaixo.
      Pode fazer bainha também, mas aí o tecido também corre o risco de desfiar. Escolha um tecido mais firme (tipo tricoline) ou arremate com viés (mais complicado pra quem não sabe costurar).
      Mas tente primeiro o rolinho, tá?
      Beijinhos e boa sorte!

  108. Mayra Diz:

    Renata como vai?
    Eu ja li todos os comentarios e adorei as suas dicas;
    Vc está de Parabéns.!
    *Como estou começando agora, gostaria q vc me informasse se eu posso usar outra cola,pois aqui na minha cidade eu nao encontrei COLA CONTATO em nenhum lugar.
    Desde ja agradeço
    Beijos

    • renatabatata Diz:

      Oi, Mayra!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Cola de contato é o mesmo que cola de sapateiro. Procure pela Brascoplast em lojas de armarinhos ou em sapateiros mesmo, porque alguns também vendem.
      Essa é a única cola que conheço que funciona mesmo, amiga. Onde você mora? Tenho certeza que há sapateiros perto daí!! Ou alguém que conheça ou conserte sapatos :)
      Boa sorte!!
      Volte sempre, viu?
      Beijinhos!

  109. rafaela Diz:

    brigada renata vc e um amor! bjs

  110. Mayra Diz:

    Oi Renata obrigada pela dica.eu sou de Catalao GO
    mais eu consegui encontrar sim a cola.
    ja to quase terminando a minha havaiana ..
    qnd eu terminar gostaria de te mostrar..
    e qnd vc tiver modelos novos coloca aqui p gnt ve por favor.
    Obrigada Bjos e desde ja Boas festas.

  111. Rose Diz:

    Oi Rê, voltei pra te agradecer! Já tenho muitas encomendas e tô conseguindo ganhar um dinheirinho por fora! http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=16931917468006414558&aid=1228552852 Quando der, dê uma olhada, tem algumas fotos!
    Beijos e muitíssimo obrigada pela ajuda :*

  112. ivana Diz:

    ola renata,eu comecei a fazer sandalias tem pouco tempo,e como todas aqui preciso d sua ajuda..bom eu uso a cola brascoplaste pra colar o tecido no solado,e deixo 24 horas para passar a termolina,gostaria de saber se ha algum problema..e se na hora d lavar vai solta o tecido do solado,pois tenho pavor q solte e que as minhas clientes venham fazer devoluçao..por favor me ajude..e desde ja agradeço vc querida..bjs

    • renatabatata Diz:

      Oi, Ivana!
      Obrigada pela visita!
      Então, acho que não vai soltar não. A cola que você está usando é a melhor mesmo. Mas eu recomendaria a suas clientes que não lavassem a não ser que alguma coisa trágica tenha acontecido. Havaianas não são diferentes de sapatilhas ou outros tipos de sapatos forrados ou feitos de tecido. São muito delicados. Para melhor conservação, é melhor mandar numa sapataria especializada em higienização. E nada de escovas ou esfregar. Isso sim pode causar danos à sandália.
      E você, converse com suas clientes, sempre com um sorriso no rosto, e diga que não é pra acontecer nada de errado com a sandália, que você nunca teve problemas etc etc MAS se acontecer, fale que você pode até tentar refazer e que isso não é problema seu, na verdade, mas foi por mau uso ou lavagem e manutenção inadequadas.
      Sempre explique que se trata de um produto artesanal. Deixe isso bem claro e, lógico, capriche bastante na hora de fazer seu trabalho! Assim você também se garante! ;)
      Beijinhos! Volte sempre!

  113. Leila Diz:

    Oi Renata!
    Eu ganhei uma havaiana customizada em tecido e agora quero fazer outras para mim e também para vender. Já vi ótimas idéias por aí. Mas tenho algumas dúvidas…
    Eu colo com a cola de contato Brascoplast da Araldite, mas e depois? Precisa passar mais alguma coisa no tecido?
    Pensei em colocar o tecido só nas tiras. Se tira as correias? Se coloca um pedaço de tecido em cada correia, ou um único pedaço grande que se enrola nas duas correias de uma vez? Sabes me dizer o tamanho q devo cortar o tecido? Ai… acho q é só… Bjus e aguardo sua resposta!

    • renatabatata Diz:

      Oi, Leila!
      Acho que as respostas para todas as suas perguntas estão nas receitas das Havaianas Estampadas e das Havaianas Encapadas. As duas receitas dão alternativas para cobrir as tiras de formas diferentes. Escolha a que você mais gosta.
      Quando a passar alguma coisa, tem meninas que estão passando spray impermeabilizante. Pode passar, se quiser. Se não quiser também não tem problema.
      Boa sorte!
      Beijinhos e volte sempre!

  114. ivana azevedo Diz:

    oi renata..muito obrigada querida pela dica.
    mas gostaria de tirar mas algumas dividas com vc querida..na hora de passar a termolina para nao desfiar o tecido,tenho que passar so nas beiradas ou no solado todo,pois tenho passado no solado todo,mas fico na duvida sempre.e gostaria d saber se a algum problema do tecido começar a enrolar com o passar do tempo..desde ja muito obrigada renata.muito obrigada mesmo

    • renatabatata Diz:

      Oi, Ivana!
      A termolina fica ao gosto do freguês, no caso, você! Se você está passando no solado todo e está ficando legal, continue. Não mexa em time que está ganhando, né? ;)
      Quando ao tecido enrolar é porque está descolando. Ele está colado e começa a enrolar? Deixe bem lisinho para colar mas não estique um pedaço de tecido menor do que o tamanho que você vai cobrir. Corte certinho ou com um pouquinho de folga (milímetros). Melhor sobrar um pouquinho do que faltar, né?
      Beijinhos e boa sorte!

  115. ivana azevedo Diz:

    oi renata..muito onrigada querida pelas dicas.muito obrigada mesmo ,adorei..e depois venho aqui dizer a vc os resultados..bjs

  116. ivana azevedo Diz:

    renata estou ate com vergonha d fazer tantas perguntas a vc,rsrsr..mas tenho mas uma duvida.
    na hora de colocar o lacinho na tira da sandalias,eu estou dando 2 pontinhos com linha d pescador,e ainda estou passando um pouco d cola quente,sera que estou fazendo certo..bjssss querida e desde ja muito obrigadaaa..bjs

    • renatabatata Diz:

      Mulher prevenida!! ehehe
      Dois pontinhos + cola é bastante zelo… garantia que não vai “deslaçar”!
      Pode continuar fazendo assim!
      Beijinhos!

      PS. Não fica com vergonha, não… ;)

  117. Fatima Diz:

    Olá Renata Feliz Ano Novo!!

    Eu não estou encontrando na minha cidade o spray para impermeabilisar as sandalias.
    Eu não quero passar verniz com o pincel. Qual a sua sugestão?

    • renatabatata Diz:

      Olá, Fatima!
      Feliz Ano Novo pra vc também!
      Não passe verniz, não! Vai ficar grudento. Minha sugestão é usar um tecido firminho e não passar nada! Se o tecido for 100% algodão, como recomendado, avise suas clientes que o chinelo é uma peça artesanal e delicada. E se molhar, seca!
      Lave o tecido antes de aplicá-lo para não correr o risco de encolher. Ou compre pré-lavado/encolhido (um pouquinho mais caro…)
      Beijinhos e boa sorte!

  118. Leo Villa Nova Diz:

    Boa Noite a todas!
    Estava procurando na net como forrar sandalias havaianas e cheguei a este blog. Li os posts acima e vi comentarios sobre cola de contato. Existe uma cola de contato na cor branca que e usada justamente para aplicação de folheado branco e de cores claras para que não manchem. Não testei ainda, mas ai vai uma dica para vocês. Espero ter ajudado, abraço.

    • renatabatata Diz:

      Oi, Leo!
      Obrigada pela visita, pelo comentário e pela dica!
      É mais um recurso que pode ser aproveitado, né?
      Volte sempre!
      Beijinhos!

  119. Brenda Carolina Diz:

    Oi renata
    estou de volta,com mtas dúvidas………
    vou começar…..eu recebir uma encomenda de sandália só que estou com mto medo da colagem do forro com tecido……
    Depois das 72 horas de secagem,eu posso passar a termolina nas beiradas e depois espirrar o spray ou melhor só o spray…será que descola?quanto tempo deixo para secagem do spray impermeabilizante? o spry que estou usando é um que pode ser utilizado em acabamento de pinturas,craquele e etc…serve ou não?
    Outra dúvida é como eu indico para minhas clientes os cuidados necessários com as sandálias?uma dela me perguntou se pode ser lavado…eu indiquei lavar com agua e sabão de coco,e esfregar com escovinha bem delicada.pode ou não?qual é o melhor processo de lavagem….me ajude por favor….

    Obrigada……….desculpe pelas perguntas.[;)]

    • renatabatata Diz:

      Oi Brenda! Bem vinda de volta!
      Parabéns pelo seu sucesso com as encomendas!
      Olha, tem que passar um spray para tecidos! Tem um da 3M que é o que o pessoal tá usando mais e recomendando. Procure esse. E aguarde o tempo de secagem da embalagem.
      Pra colar bem, tem que passar a cola mesmo, não só o spray.
      Os cuidados com as sandálias são bem simples: não precisa lavar sempre, só quando estiver mais sujinha. Como vc falou água e sabão de coco ou sabão neutro. Pra esfregar com a escovinha tem que ser mesmo SUPER delicada, senão corre o risco do tecido esgarçar. Se as sandálias estiverem muito sujas, é melhor mandar lavar numa casa especializada em higienização de tecidos, pra não correr nenhum risco.
      Espero ter ajudado!
      Boa sorte e beijinhos!

  120. Kennya Karine Diz:

    Oi Renata ,quanto tempo não é ?,minha sandalias estão vendendo muito por aqui,estou com muito encomendas,dei uma lida rapida e vejo que tem muita dúvida em relaçao a cola de encapar as tiras,olha queria ajudar as meninas como vc me ajudou muito,eu fiz uma experiencia com a cola universal parece com o tubo da cola de superbonde,custa na faixa de R$3,50 e não descola não e seca com 5 minutos e olhe ate lavo a minha havaiana com uma escovinha e não solta de jeito nenhum ,pode ate sair mais caro um pouco ,mais o trabalho é garantido e vc termina mais rápido.beijão ate mais…

    • renatabatata Diz:

      Oi, Kennya!
      Quanto tempo mesmo, né? Volte mais vezes, viu?
      Obrigadíssima pela dica! Todo mundo agradece! :)
      Beijinhos!

  121. renata Diz:

    Gostaria de verificar quanto custa uma sandalia dessas?por quanto poderei vender?onde comprar mais barata?

    • renatabatata Diz:

      Oi, xará!
      Depende de onde você mora, o preço varia. Calcule o custo do produto (preço da sandália + tecido + material) e acrecente de 50% a 70% no valor, dependendo de quanto tempo vc demorou para fazer. Por exemplo, se seu custo total for R$15, você pode vender a sandália por R$22,50. Quanto menos vc gastar, melhor, porque seu produto será bonito e mais barato.
      Pesquise bastante pra comprar as sandálias no atacado ou facilitadas. Os tecidos e materiais também podem ser comprados no atacado. Se vc está em São Paulo, tem que bater perna na 25 e no Bom Retiro.
      Boa sorte!
      Beijinhos!

  122. Brenda Carolina Diz:

    obrigada pela resposta….
    só tirando uma dúvida.eu pensei em colar o tecido com cola de sapateiro,depois passar a termolina por cima após a secagem da cola………ai então espirrar com spray………..o que vc acha………..
    bjokas……;)

    • renatabatata Diz:

      Oi, Brenda!
      Então, faça um testezinho num pedaço de tecido… é a melhor forma de saber se vai dar tudo certo! :)
      Artesanato é legal porque a gente acaba encontrando nosso jeito e adaptando materiais a nossa forma de trabalhar!
      Beijinhos e volta pra contar como foi a experiência!

  123. Mariana Diz:

    Boa noite,
    Sou uma amante do artesanato, mesmo trabalhando em uma área totalmente diferente, funciona como um relaxamento, e adorei o que vi aqui, peço que me envie um passo a passo de como customizar pulseiras com o mesmo tecido das sandálias, pois ainda não encontrei nada que ensine esta técnica.
    muito grata.
    bjs!

    • renatabatata Diz:

      Oi, Mariana!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Estou preparando um post sobre isso! Já, já, tá no ar!
      Beijinhos!

  124. Rosane guimarães Diz:

    Oi Renata adorei seu trabalho
    tentei fazer mais não esta colando
    usei a cola brascoplast,não colou
    tô pensando em usar superbond
    o que você acha,se puder me orienta
    beijos

    • renatabatata Diz:

      Olá, Rosane!
      Algumas meninas usaram superbonder e deu certo. Mas se a brascoplast não colou, provavelmente vc não esperou o tempo certo ou o tecido pode não ser adequado. Essa é a melhor cola. Veja se o prazo de validade está OK e se ela não ficou aberta.
      Mas faça um teste com superbonder e veja se vc gosta do resultado.
      Beijinhos!

  125. rebeca Diz:

    Olá Renata!começei a me interessar por fazer havaianas customizadas …Mais ainda não fiz nenhuma , queria levantar um dinheiro para comçear a pagar minha faculdade e nem posso trabalhar , pois tenho uma bebe de seis meses….
    Tenho uma dúvida, quando se faz com tecido ao inves de fitinhas como é o processo ?
    vc poderia me dar uam dica ou algo do tipo ?

    • renatabatata Diz:

      Olá, Rebeca!
      Leia os comentários que as meninas falam bastante sobre isso. Dá uma olhada também no post “havaianas encapadas” e nos comentários.
      Boa sorte pra você e muita saúde pra sua bebê! Artesanato é muito legal para levantar uma graninha pra quem tem que ficar em casa. E vc querer estudar é maravilhoso!
      Volte sempre!
      Beijinhos!

  126. rebeca Diz:

    obrigada Renata!
    Renata quando é que vc vai postar o passo a passo ?
    Tô esperando ansiosa!
    beijooos

  127. Rosane guimarães Diz:

    Oi Renata obrigada,mais acho que foi
    isso não esperei o tempo certo
    mais você pode me dizer qual o tempo
    certo,é o tecido adequado.
    conseguir fazer uma colocando
    fuxico na alça,mais aí eu costurei
    rsrsrs…ficou ótima,principalmente
    agora pro carnaval.
    obrigada por tudo
    mil beijinhos

    • renatabatata Diz:

      Oi, Rosane!
      Dá uma olhada na embalagem. Estou sem a minha aqui mas acho que são alguns minutinhos. Olhe na embalagem pra ter certeza. Não quero te passar informação errada.
      O melhor tecido é qualquer um que seja 100% algodão, mais fino ou mais grossinho, você escolhe.
      Costurar o fuxico é uma ótima idéia! Bonita e barata! ;)
      Beijinhos!

  128. Simone Diz:

    Olá, gostaria de parabenizá-la pela criativa e bom gosto, pois adorei todas as dicas, estou muito animada para começar a fazer as minhas..hehehehe..gostaria de saber, se vc sabe onde podemos adquirir as havaianas no atacado?
    mais uma perguntinha…rs ao passar a cola na base do chinelo, e utilizado algum tipo de pincel pra espalhar? desculpa pelas dúvidas.

    Desde já obrigada!!
    bjs

    • renatabatata Diz:

      Oi, Simone!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Olha, pra comprar no atacado tem que procurar. Entre no site das havainas (www.havainas.com.br) e tente entrar em contato com eles, perguntando isso. Eles provavelmente podem te indicar um revendedor perto de você.
      Pode espalhar a cola com um pincel, sim. Fica bem certinho. ;)
      Desculpar porquê? Quem tem dúvida tem que perguntar e ficar sabendo, né? :D
      Boas Havaianas pra vc!
      Beijinhos e volte sempre!

  129. Simone Diz:

    Oieee….
    consegui contato no site das havaianas, e me passou dois endereços na região do Brás, pertinho do Largo da Concórdia, vou deixar os telefones pq achei um bom preço e vc pode comprar 12 pares variados e de cores diferentes da linha “top”
    “Dist.Wilson” tel: 2292-5752, sai 7,70 no atacado.
    “Comercial Guerra” tel: 2292-5788 saí por 7,70 pgto á vista e 8,09 pgto no cartão.
    Espero poder ter ajudado.
    Renata muito obrigada pela gentileza!
    bjs

  130. Simone Diz:

    Oi, Renata
    consegui entrar em contato no site das havaianas e consegui duas distribuidoras aqui na região do Brás, pertinho do Largo da Concórdia, achei o preço muito bom! vou deixar os telefones, “Dist.Wilson, tel 2292-5752 tá 7,70, pgto á vista, ou cartão ,mínimo de 12 linha “TOP”.(pode ser variado)
    “Comercial Guerra” tel 2292-5788 sai a 7,70 pgto á vista ou 8,09 para pgto no cartão mínimo tbém 12 pares variados.
    Espero ter ajudado.
    Obrigada por tudo!!!
    bjkas

  131. Simone Diz:

    Oi, Renata
    entrei em contato no site das havaianas e foi me passado dois contatos aqui na região do Brás, pertinho do Largo da Concórdia, achei o preço muito bom!
    vou deixar os telefones, Dist Wilson tel: 2292-5752 tá 7,70, mínimo de 12 pares variados e tamanhos, pode ser pgto á vista ou cartão sai o mesmo preço.(linha top”)
    Comercial Guerra saí por 7,70 pgto á vista , já para pgto no cartão sai a 8,09 mínimo 12 pares variados linha “top”
    Espero ter ajudado vcs!!
    Obrigada pela gentileza!!!
    bjkas

    • renatabatata Diz:

      Simone, linda, obrigada! Cada vez mais percebo que este é um espaço de colaboração e todo mundo se ajudando é maravilhoso!
      Venha sempre e depois conte seu sucesso com as vendas!
      Boa sorte!
      Beijinhos!

  132. Fabricia Diz:

    Olá Renata!
    Estive pesquisando na net sobre customização de havaianas e acabei chegando ao seu site! Antes de mais nada, parabéns e obrigada por compartilhar conosco suas experiências. São pessoas como vc, que ajudam ao próximo sem negar-lhes informações, é que precisamos nos dias de hoje! Mas estava dando uma olhadinha nos comentários e vi que muita gente tem dúvidas qto a retirada das tiras: bem eu não fiz ainda pois estou como mtas começando agora, mas li um post que diz para colocar as bolinhas (só as bolinhas) das tiras em uma panela com água fervendo por 30 segundo, dai ela fica + molinha e fica mais fácil entrar! E outra coisa: uma pessoa me respondeu em outro site que usa cola de pano da DECOART. Eu não conheço e vc? Grande abraço. Fabricia (vc já está nos meus favoritos!!!hehehe)

    • renatabatata Diz:

      Oi, Fabrícia!
      Obrigada pela visita e pelo comentário! E bem vinda ao clube das “Loucas por Havaianas”! ;)
      Obrigadíssima pelas dicas! Tenho certeza que vai ajudar todo mundo!
      E obrigada por me “favoritar”! :D
      Beijinhos!

  133. Mônica Bravo de Mendonça Diz:

    Olá Renata,procurando customização em sandalias achei vc,quero lhe dizer que fiquei feliz em te encontrar,pois achei vc de uma gentliza tamanha ao responder as pessoas,é muito gratificante encontrar pessoas assim como vc…Parabéns
    Um Beijo
    Mônica

  134. Fernanda Diz:

    Olá Renata…gostaria de te desejar (atrasado…rsrsrsr…)um ótimo 2009, com muitas havaianas, e repleto de conquistas maravilhosas!
    Gostaria de agradecer pelas dicas, me ajudou muito quando comecei…e o meu “negócio” tah dando certo hj…graças a Deus!
    Gostaria de compartilhar a minha alegria com vc, que já considero minha amiga por ter me ajudado com tanto carinho e atenção!

    Depois dá uma olhadinha na minha página pra ver as novidades!
    http://www.pimentinha.elo7.com.br

    Bjs e OBRIGADAAAAA!!!!!

    • renatabatata Diz:

      Oi, Fernanda!
      Obrigada, amiga! Estou sempre de olho nos seus projetos! Vc é muito criativa!
      Feliz 2009 e muito sucesso pra vc!
      Volte sempre, tá? :)
      Beijinhos!

  135. Adjane Rocha Diz:

    Oi Renata, td bem? Parabéns pelo seu liinnddoo trabalho… Adorei demais as suas dicas, elas foram muito utéis para mim. Já comecei a fazer minhas havaianas customizadas e deram certo, seguindo sempre as orientações de seu blog. Gostaria de saber uma coisa, aonde podemos comnprar o spray pra hipermeabilização da 3M, encontro em lojas de tecidos, supermercados??? bjs

    • renatabatata Diz:

      Oi, Adjane!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      O spray pode ser encontrado em casas de artesanato ou de bricolagem. Alguns hipermercados e sapateiros tb têm.
      Sucesso e beijinhos pra vc!
      Apareça sempre!

  136. Luana Diz:

    noussa eu adoreii o tokee
    cou tentar fazer!!!
    bjoss

  137. Rosane guimarães Diz:

    Oi Renata tô eu aqui de novo
    precisando da tua ajuda rsrsr
    na hora de forrar chinelo,o tecido
    fica desfiando,ou tenho que dobrar
    o tecido, me ajuda tô querendo fazer
    um mais tá ficando desfiado as pontas
    desde de já obrigada.beijos

    • renatabatata Diz:

      Oi, Rosane!
      Olha, cuidado com o tecido que vc escolheu. Algumas chitas desfiam muito mesmo e é preciso arrematar com um pouquinho de cola ao redor. Tente usar um tecido um pouco mais firme e com uma trama menos aberta, como tricoline ou brim.
      Beijinhos e boa sorte!

  138. ELIZABETH Diz:

    GOSTEI DA BOLSINHA PRATEADA! QUERIA SABER SE ELA É DE TECIDO.FICAREI AGUARDANDO SUA RESPOSTA. GRATA

  139. dany Diz:

    ola eu ja fiz uma dessas mais eu uso goma laca incolor e faço um pouco diferente das que vcs fazem a de vcs ja descolou nas laterais?

  140. dany Diz:

    pode me responder pelo e-mail danymurada@gmail.com….podemos trocar dicas beijos e obrigada

    • renatabatata Diz:

      Oi, Dany!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Olha, muita gente já fez usando a receita acima e na maioria das vezes não descolou, não.
      Como é que vc faz?
      Vamos trocar dicas por aqui, amiga, aí todo mundo participa! :D
      Beijinhos e seja muito bem vinda!

  141. Luciana Diz:

    Oi Renata, parabens pelo trabalho e pela ajuda que tem dado a todos que querem trabalhar com isso. Queria saber se pode ser usada a cola pano, se ela tem a mesma qualidade da de contato. Outra pergunta: estou em duvida para forrar a tira com tecido, vc enrola o tecido na tira ou encapa mesmo? como deixa-la bem apertada? muito obrigada.
    Luciana

    • renatabatata Diz:

      Oi, Luciana!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Olha, tem que usar a cola de contato mesmo, a cola pra tecido não aguenta esse impacto.
      Aa tiras podem ser forradas, como na receita acima, ou encapadas, como a Receita das Havaianas Encapadas. Pra ficar bem apertada, corte e costure no tamanho certinho da tira. Assim, não tem erro! Só dá mais um pouco de trabalho pra colocar, mas vale a pena porque fica mais bonito! ;)
      Boa sorte e Volte sempre!
      Beijinhos!

  142. ANNA CAROLINA Diz:

    boa tarde reanata!!!estou no passo a passo das havaianas, mas gostaria de saber como vc espalha a cola de contato…se é com pincel, como eu fiz, como vc limpa ele depois de espalhar a cola?

    • renatabatata Diz:

      Olá, Anna!
      Vc pode limpá-lo com o solvente da tinta. Procure numa casa de artesanato que é facinho de achar!
      Beijinhos e boa sorte!

  143. Marisa Diz:

    Amadas, a cola de sapateiro é a mesma cola de contato. A artesã foi correta quando recomendou que o tecido deve ser colado um tempinho depois da cola.
    Evitem usar a cola de contato de latas pois ela é mais tóxica.
    Se por acso vc não encontrar na cidade a cola de contato em tubo use o ventilador na lateral do seu rosto assim vc não vai aspirar a cola.
    O trabalho é belo. Parabéns!
    Uma sugestão: eu estive em Salvador e vi em uma loja a sandália havaiana customixada com fitinhas do Senhor do Bonfim. Corte tiras de uns 15 cm e vá enrolando nas laterais. Altere cores. Em cada lateral use 3 cores diferentes. No centro, onde divide o dedão vcs picam vários pedacinhos e dão nozinhos e só. Fica show! bjs♥

    • renatabatata Diz:

      Oi, Marisa!!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Adoro receber pessoas generosas como vc!
      Volte sempre!!
      Beijinhos!

  144. Marisa Diz:

    O excesso de cola pode ser retirado com acetona também.
    Desculpa, estou palpitando porque conheço um pouquinho da cola de contato. bjs♥

  145. Marisa Diz:

    Você é um encanto!
    Flor, eu adoro ensinar. Todas nós temos gostos diferentes e há espaço para que todas nós possamos ganhar um dinheiro.
    Lindo a sua iniciativa!♥
    Olha, aqui em Goiânia encontro a brascoplaste em lojas que vende couros, borrachas….a cola quando é passada de forma uniforme não solta….ela é própria para colar borrachas, EVA….
    Não pode se esquecer que as beiradas devem ser bem coladas para evitar que na lavagem soltem onde foi esquecido de passar a cola.
    Eu tirei foto da chinela havaiana feita com fitinhas do Senhor do Bonfim…quer que eu te passe para vc colocar aqui?
    Em tempo, nasci artesã e como tenho 2 filhas vivo inventando alguma coisa para diminuir gastos. Não tenho loja…só adoro artesanato.
    bjs♥

    • renatabatata Diz:

      Oi, Marisa!
      Concordo plenamente com vc: “Todas nós temos gostos diferentes e há espaço para que todas nós possamos ganhar um dinheiro”
      Por favor, me passa a foto no meu email: renatabatata_blog@hotmail.com. Aí eu divulgo!
      Bem-vinda ao clube das arteiras, profissionais ou não! E com duas princesas, aja criatividade! ;)
      Beijinhos!

  146. cassiana Diz:

    olá,renata.
    eu colei minha sandália com cola de contato da brascoplast,esperei 15 minutos para juntar o tecido a sola da sandália,só que mesmo assim ela esta descolando porq será.
    não encontrei a araldite então comprei esta.
    é só molhar que ela descola.
    me ajude ja fiz umas 15 e elas estão descolando…

    • renatabatata Diz:

      Oi, Cassiana!
      Ui… olha, depois de colar só é seguro molhar depois de 3 dias. Eu não sei exatamente o que pode estar acontecendo. Será que a cola está vencida ou foi deixada aberta? A Brascoplast é uma ótima cola, funciona muito bem. Compre outra ou espere 3 dias pra molhar. Veja se o problema persiste.
      Boa sorte!
      Beijinhos!

  147. Elisamara Diz:

    Olá, Renata!!! Adorei os seus trabalhos!!! Quando vi seus chinelos, amei. Comprei o material e fiz alguns (ficaram lindas!!!). Infelizmente, após algumas vezes de uso ( não foram molhadas), começou levemente a se soltar. Utilizei cola de contato de lata (esperei de 15 a 20 minutos p/ colar o tecido), e impermeabilizei duas vezes com a cola multicolage (tampa laranja). Será que foi isso? Utilizei chinelos havaianas e também Ipanema.
    Beijos, obrigada por compartilhar conosco o seu trabalho. Exemplo de humildade. Sucesso. Você merece!!!!

    • renatabatata Diz:

      Oi, Elisamara!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Amiga, acho que foi excesso de zelo… ehehe. Realmente, acho que impermeabialização precisa ser feita apenas uma vez.
      Outra coisa: verifique a qualidade do tecido, se tem alguma fibra mais sintética. 100% algodão é o que dá melhor resultado.
      Boa sorte! Volte pra contar se deu certo!!
      Beijinhos!

  148. camila Diz:

    oieee!
    bem adorei seu blog parabens!!
    estou começando agr por isso tnhu algumas duvidas
    todas essas dicas sobre colas entre outras servem também qndo uso fitad do senhor do bonfim ou tm uma outra técnica?
    Beijos agradeço desde agr

    • renatabatata Diz:

      Oi, Camila!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Acredito que as mesmas técnicas servem para as fitinhas do Bonfim, embora elas sejam feitas de material bem sintético. Acho que funcionariam melhor nas Havaianas Encapadas, substituindo as fitinhas de cetim.
      Beijinhos e volte sempre!

  149. ANNA CAROLINA Diz:

    ahh vcs são demais!!! to muito muito curiosa pra ver essa sandalia do senhor do bonfim…manda pra mim tb kkkkk é q moro em maceió e praticamente não temos inverno por aqui e isso nos faz usarmos muitos chinelinhos.
    oq mais me faz procurar a ajuda de vcs é a genorisidade e a vontade de ensinar…juro q nem minhas professoras da escola eram assim… com tanta boa vontade!!!!
    bjussss

  150. Marisa Diz:

    Renata, eu não comercializo. Eu faço porque gosto.
    meu email: mzaiden@yahoo.com.br

    Me ajuda: vc sabe como colar tecidos em latinhas tipo pomarola?

    bjs♥

    • renatabatata Diz:

      Oi, Marisa!
      Falei em divulgar aqui pro pessoal só ver mesmo! ;)

      Iihh, amiga, não sei não… :( Será que dá pra usar a mesma técnica de decoupage??

      Beijinhos!

  151. Silmara Diz:

    Princesa, descobri o seu blog por acaso e fui lendo os comentários. Eu também customizo havaianas pra minha filhota de 7 anos e, mesclando tecidos, faço composês de acessórios e bolsinhas para combinar. Os conjuntos ficam lindos!!! Aí vai a minha dica: uso a Multicolage para colar o tecido no chinelo, deixo secar e dou mais duas demãos para impermeabilizar. Fica ótimo!!!

  152. Silmara Diz:

    Voltei pra dar outra dica: fiz um chinelo que não ficou legal por dois motivos:
    1º – a Havaiana é preta e o tecido clarinho não realçou;
    2º – barberei na hora de aparar a sobra de tecido e o acabamento ficou grosseiro.
    Não encuquei. Passei um boa camada de Multicolage e apliquei outro pedaço do mesmo tecido, deixei secar de ontem pra hoje e recortei. Ficou ótimo e totalmente colado, pronto para a impermeabilização.
    Espero que essa dica ajude a quem também se aventura na arte de customizar.
    Bjos.

  153. helen Diz:

    RENATA ,
    EU ESTOU COLANDO AS FIITAS DE CETIM COM ESTA COLA,
    ADESIVO UNIVERSAL PARA ARTESANATO PEGAMIL ,ESTA COLANDO BEM ,MAIS FICO COM MEDO DE DESCOLAR.
    O QUE VC ACHA RENATA .
    OBRIGADO

  154. Fátima Diz:

    Renata gostaria que vc colocasse mais fotos passo a passo de chinelos forrados com tecidos. Adorei a técnica.

    Abraços

    • renatabatata Diz:

      Oi, Fátima!
      Vou tentar. Mas aproveitando, posso pedir pra todos as leitoras/es, quem quiser fazer e mandar fotos com suas criações, por favor mandem pro meu email que eu publico: renatabatata_blog@hotmail.com
      Inclusive se alguém quiser tirar fotos enquanto faz as sandálias usando a técnica da cola, eu agradeço!! ;)
      Beijinhos!

  155. Elaine Diz:

    Olá Renata, gostaria de saber duas coisas; primeira existe outro impermeabilizande que eu possa usar pois ñ estou encontrando o que vc usa a outra coisa que quero saber qual a melhor forma de lavar-lás. Vc está de parabéns pelo seu trabalho e por passar seus conhecimentos para as pessoas não são todos que tem esse pensamento de ensinar os outros. Aguardo resposta ansiosamente. Grande bj..

    • renatabatata Diz:

      Oi, Elaine!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Olha, amiga, não conheço outro não… Mas todo mundo se ajuda aqui e tenho certeza que se alguém ler seu comentário e souber, vai falar. Dá uma olhada nos comentários acima tb.
      A melhor forma de lavá-las é com sabão neutro, sem esfregar nem escovar muito. Não deixe de molho. São delicadas e tem que ser lavadas com carinho.
      Espero ter ajudado!
      Beijinhos e volte sempre!

  156. ynayara Diz:

    olá renata!!!
    parabéns pelo seu trabalho ,estou aqui para pedir sua ajuda
    pois eu estou usando uma cola chamada norcola, é a famosa “cola de sapateiro” e ela manchou uma sandália de tecido claro.
    Em que posso estar errando?é algum procedimento errado ou o problema é da cola?
    me ajude por favor:)

    • renatabatata Diz:

      Ynayara, que nome lindo!
      Olá!
      Olha, amiga, muitas outras pessoas disseram que a cola manchou o tecido claro. Talvez seja melhor usar um tecido com fundo claro e estampa por cima, para não aparecer. Mas espalhe bem a cola com pincel e não passe muito. Use um tecido 100% algodão, que não mancha.
      O problema não é a cola, essa é a recomendada para esse trabalho.
      Boa sorte! E volte pra contar se deu tudo certo, tá?
      Beijinhos!

  157. elaine Diz:

    ADOREI SEU SITE..PARABÉNS,VOU ATÉ TENTAR FAZER ..RSSS
    FAÇO BONEQUINHAS DA SORTE ,E EM UMA DAS LOJAS QUE ENTREGO,ELES COLOCAM NA HAVAIANA CUSTOMIZADA…
    BEIJOS

    • renatabatata Diz:

      Oi, Elaine!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Que ideia boa, né? Colocar bonequinhas nas havaianas… Taí mais uma sugestão!
      Boa sorte nas suas havaianas!
      Beijinhos e volte sempre!

  158. magda Diz:

    renata, olha, passaria a noite inteira e o dia inteiro lendo os comentarios, adorei, a troca de experiencias, cada um faz de um jeito né. fiz bastantes pares usei todos os tecidos para fazer um teste, a dificuldade que encontrei foi na hora de esparramar a cola, o que voces usam(ferramenta)? estou usando uma escova de dentes para esparramar, mas as vezes fica dificil e a cola depois endurece a escova(esta dica da escova quem me deu foi o sapateiro)existe algo para amolecer as cerdas?ah no tecido branco com preto ela manchou,mas lendo os comentarios vi que as vezes é o tempo de espera na secagem que está sendo pouco né(nesta o tecido usado foi viscose). esqueci de falar da cola, só usei a cola de contato até agora. voce acha que estas outras colas que estao falando nos comentarios seja melhor? tenho as minhas duvidas, mas vou experimentar…rsrs. o custo sai mais em conta com a de contato. bom já falei demais né, vou esperar o seu contato e depois te amolo mais. rsrsrs. adorei porque voce responde em cima da hora.rsrs. parabens.

    • renatabatata Diz:

      Oi, Magda!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Então, algumas estão usando acetona e outras solvente para retirar a cola do pincel/escova. Realmente, com o tempo as cerdas ficam mais rígidas mas tente limpar imediatamente após o uso.
      Eu recomendo cola de contato mesmo, mas teve até quem fez com superbonder e deu certo! Tudo depende do que você gostar mais. Vá experimentando!
      Boa sorte e volte sempre para partilhar suas experiências!
      Beijinhos!

  159. Adriana Melo Diz:

    Olá, Renata! Boa noite!

    Olha, gostaria de tirar uma dúvida… vc falou o tempo todo de cola de contato. Comprei cola universal (para artesanato, da PEGAMIL), que a vendedora da loja me indicou! Isso quer dizer, que com o tempo irá descolar!!??? Por favor, me ajude, já vendi alguns pares!

    • renatabatata Diz:

      Oi, Adriana!
      Muitas colas podem ser utilizadas. Se vc ler os comentários, vai ver que algumas até usaram Superbonder e funcionou! Eu recomendei a cola de contato mas existem outras possibilidades.
      Não fique preocupada!
      Beijinhos e boa sorte!

  160. Adriana Diz:

    Olá Renata, seu site nos ajuda mt e dá ótimas dicas, gostaria de saber se é necessário impermeabilizar as havaianas que são somente encapadas as tiras, sem encapar o solado.
    Desde já agradeço!!

    • renatabatata Diz:

      Oi, Adriana!
      Muito obrigada pela visita e pelo comentário!
      Teoricamente, não precisa não, já que o pé não transpira em cima, só na sola, né? ehehe
      Passe somente se vc quiser, pra segurar a cor do tecido.
      Beijinhos e boa sorte!
      Volte sempre!

  161. Tuane Diz:

    Bom dia!

    Primeiramente queria te dar os parabéns pelas maravilhosas dicas do site, tem me ajudado muuuuuito. Tenho uma dúvida em relação a impermeabilizar os chinelos, estou usando TERMOLINA LEITOSA, mas tenho que passar antes de aplicar o tecido no chinelo ou após? Se for após, qtas horas após a colagem?

    Bjaummm e muuuito obrigado!

    • renatabatata Diz:

      Oi, Tuane!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Olha, eu recomendo que seja após 72 horas, que é a secagem completa da cola. Mas acho que algumas leitoras do blog passaram antes disso e tb deu certo.
      Dá uma olhadinha nos comentários!
      Beijinhos e boa sorte!

  162. kika atelier Diz:

    ola amada,vc é uma pessoa abençoada e iluminada com a bondade e paciencia..nossa começei a ler todas as curiosidades e resposta e parei no caminho pois sao muitas,kkkconsegui tirar todas as minhas dvidas…eu vi essas sandalias me apaixonei e eu curiosa que dói,rsrs tentei fazer,minha familia que aposta muito nas minhas artes,rsrs..logo teve uma irma que me trouxe um chinelo que estava la parado..e eu ja tinha um tecido de algodao que havia comprado pra fazer bolsa e desitir,pois com maquina de costura nao tive entimidade,rsrs..e ai fiz o primeiro,comprei a cola contato que aqui tbm chamamos de sapateiro e fui eu…saiu umlindo chinelo e que todos elogiaram por ser o primeiro a ser feito,sem manchas e o acabamento muito bem feitinho,sou meio chata com acabamento,acho que o trabalho do bom profissional é avaliado no acabamento,seja cirurgico ou artesanal,rsrsrs..bom ja contei minha experiencia e deu certo estou cheia de encomendas e tudo deu certo,quando tenho duvidas venho aqui pois sei que as duvidas são sempre as mesma,e leio,hoje resolvi escrever e por sinal um livro,e dizer pra vc: VC É UMA PESSOA ESPECIAL,SÃO POUCAS AS PESSOAS QUE DVIDE O QUE SABE POR UM EGOISMO IRRACIONAL,DEUS TE ABENÇOE MUITO,MUITO MESMO…OBRIGADA POR TUDO..BJUS

    • renatabatata Diz:

      Oi, Kika!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Parabéns pela sua curiosidade! E sucesso pra vc, com todas as suas encomendas!
      Volte sempre pra dizer como está indo e para partilhar suas experiências!
      Beijinhos!

  163. mireli Diz:

    Olá renata é primeira vez que entrei no seu blog e amei ,pois vc é uma pessoal abençoada por Deus ,pq é dificil pessoas como vc que sempre stá disposta a ajudar , respondendo as dividas de iniciantes como eu; obrigada pelas resposta dadas aos outros ,pois foi de grande serventia para mim ,parabéns e felicidades e tbm desejo à vc tudo o que a de melhor.

  164. fabiana Diz:

    Oiie eu sou fabiana fiquei encantada com seu trabalho, mas tenho uma duvida … Q cola se usa para o tecido colar bem ???
    Muito obrigado e Parabéns…

    • renatabatata Diz:

      Oi, Fabiana!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      É a cola de sapateiro ou cola de contato, como é chamada.
      Beijinhos e volte sempre!

  165. Isabelli Cristini Diz:

    Olá Renata, parabens pelo seu trabalho em ajudar as pessoas
    é realmente increvil oq vc faz .
    estou começando agora a trabalhar com as havainas e tenho dúvidas?????????
    Onde posso comprar fita de cetim estampadas?
    Eu posso usar tecido de gourgurinho?
    qual é a colo exata pra colar a pontinha do cetim q vai na tira das havainas?
    O impermiabilizante só devo passar depois das 72hs?
    Obrigada desde já querida
    Bjs no seu coração
    Isabelli Cristini

    • renatabatata Diz:

      Oi, Isabelli!
      Obrigada pela visita e pelas suas palavras!
      Fitas de cetim você encontra à vontade na 25 de Março, se vc estiver em São Paulo, no Rei dos Armarinhos. Se não, pode comprar on-line, na Aslan (www.aslan.com.br) ou na Armarinho On Line (www.armarinho.com).
      Nunca usei gorgurão, mas acho que não ia dar muito certo… é um pouco grossa demais. Mas faça um teste e conta pra gente!
      Pode colar a pontinha com cola quente, super bonder ou mesmo a cola de contato. E dê um pontinho de costura pra garantir.
      Sim, o impermeabilizante só depois de 72 horas, que é o tempo da secagem da cola.
      Beijinhos e volte pra contar se deu tudo certo!
      Boa sorte!

  166. Liege Simôes Diz:

    Oi, Renata!
    Adorei este lugar onde todo o mundo se ajuda!!! Já te favoritei!
    Li todos os comentários e vou dizer como eu faço, quem sabe pode ajudar principalmente àquelas pessoas que, assim como eu, moram afastadas de grandes centros.

    1. Tiro as tiras do chinelo com uma chave philips. Risco a sola do chinelo no tecido, sempre de algodão. Já marco o lugar dos furinhos.
    2. Passo rermolina leitosa nas bordas, antes de recortar e também nas marcas dos furinhos. Isto impede que abra um furo muito grande na hora de enfiar as tiras na sola e também de desfiar.
    3. Espero secar e recorto. E faço em pequeno corte em x ou + no lugar dos furos.
    4. Enquanto isso passo a Brascoplast na sola, onde vai o tecido, espalhando muito bem com um pincel e caprichando nas bordas. Dou o tempo de secagem.
    5. Aplico o tecido, já recortado, colando primeiro a parte do calcanhar e estendendo até a frente. Faço um carinho prá não deixar bolhas. Coloco um peso em cima e espero secar bem. O tempo de secagem depende do clima – clima mais úmido um pouco mais de tempo.
    6. Forro as tiras, com fita ou viés feito por mim, dando um pontinho ou dois no inicio e outro no final com fio de nylon.
    7. Para colocar as tiras: mergulho só as bolinhas na água quente e enfio nos furinhos com a mesma chave philips. Ou então coloco uma gotinha de detergente nas bolinhas e fica bem fácil de colocar por que escorrega!
    8. Uma boa idéia prá limpar quando os chinelos ficam muuuuito sujos é o Limpa Carpet. Seguindo as instruções dos fabricantes ficam ótimas!!!
    Espero ter contribuído com este espaço MARAVILHOSO!
    Beijo Renata!
    Liege Simões

    • renatabatata Diz:

      Oi, Liege!
      Muuuito obrigada pelas suas dicas! Tenho certeza que muitas pessoas aprenderão muito com vc!
      Este espaço é de troca e generosidade, onde todo mundo sai ganhando!
      Volte sempre que estou sempre postando novidades!
      Beijinhos!

  167. shirley suzano Diz:

    oí! adorei suas dicas, comecei a fazer chinelos do meu geito e não tinha nenhuma noção de como colar. fiz alguns que deram muito certo. so que não decorei a sola, as fitas eu sempre dou um pingo de super bond no inicio e outro no final. nunca manchou e nem soltou, pois o da minha filha eu já até lavei e ficou legal. quanto as fitas de setim coloridas eu faço o seguinte, pego a cola de colar tecido que vende em papelaria, colo uma na outra e enrrolo nas tiras, fica mais facil e não solta, entre um espaço e outro pigo em pouco de cola. também uso muito linha invisivél para costurar o tecido. fiz uma tipo gladiador que ficou maravilhosa! minha filha foi a uma festa com ela e as meninas adoraram. agora estou tentando fazer de crochê, muito obrigada pela sua ideia usarei bastante, e assim que colocar no meu orkut te aviso para que de uma olhada e sua opinião. bjus!!!!

  168. Mônica Bravo de Mendonça Diz:

    Olá renata tenho mandado email pra vc ,não possuo respstas recebo as respostas de todas as pessoas mas as minhas não .Não sei o que es’ta ocorrendo,mas enfim eu gostaria de saber qts centimetros que cortamos as tiras em forma de fita pra enrolar as tiras???Gostaria de economizar tecidos pois em seu site tem as medidas para encapa-las e não enrola_las.Por favor mande minha resposta,aguardo anciosamente.Vc é uma pessoa muito gentil.vejo pelas suas respostas que recebo por emails…
    Um grande beijo
    Mônica

    • renatabatata Diz:

      Oi, Mônica!
      Não recebi nenhum email!! Qual endereço vc usou?
      Olha, dá uma olhada no post Havainas Encapadas que eu falo justamente sobre isso!
      Beijinhos e boa sorte!

  169. Jousy Diz:

    oi Renata

    Olha eu denovo, olha descobrir este sati e se tornou benção na minha vida, já fiz a minha sandalia customizada fico linda . Agora gostaria de saber se vc sabe como customizar as sandalias com guardanapo mim falaram que é uma tecnica novo se possivel passar alguma informação para nos.

    Que Deus continue te abençoando sempre

    • renatabatata Diz:

      Oi, Jousy!
      Realmente, já ouvi falar dessa técnica. Acredito que seja parecida com decoupage, sabe? Mas ainda não tentei nada do gênero.
      Assim que tiver mais informações, posto aqui!
      Obrigada pelas suas palavras!
      Beijinhos e volte sempre!

  170. cassiana Diz:

    oi renata .
    onde eu posso aprender a fazer as sandálias de amarrar nas pernas.
    bjs

  171. mirela Diz:

    oi renata !
    gostaria de saber se do posso colar o tecido 100% algodao
    e porque nao posso outro ??
    bjossss

    • renatabatata Diz:

      OI, Mirela!
      Poder, pode, mas o resultado é bem melhor com o tecido 100% algodão. A cola pega melhor, não mancha e é mais fácil de conservar bonito! ;)
      Beijinhos!
      Volte sempre!

  172. mirela Diz:

    oi o eu de novo !!!
    gostaria de saber se tem outro impermeabilizante pq esse da 3m nao achei na cidade onde eu moro
    ha e aqui em feira é muitoooo dificilll de achar brim estampado por isso havia te perguntado sobre o tecido se podia usar outro e tb nao nao gostei muito das estampas do chitao.
    bjosss e muito obrigada desde ja
    até rsrsrsrs

  173. josy Diz:

    oi renata mulherrrr n entendi como faz,q dizer assim,a costura e na maquina msm??
    e a parte de baixo da sandalia??
    n se rasga com o tempo nao??
    minina me responde to doida p fzer uma p carnaval
    obg

    • renatabatata Diz:

      Oi, Josy!
      Pode ser à maquina ou à mão. A parte de baixo, a sola? Na sola não se mexe. O lugar onde vc põe o pé não rasga, não!
      Siga as instruções direitinho que dá super certo! ;)
      Beijinhos e boa sorte!

  174. Junior Leal Diz:

    oi Renata, fiquei muito encantado com seu trabalho muito lindo msmo!!!! OLha a dias eu venho procurando uma maquina de estampar havaianas mais num encontro nada na net sobre onde venda… vejo algumas fotos de havianas estampadas mais nos sites q tem ninguem diz onde posso encontrar essas maquinas e vi seu trabalho q é bem parecido com as q eu ja vi, mais existe delas com estampas de fotos de pessoas, de imagens e paisagens, c poderia me dizer se essas é feito da mesma forma vc faz? e se vc pode me indicrao lugar onde vende essa tal maquina ou se isso é feito no Silk screen desde ja agradeço.

    Junior Leal Gandu-Ba, Brasilll

    • renatabatata Diz:

      Oi, Junior!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Já vi essas havaianas. É uma máquina que faz, uma máquina de estamparia, que usa uma técnica parecida com silkscreen. Se vc estiver em São Paulo, algumas lojas da José Paulino, na área das noivas, e da 25 de março, as de lembrancinhas, já trabalham com isso.
      Vá até uma banca de jornais e dê uma olhada em revistas de noivas. Tem muitos anunciantes divulgando esse serviço e talvez vc possa entrar em contato com eles pra saber um pouco mais.
      Mas, realmente, é um trabalho à máquina mesmo.
      Boa sorte e volte sempre!

  175. mireli Diz:

    Oi Renata bom dia gostaria de tirar um dúvida, como faço para colocar uma flor de fuxico na correia do chinelo ,pois tentei colar com cola quente, mas caiu .Desde já obrigada e beijos

    • renatabatata Diz:

      Oi, Mireli!
      Olha, acho que o melhor é costurar! Dê uns pontinhos com linha de pescador que não cairá jamais!
      Algumas meninas usaram superbonder ou cola pra tecido. Faça um teste com essas tb.
      Beijinhos e boa sorte!

  176. Leydianne Diz:

    Olá renata, estou fazendo havaianas customizadas pra revenda, e estou usando a cola araldite para a colagem dos tecidos claros pois ela e transparente e nao mancha, e a cola contato para os demais, mas a araldite é muito cara, fica meio inviavel o lucro, gostaria de saber se voce tem alguma sugestao de cola para os tecidos brancos, para nao manchar ou amarelar. Obrigada!
    Abraços!

    • renatabatata Diz:

      Oi, Leydianne!
      O pessoal anda colando com superbonder e tem dado certo. Faça um teste! Eu não fiz nenhuma com tecido claro então não encontrei esse problema.
      Mas acho que a superbonder é até mais cara que a Araldite… Uma solução prática: não use mais tecidos tão clarinhos! ;) Ou use estes tecidos só para encomenda!
      Beijinhos e boa sorte!

  177. cassiana Diz:

    oi re…
    é só uma dica para as amigas…
    para ipermeabilizar o tecido eu uso a termolina leitosa que é mais facil de se achar e é bem em conta tem o custo de mais ou menos 3,60 , 4.00 reais..
    em qualquer armarinho tem.
    bjs e espero ter ajudado.

  178. mireli Diz:

    valeu pela dica, bom final de semana

  179. Mariangela Diz:

    Minha querida boa tarde,
    Eu amei as sandalias e peço a orientação sua,pois estou desempregada e gostaria de fazer umas.
    Não é preciso impermeabilizar o tecido para naão encardir??
    bjos amiga obrigad desde já.

    • renatabatata Diz:

      Mariangela, olá!
      Tá tudo explicadinho nos comentários! Tire um tempinho pra ler todos que é um verdadeiro curso!
      Boa sorte e sucesso!
      Beijinhos e volte sempre!

  180. Flaviana Diz:

    Ameeeeeeeeeei li tudo rsrsr ufa!!! mas valeu a pena vou tentar pra ganhar uma graninha extra rs obrigada Renata e boa noite excelente inicio de mês

  181. cristiane almeida Diz:

    oi… Renata tudo bem?me tira uma duvida,nao entendi como fica dos lado da sandalia com faz o acabamento?
    obrigada

  182. cristiane almeida Diz:

    haaa.. e qto da pra vender?
    bjim

    • renatabatata Diz:

      Oi, Cristiane!
      Os lados não são cobertos pelo tecido. Ficam iguais.
      E pra vender, dá uma olhada nos comentários que têm sugestões de preços!
      Beijinhos e boa sorte!

  183. cristiane almeida Diz:

    Gostaria de saber se vc tem orkut e por favor me passa o end.
    por que nao estou conseguindo ver outros modelos!
    ahhh com qual material vc usa pra passar a cola,e tbm se passa a cola por dentro da tira da correia, ou so na correia e com q vc passa..acho q vc me entende.
    parabens!!!adoreiiiiii

    • renatabatata Diz:

      Oi, Cris!
      Tenho Orkut mas praticamente não entro. Prefiro me comunicar por aqui.
      A cola se passa com pincel e onde passa tá tudo explicadinho aí em cima… ;)
      Beijinhos e boa sorte!!

  184. cristiane almeida Diz:

    oie… eu queria ver outros modelos seu mas nao consigo,so vejo esse ai da estampa rosa,me passa algum end.
    sei la algo parecido!
    rsrsrsr
    desculpe ta !!!

    bjim

    • renatabatata Diz:

      Oi, Cristiane!
      Não tenho mais nenhum modelo publicado. O que eu vou fazendo, coloco aqui no blog.
      Sempre dê uma passadinha pra ver as novidades! E se quiser inspiração, clique nos links que o pessoal deixa nos comentários com os trabalhos realizados.
      Beijinhos!

  185. jocilaine Diz:

    Ola Renata to com um probleminha… acho que voce pode me ajudar..eu cortei o molde e colei no chinelo, mas qdo fui cortar as sobras com o estilete desfiou todo a berada do pano.. mostrando assim a sola do chinelo..por favor me de algumas dicas de como acabar com as beradas que sobram do tecido ja que cortar em cima certinho acho mto dificil.
    Desde ja agradeco.
    Abraco.
    Joci.

    • renatabatata Diz:

      OI, Joci!
      Dê um acabamento com cola para tecido, pra não correr esse risco. Passe um pouco de cola sobre a borda do tecido já cortado e espere secar antes de colar nas sandálias.
      Boa sorte!
      Beijinhos!

  186. jocilaine Diz:

    Obrigada pela dica Renata.. e abusando da sua boa vontade em nos ajudar..rss.. surgiu mais um problema na hora de colar o tecido,, pq passei a cola na sola e esperei uns 15 min. pra secar e secou tanto que depois nao colou nada… sera que devo esperar menos? Ou se eu passar a cola no tecido e na sola e esperar um poko menos daria certo?
    Ahh que situacao!!!
    Obrigada.
    Bjao.

    • renatabatata Diz:

      Oi, Joci!
      Tem que esperar metade desse tempo! Algumas esperam uns 3, 5 minutinhos e já colam.
      Relaxa! Vai dar tudo certo! ;)
      Beijinhos e boa sorte!

  187. Milka Diz:

    Olá, adorei suas dicas!! Trabalho com chinelos forrados faz pouco tempo… e com o tempo to aprendendo lidar com os tipos de tecidos e colas.
    Gostei da ajuda!!
    Milka

    • renatabatata Diz:

      Oi, Milka!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Volte sempre e também dê suas dicas! ;)
      Beijinhos!

  188. lucyanna cardoso Diz:

    ooii gostaria de saber se posso usar outros tecidos, como couro, e outra coisa gostaria de saber se para as tiras da sandalia ficar fransidinha como que eu fasso, se é costura ou nao, e qual tecido eu uso para ficar fransininha, se pode ser a chita.gostaria de saber tmbm se pode passar impermeabilizante usa no tecido das tiras da sandalia ou não. agradeço desde já. obrigado

    • renatabatata Diz:

      Oi, Lucyanna!
      Dá pra usar vários tipos de tecidos, contanto que sejam duráveis e de boa qualidade. Não recomendo couro: vamos deixar o boizinho em paz, né? ;)
      Pra ficar franzida, é só fazer a tira das havaianas encapadas com o dobro do comprimento. Pode ser chita.
      Se quiser passar impermeabilizante, pode passar, mas não é necessário…
      A cola recomendada é a de contato, ou cola de sapateiro, mesmo.
      Beijinhos e boa sorte!

  189. lucyanna cardoso Diz:

    oi voltei de novo e gostaria de saber se existe outros tipos de cola. bjus. obrigado

  190. Jousy Diz:

    Boa noite

    Renata, já conseguiu alguma coisa sobre customização de havaianas com guardanapos, fico aguardando qualquer resposta, pois as informações sobre customização com tecido foi muito importe.

    Que Deus continue te abençoando

    • renatabatata Diz:

      Oi, Jousy!
      Obrigada pelas suas palavras!
      Infelizmente, ainda não consegui nada! Mas assim que tiver qualquer informação, posto aqui!
      Beijinhos e volte sempre!

  191. Rita Diz:

    Olá, Não todos os comentários.

    Antes de ver suas orienatações tentei colar o tecido na havaiana e não deu certo acho que não fiz o procedimento certo.

    Fui informada que o tecido é prensado com aquela máquina de colar transfer em camisetas, você sabe sobre esse procedimento?

    Obrigada pela atenção .

    Aguado resposta.

    Rita Paixão

  192. Rita Diz:

    Desculpe ao que quiz dizer no comentário acima é,

    Não li todos o comentários acima.

    Rita Paixão

    • renatabatata Diz:

      Oi, Rita!
      Essa técnica do tecido prensado é usada para fazer havaianas com fotos, sabe? É um procedimento todo feito numa máquina parecida com aquelas máquinas de xerox que tb fazem camisetas.
      Pra colar o tecido, siga as instruções na receita e aproveite as dicas do pessoal nos comentários. Tenho certeza que vai dar muito certo!
      Beijinhos e boa sorte!

  193. celina Diz:

    ola re!!!!
    usei uma cola de contato, deu uma manchadinha sim
    mas foi a primeira né? nao poderia sair perfeita msm
    mas ficou linda,ainda nao usei pra saber o resultado da cola
    se vc puder me mandar umas amostras ficarei agradecidissima
    meu email ce_jarrinha@hotmail.com
    ou se alguem quiser me mandar eu agradeço tbm
    obrigada!! cece

    • renatabatata Diz:

      Oi, Celina!
      Tudo o que eu faço vou postando aqui. Sempre dê uma passadinha!
      Tem muitas meninas que escrevem que tb tem blog. Clica no nome delas pra conhecer o trabalho de cada uma.
      Beijinhos!

  194. ALESSANDRA Diz:

    GOSTARIA DE SABER ONDE ENCONTRO A LINHA DE PESCA???

    • renatabatata Diz:

      Oi, Alessandra!
      Em lojas de armarinhos ou de pesca mesmo. Lojas que vendem produtos de artesanato tb costumam ter.
      Beijinhos!

  195. Andrea Diz:

    Oi,pode me dizer qual cola e usada para colar guardanapo nas Havaianas.Obrigada!!!

    • renatabatata Diz:

      Oi, Andrea!
      Infelizmente, ainda não tive contato com essa técnica, que é parecida com a decoupage. Não sei que tipo de cola é usada.
      Assim que tiver mais informações sobre isso, posto aqui.
      Beijinhos e volte sempre!

  196. ijani torremocha Diz:

    oie….
    quero saber porque a cola de contato esta manchando o tecido de amarelo….a cola de contato é igual a de sapateiro…
    fiquei sabendo da cola de isopor ….ela é branca e não mancha ..será que dá certo….

    • renatabatata Diz:

      Oi, Ijani!
      Provavelmente está manchando porque tem muita cola ou o tecido tem fibra sintética. Não sei sobre a cola de isopor, faça um teste e depois conte pra gente!
      Quanto à mistura, nunca ouvi falar… :S Mas não gosto muito de misturas, prefiro usar a cola testada e aprovada!
      Beijinhos e boa sorte!

  197. ijani torremocha Diz:

    vi em um site uma mistur de 3 colas :branca, cascorez e mariander…
    mais não explica como usar ….
    vc sabe ??

  198. Jousy Diz:

    oi Renta, vc., sabe qual a cola que estão usando para fazer a decoupagem com guardanapo na sandalia.

  199. VANESSA Diz:

    OI RENATA!!!
    ACHEI SUPER LEGAL SUA ATENCAO E SEU CUIDADO COM CADA COMENTARIOS E DUVIDAS.
    EU SO ESTAVA PESQUISANDO SOBRE AS SANDALIAS MAS AGORA VOU FAZER GOSTEI MUITO BJS .
    QUE DEUS TE RETORNE EM DOBRO TUDO QUE VC COMPARTILHOU .
    PARABENS BJS .

    • renatabatata Diz:

      Oi, Vanessa!
      Obrigada pela visita e pelas suas palavras!
      Beijinhos e boa sorte com suas havaianas!

  200. regina Diz:

    Oi Renata, parabéns pelo blog.
    estou querendo fazer as havaianas custumizadas com tecidos e tenho algumas dúvidas ainda… apesar de ter lido tudo hehehe.
    vamos lá: vou fazer o acabamento com fuxicos, é melhor costurar ou colar? cola quente ou a mesma cola que usei para colar o tecido?
    vou encapar as tiras com tecido 5cm por 20 cm, no final costuro ou colo? para não ficar saindo do lugar.
    obrigada.

    • renatabatata Diz:

      Oi, Regina!
      Pode colar os fuxicos com a mesma cola, pra garantir que eles não vão cair. Algumas pessoas colaram com cola quente mas depois de um tempo eles caíram, então é melhor garantir.
      Quanto às tiras, eu colaria mas tb daria um pontinho, pra garantir.
      Beijinhos e boa sorte!

  201. regina Diz:

    oie, eu de novo…
    vi em outro site pra passar termolina leitosa no tecido para não desfiar.
    mas se vou passar a cola brascoplast na base e no tecido, como devo proceder com a termonila? passo ou não?
    e se passar é só nas beiradas do tecido?
    tchauzinho

  202. cristiane almeida Diz:

    ola!….me ajude por favor,ja fiz varios modelos mais as tiras sempre esta ficando fogadas por essa medida indicada,estou custurando na mao sera esse o problema?na maquina deve pegar mais pano né!
    obrigada!!

    bjim

  203. Anne Diz:

    Ola Renata…!
    Menina adorei o seu site, nao só pelas dicas que tem dado mas, pelo carinho com que vc responde a todas as perguntas postadas aki…..Parabens!
    E falando em perguntas…..gostaria de saber qual a cola usanda pra fazer decoupage com guardanapos de papel em havaianas, ja vi alguns trabalhos e fiquei encantada com a tecnica, ja fiz varios trabalhos com decoupagem em madeira, tecido e vidro mas em havaianas acredito que a cola usada para fixar deve ser outra…..
    Renata obrigada por todas as dicas e que Deus a abençoe sempre mais, para que vc possa continuar ajudando a todas nós com seu site!
    Bjo grande…….

  204. Anne Diz:

    Renata da uma olhadinha neste site…….é sobre os chinelos com decoupagem que te falei……
    http://www.flickr.com/photos/elyybolsasetc/3340450150/
    Bjim

    • renatabatata Diz:

      Anne!
      Obrigada pela sua visita e pelas suas palavras!
      Não conheço a técnica mas o link que vc passou é legal, já que ela vai dar curso, né? O pessoal pode aproveitar pra aprender!
      Beijinhos e volte sempre!

  205. Angela Justino Diz:

    Oie,t udo bem?
    Achei seu site e já virei sua fã….já está nos meus favoritos.
    Eu faço chinelos com pedrarias e agora to com vontade de fazer um de tecido, tomara que dê certo, se bem que com todas as dicas que encontrei aqui com certeza vai ser muito melhor.
    Assim que fizer te mando uma foto, tá?
    Quero fazer o de tira franzida, acho que é só fazer umas 03 vezes maior no cumprimento e uns um pouco mais larga que a tira, não é?
    Tenho dificuldades com essas medidas, rs.
    Beijo

    • renatabatata Diz:

      Oi, Angela!
      Obrigada pela visita e pelas suas palavras!
      Manda foto, sim!! Meu email é: renatabatata_blog@hotmail.com
      Olha, pra franzir, três vezes parece uma medida legal! Faça um teste mas acho que vai dar certo! ;)
      Beijinhos e espero sua foto!

  206. Adriana Ribeiro Diz:

    Olá Renata, adorei essa sua página……estou querendo saber se vc poderia me ajudar ou em dar umas dicas de como forrar as havainas com quardanapo, seria o mesmo modo, so q em vez do tecido eu usaria o guardanapo, ja faço trabalhos com decoupage em caixinhas e gostaria de saber se é possivel usar o guardanapo na havaiana. Bjos

  207. Oiee Renata, joinha?!
    Akii vim te pedir uma ajudinhaa.. rs
    qria dar uma olhadas nas suas havaianas..
    será qee vocC podia me mandar suas fotos por imail..

    ~*beeijô

    • renatabatata Diz:

      Oi, Mayara!
      Então, amiga, eu não faço pra vender, só pra mim mesmo, então não tenho fotos de vários pares. Tudo o que tenho fotografo e posto aqui.
      Volte sempre pra ver as novidades!
      Beijinhos!

  208. –Brigadiim Renata pela atenção..
    akii estou cobrindO as solas..
    e estou usandO, cola de sapateirO..
    tem uma produto qee passa para o tecidO não desfiar [termolina]..
    vc pode me falar onde encontrO esse produtO..
    e se eu não achar o qee posso subistituiir?!

    BeeijO gdee Renata

    • renatabatata Diz:

      OI, Mayara!
      Acredito que termolina se encontra em lojas de artesanato ou produtos de faça você mesmo ou construção.
      Boa sorte e beijinhos!

  209. ijani torremocha Diz:

    oie….
    gostaria de ver tbm suas havaianas…..
    não sei onde esta este post de havaiansas com guardanapos …
    pode me ajudar ..quero ver essa nova tecnica…
    beijos

    • renatabatata Diz:

      Oi, Ijani!
      Como eu disse, não faço havaianas pra vender, só pra usar! Todas as que vou fazendo vou postando aqui!
      Volte sempre pra ver as novidades!
      Pra achar o post das havaianas com guardanapos, escreva “havaianas” e “guardanapos” na busca.
      Beijinhos!

  210. Anne Marry Diz:

    Oi Renata, adorei todas as suas respostas que vc deu, esclarecendo muitas das nossas .dividir com o outro o nosso saber, não é para todos, só para pessoas especiais.

  211. Nádia Diz:

    Olá como vai achei seu site e gostei muito. Estou começando a fazer os chinelos e gostaria de tirar uma duvida, eu vi alguns chinelos q sao feito da mesma forma q ensinou mais com um brilho como se tivesse passado um verniz, eu comprei o impermeabilizante 3m pensando q deixaria brilhosa tbm mais nao fica vc sabe de algo q posso passar pra dar o brilho? E o impermeabilizante nao deixa o tecido desfiar? pq a minha está desfiando um pouco. Se puder me ajudar agradeço muito

    • renatabatata Diz:

      Oi, Nádia!
      Obrigada pela sua visita!
      Então, quanto à questão do brilho, não sei, não. Pode ser o tecido tb. Faça um teste com um tecido com mais brilho.
      Pro tecido não desfiar, arremate com um pouquinho de cola pra tecido.
      Beijinhos e boa sorte!

  212. ANNE BRAVO Diz:

    Renata…..
    Com suas dicas consegui montar minhas primeiras havaianas!
    Mandei algumas fotos no seu email…..modestia a parte eu achei que ficaram lindas, vamos ver agora se consigo vende-las.
    Bjo e mto obrigada pelas dicas preciosas!!!!!!

    • renatabatata Diz:

      Anne!
      Te respondi pelo email mas escrevo aqui também: ficaram lindas meeesmmoooo!!
      Parabéns!
      Espero que vc venda bastante e faça ainda mais modelos lindos!
      Beijinhos e mantenha contato! ;)

  213. Nádia Diz:

    Olá Obrigada por me responder! Então hj passei o verniz acrílico brilhante que tbm é ultilizado em telas, pra fazer o teste aparentemente ficou bom até parece pintado sabe, oq acha será que o verniz tem algum perigo de sair quando estiver usando? Ah e tbm vou passar o impermeabilizante
    bjo e obrigada pela atenção

    • renatabatata Diz:

      Oi, Nádia!
      Como eu sempre digo, faça um teste! Não sei se o verniz aguenta o suor dos pés… Quem sabe com o impermeabilizante?
      Beijinhos!

  214. Tábata Rezende Diz:

    Olá, primeiramente quero elogiar esse site, pois tem umas idéias muito legais.
    Mas, tenho uma dúvida! Que tipo de cola usar para colar strass nas havaianas, pode ser araldite? Ou existe uma cola especifica? Obrigada, até mais….
    bjinhus.

    • renatabatata Diz:

      Oi, Tábata!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Pode ser araldite sim, ou superbonder ou mesmo cola quente.
      Beijinhos e volte sempre!

  215. Tábata Rezende Diz:

    Oi, eu de novo…
    Surgiu outra dúvida! Você disse que pode ser super bond, mas o mesmo na borracha não resseca?!

    • renatabatata Diz:

      Tábata,
      Algumas pessoas usaram superbonder e deu certo. Faça um teste!
      Eu usei uma vez mas colei os dedos :s Então não uso mais! É difícil colar em pedaços tão pequenos…
      Boa sorte!

  216. shynok guerra Diz:

    boa tarde. Olá, primeiramente quero elogiar esse site, pois tem umas idéias muito legais.e agradecer sua dicas.estou querendo fazer umas mais queria mais dicas.

  217. Betyna Diz:

    Ola boa noite gostaria de saber como posso costurar as tiras se não tenho maquina de costurar,me mande passo a passo como faço para costurar .
    Obrigada

  218. bruna Diz:

    oi ana,fiz uma de chitão e ficou legal,fiz tbm uma com tecido branco que manchou um pouco ,mas o que tá me deixando intrigada são as bordas que estou soltando os fios,oque posso fazer pra mudar isso?
    muito obrigada desde já

  219. Jéssica Diz:

    adorei essa dica vc é muito criatia parabens vou fazer em casa bjokas bligaduu!! =)

  220. Adriana Ribeiro Diz:

    Renata, queria te mandar a primeira havaiana q fiz, graças as suas explicações consegui fazer uma..hehehhee..Muito obrigada..Bjos
    Me manda seu e-mail

  221. jakeline moreira gonçalves Diz:

    olá Renata, boa noite estava a procura do que fazer com os retalhos de tecido que ganhei, fiquei sabendo das hawaianas decoradas,mas vc parece que é a única que ensina, continue assim td o que a gente passa pras pessoas a gente recebe de volta, vou fazer uma de teste se ficar boa e espero que fique posto pra vc e se tiver mais dicas de como utilizar tecido (principalmente retalhos) me dá uns toques obrigada

  222. Cris Diz:

    Oi Renata me ajude que cola eu posso usar pra colar o tecido.

  223. Cris Diz:

    ah!! e nas sandalias essa ai me disseram que mancha ,mas vi seu trabalho é lindo Deus te bençõe Mas e mas.

    • renatabatata Diz:

      Oi, Cris
      Use a cola de contato, como nas explicações. E dá uma olhada nos comentários que tem outras sugestões.
      Beijinhos e boa sorte!

  224. Zélia nunes Diz:

    Olá, estou te escrevendo para em primeiro lugar parabenizá-la pelos trabalhos.
    Estou começando a fazer sandálias havaianas.
    Fiz uma com guardanapo só que usei e saiu o guardanapo.
    Como posso fazer sem sair?
    Aguardo sua resposta.
    abços Zélia

    • renatabatata Diz:

      Zélia, não conheço a técnica do guardanapo.
      Faça uuma busca usando o formulário no menu ao lado e procure por “Havaianas com Guardanapos”.
      Tem um post falando disso e dando um contato.
      Beijinhos e boa sorte!

  225. Cris Diz:

    obg continuie assim gentil ….

    DEUS te ilumine mais e mais.

    bjinnn

  226. Fernanda Diz:

    Renata, não entendi muito bem como vou colocar o tecido nas tirar!
    será que tem como me explicar mais claramente?!

    beeijos

    • renatabatata Diz:

      Oi, Fernanda!
      Tá tudo bem explicadinho! Dá uma olhada nos comentários que o pessoal tb fala bastante!
      Beijinhos e boa sorte!

  227. Mary Diz:

    olá renata!!
    fiz uma havaiana linda, colei cm cola de sapateiro e tal..
    só q começou a soltar o tecido..desfiar, etc..
    tava lendo os comentários e lembrei q eu ñ esperei os 15 minutos pra colar, será q esse foi o problema?

    outra coisa, eu passo a cola de contato e a de tecido nas beiradas e espero 15 minutos? a cola de tecido pode esperar esse tempo todo?

    bjos

    • renatabatata Diz:

      Mary, a cola de tecido é pra colar na hora. A de contato tem que esperar mesmo.
      Com certeza descolou por causa disso.
      Faça outra e espere 15 min pra colar e 72h pra secar completamente.
      Beijinhos e boa sorte!

  228. jessica Diz:

    olá renata…
    gostaria de saber se a cola a base de epoxi a 10 minutos serve para colar os solados das sandálias,pois eu estou em duvida dessa cola com a brascoplast que vc menciona em algumas respostas.
    também gostaria de saber se as tiras das sandálias quando feitas de pano e enroladas na sandália podem ser coladas com a mesma cola?
    e por favor me mande a referência da melhor cola para ser usada…
    seu blog está me ajudando muito mas ainda tenho essas pequenas duvidas.
    um grande bjo!!

    • renatabatata Diz:

      Oi, Jéssica
      Eu sempre falo pra fazer um teste antes de usar. A que eu sei que funciona é a de contato, ou Brascoplast. Se funcionou, ótimo! Algumas meninas testaram com superbonder e deu certo.
      Vc pode usar a mesma cola pras tiras. Qual vc gostar melhor do resultado!
      Beijinhos e boa sorte!

  229. Mary Diz:

    obrigado Renata!!

    mas me diga só mais uma coisa, eu colo o tecido na havaiana, e só depois é q passo a cola de tecido nas bordas??

    bjos

    • renatabatata Diz:

      Mary, vc quer dizer pra não desfiar?
      Se for isso, sim, só depois da cola secar. Dê uns pinginhos e espalhe bem.
      Beijinhos e boa sorte!

  230. Mary Diz:

    É isso mesmo!!

    Muito obrigado Renata, vou testar suas dicas e depois digo cm ficou.

    bjo

    ^^
    *

  231. Aurélia Diz:

    Ola Renata, estou começando agora, e gostaria de saber quanto as tiras que você utliza como faz para inserir elas, digo como vc costura e vira as mesmas para inserir nas tiras das sandalias como é feito por nao entendi direito?
    Eu fiz com cola de decoupage e guardanapo e ficou super amassado…help me ajude.

    Grata e mta paz e luz pra vc que passa tanta informação com tanta atençao e carinho.

    • renatabatata Diz:

      Aurélia, vc faz um rolinho e enfia a tira dentro, depois recoloca a tira na sandália.
      Quanto ao guardanapo, não conheço a técnica. Faça uma busca usando “havaianas com guardanapos” que vc acha o contato que eu encontrei.
      Beijinhos e boa sorte!

  232. Rosana Diz:

    Oi Renata, encontrei seu site na busca de como forrar a sandália havaiana e adorei. Agora eu tenho uma dúvida, é obrigatório passar o himpermeabilizante ou algo depois que cola o tecido? Estou com essa dúvida. Espero que vc possa me ajudar!
    Bjs e parabéns pelo seu trabalho!

    • renatabatata Diz:

      Rosana, não é obrigatório. Fica a gosto do freguês! Mas se passar, teoricamente, a sandália vai durar mais.
      Beijinhos e boa sorte!

  233. Aurélia Diz:

    Obrigada querida.
    beijoss

  234. Rosana Diz:

    Obrigada meu bem! Tenho certeza que minhas havaianas ficarao otimas com as dicas de todas aqui. Bjs! E tudo de bom!

  235. Rosana Diz:

    Olha como eu li todos os depoimentos e vi que algumas das maiores duvidas é a colagem das tiras se põe cola ou não… Vai uma dica: ao enrolar o tecido ou a fita pingue uma gotinha de “cola de tecido” do lado na parte interna da correia a medida que vaienrolando a fita, mas é uma gotinha pra não manchar enem ficar grosseiro, assim o acabamento ficará melhor e não correrá o risco de soltar. Ok? E quanto as tiras grandes eu já vi (ainda não fiz) modelos que foram batidos “ilós” nas correias para segurar as tiras, eu gostei mas acho que o acabamento não é muito legal! Porém , eu tenho algumas encomendas com tiras, vou ver se dar pra prender ao colocar a correia no lugar. Assim que eufizer eu posto pra vcs!
    Bjs!

  236. Karla Diz:

    Renata,
    Que pessoa iluminada você é!
    Que os deuses te abençoem e continuem te iluminando. Bjs.

  237. djanira Diz:

    olha…eu achei otimo isto aqui viu???…eu estou fazendo assim …tiro a medida da sandalia no tecido e passo termolina no risco, deixo secar ..ai recorte e passo cola de tecido , deixo secar e depois passo termolina ….ficou otimo….parabéns amiga e xero…
    outrosssim vc sabe a dica com decoupagem em guardanapo?????p sandalias??

    • renatabatata Diz:

      Oi, Djanira!
      Obrigada pelas dicas!
      Não sei a do guardanapo mas faz uma busca no menu ao lado que eu encontrei uma pessoa que sabe!
      Beijinhos e boa sorte!

  238. meiryhellen Diz:

    aii
    q lindo vou fazer já rsrs
    melhor blog…
    adorei!!! vou passar para todas as minhas amigas ;D

  239. Mary Diz:

    boa tarde meninas!!

    alguém já forrou a havaiana cm cetim?? cm ficou? será q solta fácil?

    bjos

    ^^
    *

  240. Ceiça Diz:

    Olá Renata!!
    Olha, seguindo as dicas aqui apresentadas, fiz as minhas primeiras havaianas encapadas, realmente a melhor cola é a Brascoplast, a termolina eu comprei mas não utilizei pois os tecidos que comprei já eram engomados e não desfiaram, percebi que somente os chitões ou tecidos similares que desfiam muito é que precisam passar a termolina nas beiradas para não desfiarem. Agora, não gostei do efeito das fitas sobre as tiras, aquelas enrroladas, eu mesma fiz os rolinhos costurados e encapei as tiras, deu um efeito mais industrial e de melhor apresentação.

  241. walter Diz:

    Oi renata…
    Queria saber sua opnião se é melhor cortar o tecido da forma da havaiana antes ou dps de passar a cola e colar na havaiana…
    Qual a melhor maneira pra sair sem falhas no tecido??
    A termolina dever ser passada no tecido antes de cortar na forma da havaiana ou depois que ja foi feito o molde??
    obrigado

  242. ana lucia Diz:

    olá renata, no passo a passo tem que ser usado cola permanente! pelo que li nos comentários não preciso gastar com a cola permante. gostei muito do seu blog, manda as novidades plis!

  243. Mary Diz:

    olá!!

    alguém já forrou a havaiana cm cetim?? cm ficou? será q solta fácil?

    bjos

    ^^
    *

  244. Mary Diz:

    Renata, tô tendo problemas cm tecidos q possuem a cor branca, tá manchando….o q faço??? ñ tenho ctz se é 100% algodão..
    Qnd é totalmente algodão ele mancha tbm?

  245. Cláudia Diz:

    Vi num site ,que dá curso,chinelos com decoupage em PAPEL.
    Diz lá que impermeabilizam (com o que?) e depois pode ser lavado.
    Tem alguma dica?
    Desde já,obrigada.
    Cláudia Cherubim

    • renatabatata Diz:

      Cláudia, não conheço a técnica do decoupage. Faz uma busca aqui mesmo no blog, no menu ao lado, que eu dei uma indicação de uma moça que conhece.
      Beijinhos e boa sorte!

  246. Francieli Diz:

    Nossa Renata…. muito lindos os teus trabalhos…e vc é MUITO legal…demorou pra eu encontrar alguem q desse essas informaçoes de boa….
    Estou louca pra começar a fazer logo…..
    Aqui na minha cidade ninguem faz esse trabalho ainda….
    E aquela menina, a pimentinha, fui ver as fotos dos trabalhos dela….muitos lindos…e ela aprendeu com vc…..muito legal!!!!
    Espero chegar lá tbm…
    =)
    ADOREI!!!!!!
    Beijos

  247. Francieli Diz:

    Oi Renata…tentei e ficou mais ou menos….passei a cola direitinho no tecido e no chinelo, esperei o tempo certo mas mesmo assim esta descolando…deve ser a marca da cola de contato…usei outra….vou tentar com a Brascoplast….tbm nao consegui fazer o acabamento direitinho….ficou meio mastigado o tecido….mas minha duvida mesmo é sobre o tecido…usei um 100% algodao mas achei fino, existe mais grosso e mais fino sendo ambos 100% algodao????
    bjos

    • renatabatata Diz:

      Francieli, existem tecidos mais finos e mais grossos 100% algodão. Por exemplo, tricoline e voal são bem finos, enquanto que chita e brim já são bem mais grossos. Use uma tesoura bem afiada pro tecido não ficar mastigado. E procure um tecido um pouco mais grosso.
      Beijinhos e boa sorte!

  248. Mary Diz:

    Renata, vc cola o cetim nas tiras da havaiana cm q tipo de cola??

  249. Ceica Diz:

    Ola Renata!
    Olha fiz minha havainas conforme os passos que vi aqui e saiu tudo bem, agora gostaria de deixar mais algumas dicas que pude observar: os tecidos que mesmo que digam que seja 100% algodão, alguns não colam bem porque na sua composição possuem alguma fibra sintética feitos do mesmos ingredientes da cola de contato. Estou colocando as correias das havaians com ajuda de um alicate de bico comprido e fino e coloco dentro do buraquinho da sandalia abro e pego de lado a bolinha da correia e ai dou uma puxadinha achei rapido e facil. Na milnha primeira coleção de 30 pares vendi em um dia 12 pares e foi um sucesso estou com varias encomendas. Agora estou encapando tambem as correias pois enrrolar fitas fica bonito mas não bem acabadas como encapadas, dar trabalho mas compensa o visual.
    Desejo-te um dia muito feliz e agradeço a ajuda deste blog maravilhoso. quem quiser qualquer informação adicional é só perguntar.
    Mil beijos

  250. OI RENATA, estou radiante com suas dicas pois, sempre adimirei essas chinelas, estou morando no exterior e gostaria de saber se tem algum tipo de cola aqui pra que eu possa usar e começar as minhas!! te agradeço desde já!!! DEus te D6e em dobro..=)

    • renatabatata Diz:

      Izabella, procure por cola de sapateiro! Vc vai saber pq tem um cheiro forte e demora um pouquinho pra colar! ;)
      Beijinhos e volte sempre!

      • izabella NY Diz:

        obrigada Renata assim que eu fizer te mostro, eu sou o xodód di pano que te adicionou no flickir.. beijão e obrigada!!!

  251. Luciene Diz:

    Oi Renata, gostaria de saber que tipo de cola uso se usar guardanapo de decoupage e qual impermeabilizante passo sobre o mesmo.
    Adorei seu trabalho!!!!

  252. danielle Diz:

    oi Renata, adorei suas dicas e sei que vão me ajudar bastante,pois estou querendo muito fazer essas sandálias personalizadas e estava sem saber por onde começar….bjussss

  253. danielle Diz:

    oi Renata ,adorei suas dicas..
    estou querendo fazer esse tipo de trabalho mais estva sem saber por onde começar…vc me ajudou bastante..obrigada
    bjus

  254. danielle Diz:

    oi renata td bem ? gostaria de saber se vc sabe me informar uma impressora para eu fazer havaianas personalizadas com fotos e mensagens…
    obrigada

  255. Daiane Diz:

    Olá Renata, parabéns pelo seu site gracinha.
    Comecei a fazer uma havaiana (mas eu tenho um dom para isso rsrsrs)

    1 – Tirei as correias da havaiana
    2 – encapei elas bonitinhas com fita de cetim nº 1 (a pqna)
    Ode esta minha duvida, abaixo:
    3 – eu estou recortando um pedaço do tecido passando cola contato no tecido e na havaiana esperando os 15 minutos e colando, mesmo assim esta ficando manchado.
    4 – Em seguida eu corto o tecido já colado
    5 – Passo cola pano na beirada do tecido para que ele não desfie, mas ta manchando tbem.
    Estou quase tendo um treco pq tenho já encomendas e essas colas estão me deixando louca.
    Preciso que vc me auxilie com isso, se alguma coisa que eu possa remover a cola do chinelo e do tecido qdo mancha e se estou no caminho certo.

    Obrigada florzinha, vc é especial.

    • renatabatata Diz:

      Realmente, o cetim mancha. Tente passar outras vezes o cetim, enrolando em cima da mancha ou dê um pontinho. Dá uma olhada nos comentários e no post “Havaianas encapadas” que tb tem muitas dicas!
      Beijinhos e boa sorte!

  256. Lilian Diz:

    Vc conhece alguma coisa da técnica de decoupage em havaianas com guardanapos, pois estou precisando muito obter informações a respeito. Desde já muito obrigada

    • renatabatata Diz:

      Lilian,
      Faça uma busca por esse assunto na barra ao lado que vc encontra o link de alguém que sabe! ;)
      Beijinhos e boa sorte!

  257. ynayara Diz:

    oi renata!!!
    estou aqui novamente pra lhe agradeçer em nome de todos que já utilizaram o seu blog para algum tipo de auxílio ,as dicas que voçê nos dá são muito boas, obrigada por sua atenção e por seu carinho em responder cada um de nós
    ps*as sandálias forradas estão” bombando”aqui em recife…
    principalmente os modelo p verão.
    beijos ynah

    • renatabatata Diz:

      Que legal, Ynayara! Fico muito feliz em saber! :D
      Beijinhos e boa sorte! Volte sempre com notícias boas!!

  258. joziane Diz:

    ola adorei o trabalho vou tentar fazer , só tenho uma duvida, parece q a sandsalha é piuntada nem parece tecido ela fica assim ? parece plastificada, depois q cola o tecido vc passa uma camada de cola em cima do tecido?

    • renatabatata Diz:

      Joziane, é o impermeabilizante que deixa assim. Dá uma olhada nos coments acima! ;)
      Beijinhos e boa sorte!

  259. claudia sabrina Diz:

    Ola renata vim dividir com vcs sobre decoupagem com guardanapos em havaianas…demorei muito pra achar e acesso sobre issu…é so comprando apostila mesmo..entao quero dividir o q aprendi e ja estou fazendo e deu certo com as minhas.
    cola p/ decoupagem
    squizz adesivo
    pincel d cerdas macias
    guardanapos p/ decoupagem d sua preferencia
    tire a pelicula do guardanapo passe cola p / decoupagem nas havaianas e cole o guardanapo,espere secar 2 horas…depois passe em cima do guardanapo o squizz adesivo …espere secar mais 3 horas….pode molhar depois d 3 dias…espero q tenho ajudado….fica lindo lindo…qualquer duvida meu msn é sabrinacaruzo@hotmail.com bjokas a todas e boa sorte =

    • walkyria Diz:

      Renata ,parabéns pela sua atenção , em todos os lugares que procuro,só vc. é quem responde.Faço havaianas forradas com lycra de biquini, ficam lindas mas o meu problema é o de todas (cola); uso de contato (muito forte) e brascola. Ao final todas descolam, agora existe um processo que vc. prepara a sandália e depois vai em uma prensa a 200 graus para fixar bem, vc. conhece?Ficam perfeitas, mas não consigo saber qual é esse processo e a prensa, será a prensa de estampar camisetas,?O que vc. acha?

  260. walkyris Diz:

    Já reparei em todos os sites, vc. é a única que responde todas as perguntas.Parabéns pela atenção. Faço as sandálias com tecido de lycra, ficam lindas,mas o meu problema é o de todas a cola. Tem uma técnica que vc. prepara a sandália, passa cola espera secar e é levada a uma prensa de 200 graus para não corres o risco de soltar, vc. conhece algo assim?

    • renatabatata Diz:

      Oi, Walkyria!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Não conheço esse procedimento que vc falou…
      Beijinhos!

    • renatabatata Diz:

      Oi, Walkyria!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Não conheço esse procedimento que vc falou…
      Beijinhos!

  261. walkyria Diz:

    Olá Renata, sou eu de novo é que meu nome saiu errado na primeira vez.Será que devo passar spray impermeabilizante na lycra? Faz alguma diferença?Quanto ao comentário acima colei as havaianas e depois coloquei uma fronha em cim e passei -as a ferro ,ficou bem colada, mas não posso fazer isso uma a uma, vai demorar demais, porisso falei da prensa. Bjos

    • renatabatata Diz:

      Walkyria, realmente não conheço muito lycra. Vc tem que ir testando. Agradecemos se vc puder voltar e nos dizer como ficou! ;)
      Beijinhos!

  262. Sandra Diz:

    Boa noite Renata!!!!
    Passeando na net. achei vc. e acho q. vc pode responder as minhas perguntas!!! essa tecnica de colagem de tecido nas havaianas, pode ser tbm para guardanapos!!! eu uso a mesma cola? o mesmo tempo de secagem, o spray pra impermeabilizar? please me responda me de algumas dicas!!! obrigada !!! q. vc tenha uma linda semana!!!!

    • renatabatata Diz:

      Sandra, bem-vinda!
      Eu não conheço essa técnica. Por favor, leia os comentários acima que tem várias dicas!
      Beijinhos e volte sempre!

  263. Isabel Diz:

    Olá Renata tudo bom?

    Adorei estar aqui tirei muito proveito daqui sobre os chinelos
    Estou voltando ao artesanato depois de muito tempo e estou perdidas com tanta novidades que tem agora
    Já passei por muito blogs sobre chinelos e o seu é o unico que tem trocas de ideias.Parabens Renata por esse blog.
    Agora antes de passat por aqui fiz um chinelo com cola de sapateiro e mesmo esperando 5 minuto ficou muito ruim e descolou passei termolina o tecido ficou mais escuro, não gostei da aparencia.Mas agora com essa dicas aqui vou conseguir o resultado que eu quero.

    bjs e mais uma vez Parabens por esse blog.
    Isabel Tarelho

  264. Lusangela Diz:

    Gostaria de saber se você conhece uma prensa para colar tecido sintético na havaiana. Sei que existe, porém não sei quem fabrica. Obrigado. Aguardo resposta em breve.

  265. leticia Diz:

    olá estou te escrevendo pra dizer que muito das suas dicas estão me ajudando parabéns pelo seu trabalo,bjus…

  266. Larissa Diz:

    Oi Renata. Fiz uma havaiana com o tecido Chitão, mais não gostei muito do acabamento. Ficou desfiando um pouco, não saiu perfeita. como faço para o acabamento sair bacana?!
    Pensei em fazer um molde com papelão, mais não sei se ficaria legal, pois cada sandália tem seu tamanho, sendo do msm numero. Em relação a cola, a menina da loja me indicou uma cola, “Découpage”, porem ela disse que primeiro deveria passar o selante, depois a cola, e depois do tecido já na havaina, aplicar novamente o selante. Essa técnica é correta msm? beijinhos. Adorei seu blog.

    • renatabatata Diz:

      Larissa, o chitão desfia muito mesmo. O legal é fazer um acabamento com cola pra tecido, que dá uma segurada.
      Quanto à cola, o melhor é a cola de contato. É garantida por todos que usaram. O selante pode ser um impermeabilizante. Mas é opcional.
      Obrigada pela visita e volte sempre!
      Beijinhos!

  267. Luciola Diz:

    Oi Renata, ja estou fazendo as havaianas coberta portecido, mas só nas tiras,gostaria de fazer essa customizada!! mim ajude por favor!!!
    Seu ablog é perfeito!!
    beijinhos!!!

    • renatabatata Diz:

      Olá, Luciola!
      Obrigada pela visita e pelo carinho!
      Se você tiver alguma dúvida, tire um tempinho pra ler os comentários que tá praticamente tudo dito aí! ;)
      Boa sorte e volte pra contar como ficou!
      Beijinhos!

      • Luciola Diz:

        Oi Renata, obrigado pela atenção!!
        Minha duvida na verdade é só uma, queria saber pra que serve o impermeabilisante, tenho uma cola que se chama TERMOLINA LEITOSA!!! pra que ela serve na sandalia???
        Obrigado, e beijos!!!

      • renatabatata Diz:

        Luciola, como eu te disse, tá tudo explicadinho nos comentários aí em cima!
        Tire um tempinho pra ler com calma! tenho certeza que vc vai aprender muito!
        Beijinhos!

  268. Rosane Diz:

    Oi, Renata! Estou adorando teu blog e as dicas preciosas para cusomizar havaianas com tecido. Vou me aventurar a fazer, pois , ao contrário de ti, sou “craque” nas com pedrarias. Se tiveres alguma dúvida e eu puder esclarecer, me coloco à disposição, ok? Um beijo bem grande!

  269. Renata Diz:

    Oi Renata, precisa molhar ou algo assim !
    E com guardanapo qual seria o procedimento, espero a sua ajudaa !
    Beijinhos

    • renatabatata Diz:

      Oi, xará! Tá tudo explicadinho aí em cima! Quanto a técnica dos guardanapos eu não conheço, mas faça uma busca aqui do lado que eu já postei o contato de uma pessoa que sabe!
      Beijinhos e boa sorte!

  270. MICHELLE Diz:

    OLÁ RENATA GOSTARIA Q VC POSTASSE ESSAS HAVAIANAS DECOUPADAS COM GUARDANAPO DE PAPEL

    • renatabatata Diz:

      Michelle, não conheço a técnica de decoupage. Faça uma busca na barra ao lado que eu já postei o contato de quem sabe!
      beijinhos!

  271. Sandra Diz:

    Olá Renata, eu tenho observado, as meninas pedirem a tecnica de decoupage com guardanapo, eu mesma ja escrevi pra vc pedidindo orientações, bom eu faço a tecnica da decoupage mesmo com a mesma cola que se usa na decoupage normal, e por cima eu passo Squizz adesivo que serve para impermeabilizar, ja fiz o teste da agua, não sai nao!!!m e tem mais eu tbm usei papel vegetal e ficou mto bom tbm. Ok não sei se posso passar meu email para quem quiser perguntar alguma coisa fazê-lo, se puder me diga.
    bjkinhas e bom fim de semana!!!! obs. ainda não usei o verniz da 3M mais dizem q. é mto bom para impermeabilizar.

    • renatabatata Diz:

      Legal, Sandra! Posso divulgar seu email caso alguém pergunte?? Tem muita gente querendo saber!
      Beijinhos, valeu e ótimo findes!!

      • mary Diz:

        olá Renata fiquei super interessada em decaupagem com guardanapos…adoraria que você me desse o e-mail da Sandra pra que possa saber mais…suas dicas são maravilhosa mesmo e tem muita coisa boa que aprendi aqui…obrigada mesmo…bjus no seu coração e que Deus possa te abençõar mais e mais

      • renatabatata Diz:

        Oi, Mary!
        Obrigada pela visita e pelas suas palavras!
        Pra saber o email da Sandra, é só clicar sobre o nome dela, que o email aparece!
        Beijinhos e volte sempre!

      • mary Diz:

        Olá Renata!!!

        Não consigo ver o e-mail da Sandra…ja tentei pela dica quevc tem dado mas não aparece nada…se acaso não quer passar aqui pode mandar pelo meu e-mail…desde ja agradeço…bjus no seu coração…

  272. sandra Diz:

    Oi Renata pode divulgar sim, estamos aqui pra na medida do possivel passar as amigas o q. sabemos . Ok
    bjs

    • elaine Diz:

      oi Sandra, não consegui pegar seu e.mail, será que vc poderia me dizer qual a cola e impermeabilizando que uso nas havaianas com decoupagem de guardanapo. bjão e muito obrigada.

  273. Renata Brito Diz:

    oi,Renata eu gostaria que vc me envia -se o contato da Sandra ela faz decoupagem com guardanapos bjs Obrigada desde de já

    • renatabatata Diz:

      Oi, Renata!
      Clique sobre o nome dela que aparece o email!
      Beijinhos!

      • Erica Diz:

        Olá, Primeiro parabéns pelos trabalhos! São lindos e seu site é ótimo… parabéns pela humildade e por ser tão simpática assim! Estava com algumas dúvidas a respeito do impermeabilizante, mas descobri pelos comentários que o que eu gostaria de saber você não sabe como fazer: decoupagem com guardanapos e termolina leitosa… se possível queria o e-mail da Sandra que pelo jeito entende bem disso, você poderia me passar?
        Obrigada desde já!

  274. juliana breves Diz:

    obrigada pelas dicas,vc esclarece muitas coisa. Obrigada pela ajuda e q deus re abençõe. bjs

  275. Nivea Diz:

    Oi estou nos EUA e estou muito interessada em fazer chinelas para vender,moro pertinho das praias da California e acho que seria uma maravilhosa opcao de venda…Bom aqui nao tem havaianas,so da para comprar no site e sao bem caras..o que voce acha?Sera q vao fazer sucesso como no BRASIL?Abracos!

    • renatabatata Diz:

      Nivea, acho que tem probabilidade sim de fazer sucesso! Porque vc não mostra as fotos de algumas antes de fazer pra ver como é a reação do pessoal? Assim, quem sabe, você consegue sondar seu mercado antes de colocar a mão na massa e no bolso… ;)
      Beijinhos e boa sorte!

  276. Bruna Diz:

    Olá!!!

    Flor por favor me ajude,eu nunca tentei fazer havaianas forradas só simples agora eu quero aprender…

    Tenho q colocar tecido duplo?

    como impermeabilizo? antes de colar no chinelo ou depois, e como recortar o tecido?]

    Por favor me fale passo a passo.

    bjsss

    • renatabatata Diz:

      Olá, Bruna!
      Tire um tempinho pra ler os comentários acima que tá tudo muito bem explicadinho! E no texto acima também está o passo a passo.
      Beijinhos e boa sorte!

  277. KARLA Diz:

    olá genteee… eu já comecei a fazer..e elas estao lindas… a minha pergunta é : os botoes????? eu tenho q forra-los tb??? tem q custurar ou colar?

  278. KARLA Diz:

    gostaria de saber, se os botoes, a gente costura, ou cola?

  279. Nayara Diz:

    Parabéns pelo blog Renata, além de criativa e caprichosa, vc é muito prestativa!
    Abraços…

  280. Lívia Diz:

    Boa noite, Renata!
    Gostaria de saber sobre o acabamento…
    Eu recorto o pedaço do tecido e colo na havaiana e tiro as sobras, certo?
    Mais depois que corto as beiradinhas ficam mal acabadas…
    O que posso fazer?

    Gostaria de saber também se vc passa algum tipo d cola ou algum impermeabilizante por cima do tecido jah colado na havaiana.

    Beijus

  281. Ane Caroline Diz:

    gostaria de saber como faço paço para cortar o tecido? e de preferencia gostaria de saber passo a passo para montar, assim como o material utilizado, pois levo jeito para fazer este tipos de artesanato.
    Muito garta!

  282. Lívia Diz:

    Boa noite, Renata!
    Fiz uma, só que não ficou muito boa por causo do pano.. usei Chita!
    Chita é bom?
    Se não qual ou quais você recomenda?

    beijos

    • renatabatata Diz:

      Lívia, chita pode ser usada sim. Tire um tempinho pra ler os comentários acima que tem muitas dicas de tecido!
      Beijinhos!

  283. Livia Diz:

    Ola..Mas vou colar pano ate na sola do chinelo?

  284. elaine Diz:

    olá, adorei suas dicas, será que vc poderia me dizer como faço os chinelos com gurdanapo de papel, que cola usoe qual o impermeabilizante. bjs. muito obrigada.

    • renatabatata Diz:

      Elaine, dá um olhadinha nos comentários acima que eu deu o link de uma moça que conhece a técnica com guardanapo.
      beijinhos e volte sempre!

  285. Darlene Diz:

    OLá meninas! Essa cola de contato é tipo a cola permanente da acrilex? Dá para usar essa?

    Bjos e parabens para a criadora da ideia! ;)

  286. nara Diz:

    oi minha …gostaria de saber se posso usar cola de tecido? amei as suas havainas são lindas…

  287. Késsya Diz:

    Séra que quando lavar o chinelo o tecido não solta não? nunk tentei mais queria tirar essa duvida!!bjs

  288. ercilene Diz:

    Adorei suas dicas e acho muito legal pessoas que ensinam a fazer e se dispõe a ajudar como vc! Parabéns que Deus continue te abençoando!

  289. Angela Martins Diz:

    A dica que eu dou é de fazer umas florzinhas de fixico para decorar, fica linda e é muito fácil de fazer aí é só colar umas miçangas uns paitês… Enfim use a criatividade para decorar… Adorei seu blog. Eu gosto de artesanato e tudo que faço pra mim e pra minha filha eu retiro de sites ótimos como o seu. Prabéns!!!!!

  290. thatiany Diz:

    Ola renata, gostaria de fazer pro meu aniversario a sandalia havaiana com as fitas do senhor do bonfim, mas gosatria de intercalar cores, nao usar uma cor, depois outra e faze-la como um arco iris. porem, nao sou acostumada e preciso saber qual a cola uso pra colar as fitas (saber tb se as colo no decorrer da alça da sandalia ou se colo apenas no começo e final). aguardo a sua ajuda. obrigada

    • renatabatata Diz:

      Thati, dá uma olhada nos comentários acima que uma leitora explicou como se faz com fitinhas do Senhor do Bonfim.
      Beijinhos e boa sorte!

  291. FabíolaLuisa Macedo Sá pereira Diz:

    Oi Renata tudo bem?
    olha procurei muito as pessoas p me ajudar nas havaianas mas infelismente tem muitas gente egoistas nesse mundo sabe… moro numa cidade pequena no interior da bahia que naum tem muitos recurso e o que visa aki é emprego de prefeitura mas vc sabe so trabalha os puxas sacos q votaram neles e nos temos que si virar para arrumar algo p fazer… então… gostaria muito de saber como vc fazer p n soltar a parte do solado da sandalia pq eu estava usandu colapano termolina e goma laca mas vc sabe é muito caro e mesmo assim as pontinhas das sandalias fica soltandu pesquisandu pela internet aprendi muitas coisas sem a ajuda de ninguem graças a Deus pq como te disse infelismente naum temos almas boas ainda!
    Espero que possa me ajudar se naum poder naum havera nenhum problema mesmo assim ficarei agradecida pela atenção!!

    1 gande bj e um forte abraço!

    Fabiola!
    meu msn é: luaneluanna@hotmail.com
    meu orkut é: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=4612503519179151542

    • renatabatata Diz:

      Fabíola, use cola de contato ou cola de sapateiro. A fixação é perfeita! Use um pincel para espalhar uniformemente, espere o tempo correto da secagem antes de juntar as partes e vai dar tudo certo!
      Beijinhos e boa sorte!

  292. ARIANE Diz:

    OI GOSTARIA DE FAzer este trabalho com guardanapo, é posivel ser feito e qual cola devo usar, ?

  293. tatiane silva de alcantara Diz:

    gostaria de saber se pode lavar a sandalia normal s enao salta o tecido?

  294. Olá Renata,
    Adorei seu blog, achei meio que por acaso… Estava procurando o pap das havaianas com guardanapo pois ja trabalho com as de tecido a um tempo e estou querendo testar esta novidade…
    Me coloco a disposição pra tirar duvidas..
    Beijos.

  295. Angela Diz:

    Olá Renata, fiquei encantada com suas peças, vc é muito criativa.
    Estou tentando montar um curso de customização em uma Ong de minha cidade e gostaria de alguma dica especial, se é que vc pode me ajudar…
    Abraços e até…
    Angela

  296. Gisele Diz:

    Olá…muito legal seu blog, já add nos meus favoritos…..qto a havaiana tem que ser só ela? Pode ser uma ipanema?

  297. Paula Diz:

    Olá Renata, parabéns pelo trabalho!
    Me esclareça uma coisa: qual é exatamente a “cola de contato”?
    Este é o nome pelo qual devo procurar na loja? Qual é a marca?
    Obrigada,
    Paula

    • Paula eu uso a Brascoplast uma do tubo verde com amarelo. Ela tem um cheiro forte mas adere muito bem.
      Depois da uma olhada no meu site para pegar algumas idéias.
      acamor.blogspot.com.br

  298. Danielle Diz:

    Boa Noite!
    Será que alguém pode me orientar em relação a forração da sandalia com Lycra?

  299. cristina bonazzi Diz:

    Oi amada, eu fiz a havaiana forada com cetim, ficou belissima. Agora eu fiz com um tecido mais grosso e passei o verniz, o msm q passei no cetim e o outro ficou como se estivesse areia. Nao entendi. Me dê uma ajuda. Obrigada

  300. viviane Diz:

    Olá Renata, eu nunca fiz esse chinelo,mas estou com vontade de fazer para aumentar minha renda. Tenho uma dúvida,quanto mais ou menos gasta de material , por quanto eu posso vender e o chinelo suja com o uso,pode ser lavado ou tem algo para impermeabilizar.
    aguardo sua resposta e desde já agradeço.
    viviane

  301. Dora Rocha Diz:

    ola boa tarde, quero parabenizar p seu trb, e sua dedicaçao em passar seus conhecimentos, poucas pessoas fazem isso, vc é uma das escolhidas do senhor. Estou encantada c as sandalias customatizadas, fiz uma + manchou, usei cola brasplastico, tecido de algodao, fc lindo+ desfiaou e manchou, vc pode mim ajudar, agradecida.

    • renatabatata Diz:

      Dora, provavelmente foi o tecido que deu algum probleminha ou excesso de cola. Pra saber, faça um teste num pedacinho de tecido antes de colar nas sandálias. Pra não desfiar, passe cola de tecido nas bordas ou use as dicas das meninas que escreveram aí em cima! :D
      Beijinhos e boa sorte!

      • Dora vc tb pode usar um produto chamado termolina depois que a sandália estiver seca, passa bem nas bordas e nos furos. Este produto é muito bom.
        acamor.blogspot.com

  302. Camila Diz:

    Olá! Amei as dicas e anotei tudinho jah! Parabéns pelo seu trabalho de divulgação e ajuda à nós, artesãs! Jah anotei tudinho! Obrigada!

  303. Viviane dos Santos Diz:

    por favor me ajude, não consigo tirar as tiras das havaianas
    como faço?

    • renatabatata Diz:

      Viviane, apoie as sandálias sobre uma mesa e use uma chave de fenda para empurrar as tiras para fora!
      Beijinhos e boa sorte!

  304. cris Diz:

    Gente…adorei todas as dicas que li ai em cima, e também quero deixar a minha…rs… eu corto um retangulo do tecido e passo termolina dele, deixo secar bem e só depois eu colo na sandalia com cola de contato…..o tecido fica impermeabilizado, não mancha na hora de colar e fica muito mais facil para cortar o excesso…..Ahhh!!!! esqueci de outra dica: mergulhar as tiras em agua fervente, elas ficam molinhas e muito mais fácil de colocar no lugar….Beijão

  305. Márcia Bodas Diz:

    Bom dia Renata!
    Estou desempregada e pensando em algo para fazer, me interessei por havaianas e encontrei seu blog. Adorei!!!! Parabéns pelo tamanho de seu coração por dividir todo seu conhecimento e experiência. Vou comprar o material e experimentar. Quem sabe não dou conta e faço dessa arte meu novo ganha-pão. Meu problema pessoal é que não sei dar preço ao trabalho para vender. Como avaliar isso? Beijos, parabéns

    • renatabatata Diz:

      Oi, Márcia! Dá uma olhada nos comentários acima que discutimos isso! Pode te ajudar…
      Beijinhos e boa sorte!

      • Márcia Bodas Diz:

        Obrigada pela resposta tão rápida!!! Estou devorando os posts, isso é realmente um curso. Assim que realizar meu projeto volto para contar, bjs no coração

  306. Naia Estela Diz:

    olá Renata adorei seu blog eu quero fazer a minha primeira havaiana forrada a minha dúvida é como fazer as tiras franzidas e quanto vc acha que é o preço vende – las em atacado e a varejo. beijos espero a resposta.

    • renatabatata Diz:

      Naia, dá uma olhada nos comentários acima que a gente já falou sobre isso!
      Beijinhos e boa sorte!

  307. Erica Diz:

    Olá, Primeiro parabéns pelos trabalhos! São lindos e seu site é ótimo… parabéns pela humildade e por ser tão simpática assim! Estava com algumas dúvidas a respeito do impermeabilizante, mas descobri pelos comentários que o que eu gostaria de saber você não sabe como fazer: decoupagem com guardanapos e termolina leitosa… se possível queria o e-mail da Sandra (comentário 272) que pelo jeito entende bem disso, você poderia me passar?
    Obrigada desde já!

  308. VANESSA Diz:

    OI RENATA!!!
    COMENTEI EM SEU BLOG EM 16.03.09 EU SÓ ESTAVA PESQUISANDO,MAS RESOLVI FAZER POIS HOJE FAÇO UNS 30 POR MES ESTÁ UMA LOUCURA.
    BJSSSSS RENATA,VALEUUUUUUUUUUUU PELAS DICAS.
    DEUS TE ABENÇOE.

  309. VANESSA Diz:

    OI RENATA VEJO QUE TEM ALGUMAS PESSOAS QUERENDO DECOUPAGEM NO CHINELO.
    AI VAI O MATERIAL.
    COLA PANO,PINCEL,ESQUIZE ADESIVOS PARA IPERMEABILIZAR,E O GUARDANAPO PARA A DECOUPAGEM.
    PASSO A PASSO .
    1 VAI PASSANDO A COLA-PANO AOS POUCOS NO CHINELO,A MEDIDA QUE FOR PASSANDO VC FIXA O GUARDANAPO SEM AS 2 FOLHAS QUE VEM NELE.TERNIMADO ISSO DEIXE POR +OU- 1 HORA A COLA FIXAR E PASSE O ESQUISE ADESIVO EM TODO O GURDANAPO.É BOM DEIXAR SECAR POR 72 HORAS.QUAQUER DUVIDA AI VAI MEU EMAIL.VANESSA_SRODRIGUES@HOTMAIL.COM.

  310. VANESSA Diz:

    OI RENATA SEI FAZER CHINELOS COM DECOUPAGE E VEJO QUE TEM MUITAS PESSOAS QUERENDO,SE QUISER PODE PASSAR MEU EMAIL TENTEI PASSAR AQUI O PASSO A PASSO MAS NÃO CONSEGUI SE PRECISAR ESTAMOS AI BJSSS.

  311. Alessandra Diz:

    Renata gosto muito do tecido viscose vc sabe me dizer se ele cola bem como os tecidos chitão ?
    e outra já vi dos comentários que te perguntaram se vc usa a termolina antes de colar o tecido no chinelo e ai vc usa ou não
    pois eu ainda não fiz mas estou preste a fazer e quero a sua ajuda obrigada e sucesso

  312. Josie Martine Diz:

    Nossa, quanto mais pesquiso sobre essas havaianas customizadas, mais fico apaixonada… e achei maravilhoso sua explicação.
    Já stou indo comprar os matérias pra fazer minha primeira.
    Obrigada. Sua discrição de como fazer, foi funtametal para eu me arriscar a fazer uma.

  313. claudice Diz:

    oi maravilhosa! olha fiz as havaianas, uma com tecido passei cola depois colei o tecido quando secou passei o verniz vitralesta certo?
    A outra fiz com decopagem em guardanapo de sapinho, colei o sapinho depois passei a cola por cima tb, depois passei verniz vitral e quando secou passei uma sizz adesiva da gliter e ai vc acha q ainda vai descolar quando usar?? me ajuda

  314. Meninas,

    Estou começando a fazer minhas havaianas customizadas e lá vai uma dica que não vi aqui e no começo apanhei que só….

    Para colocar as tiras das havainas eh só melar um pouquinho de hidratante na bolinha…ela vai passar facil…facil.

    Beijosssssssss

    • RITA Diz:

      que dica boa, vou tentar assim que chegar em casa Deus te abençoe com essa ajuda, valeu muito desde já obrigada

  315. Iara Diz:

    Ola!!!

    que idéia fantástica, Amei!!
    Vou tentar fazer uma também.
    Minha duvida é: Será que pode lavar algum dia ??/
    Bjs!
    Yara

  316. Adriana Diz:

    Oi Renata,gostaria de dizer que acho muito legal vc dividir o que vc sabe com a gente, não é todo mundo que faz isso. Obrigada! Gostaria de saber se eu colar o tecido das chinelas do lado, não vai soltar? Ou sera que conforme a gente usa vai se soltando?
    obrigada e muitos bjks

  317. Leonor Klosouski Diz:

    Oi, Renata!!
    Legal seu blog, onde você ajuda muito as pessoas.
    Faço chinelos há algum tempo para vender e estou procurando agora um lugar que eu possa comprar as havaianas no atacado a um preço bem mais em conta do que eu estou pagando. Moro na cidade do Rio de Janeiro e o lugar que conheço mais barato é o mercadão de Madureira. Você conhece algum mais barato?
    Obrigada pela sua atenção.

  318. Caroline fernanda augusto Diz:

    Olá td bem??
    Gostaria de aprender fazer chinelos havaianas personalizado com fitinhas de cetim e do senhor do bonfim.
    Muito abrigada desde ja! Aguardo resposta.

  319. ana lovatto Diz:

    oi renata gostaria de saber eu fiz um chinelo com guardanapo e não deu certo e depois fiz um com tecido eu passei termolina leitosa e deixei secar depois passei a cola no tecido e no chinelo e esperei um pouco e colei eu quero saber eu usei a cola multcolage da acrilex esta cola e boa eu gostaria de saber o que passa em cima pra ficar brilhoso o chinelo bjs me responda por favo ai esta meu email

  320. Ana Paula Diz:

    No caso das havaianas, eu não teria que impermeabilizar para finalizar ? quando eu for lavar não vai descolar o tecido da sandalia ?
    Obrigada

  321. rosimere Diz:

    olá,adorei seu trabalho,sou novata e gostaria de saber se vc já trabalhou com guardanapo na havaiana,pois fiz uma aula e o produto não deu certo.
    as havaianas da minha filha saiu tudo.
    se tiver uma dica me mande,por favor.
    beijos…

  322. Fernanda Ottoni Diz:

    Que trabalho lindo! Está de parabéns, Renata! Sem contar que sua gentileza em dar atenção a todos é algo bem bacana… Abraços!

  323. Fernanda Diz:

    Oii Renata..Estou adorando essa ideia da Havaianas..e gostaria de aprender tudo direitinho.gostaria de saber o passo a passo.pois nao tenho mta pratica em artesanato..Gostei mto de tds elas..tds sao lindas msm.Uma amiga minha,esta fazendo,mas me parece qe ela tb faz cm guardanapo.gostaria de saber cm é o processo..e tb o processo dessa ai de tecido 100%algodao.Vc pode me ajudar??? se quiser pode mandar algumas dicas pro meu email..ou algum passo a passo..ou ate msm por aqe.Estou aguardando anciosa.Bjos ate

  324. Márcia Bodas Diz:

    Bom dia Reanata! Ainda não fiz as havaianas forradas com tecido, mas estou fazendo com fita nº zero, amarrando com macramê e coloco uma fivelinha de strass para enfeitar do lado. Ficam lindas, mas só as tiras são enfeitadas, a sola fica na borracha mesmo. A idéia vem desse vídeo
    http://www.youtube.com/results?search_query=chinelo+decorado+no+sabor+vida&search_type=&aq=f
    Espero que gostem. Um grande abraço e que Deus a cubra de bençãos

  325. Márcia Bodas Diz:

    Oi Renata, eu de novo! Achei um PAP de havaianas decoradas com guardanapo, espero que seja útil:
    http://artesdaelaine.blogspot.com/2009/09/pap-de-chinelos-havaianas-decorado-com.html
    Abraços a todas arteiras

  326. Monica Ribeiro Diz:

    Olá, gostaria muito de saber, qual é a verdadeira maquina que se usa para estampar havaianas, camisas, capa de travesseiro, etc… por favor me ajude! deri muito grata a você Renata.
    beijus milll

  327. Monica Ribeiro Diz:

    Olá, renata! tudo bem?
    bem enfim gostaria de saber se vc pode me dizer : qual máquina devo comprar para personalizar estampas em camisas, havaianas e etc… agradeço dede já beijos moniquinha

  328. Dirlei Diz:

    Olá, Renata!
    Estive lendo os comentários e resolvi postar uma informação q li em algum lugar na net, sobre tirar e colocar as tiras nas havainas, testei e deu mto certo. É só passar um pouquinho de creme q elas soltam facilmente. Tbém faço havaianas, uso o cordão de cetim, para cobrir as tiras, faço macramé e enfeito com flores de tecido e bordado inglês. Estou começando e a aceitação está mto boa.
    bjos

  329. nilceia Diz:

    OI RENATA TUDO BÉM?
    GOSTARIA QUE VC TIRASSE UMA DÚVIDA MINHA SE FOR POSSÍVEL.
    ESTOU FAZENDO CHINELOS CUSTOMIZADOS , OS DE TECIDOS ESTÁ CORRENDO TUDO BÉM NA HORA DE COLOCAR AS CORREIAS, MÁS OS DE GUARDANAPOS ESTÃO DANIFICANDO AO COLOCAR A CORREIA, VC PODE ME DAR UMA IDÉIA COMO FAZER PARA NÃO DANIFICA.LAS, ELAS ESTÃO FICANDO LINDAS MÁS QUANDO COLOCO A CORREIA ESTOU PERDENDO MEU TRABALHO.
    POR FAVOR TIRE ESSA MINHA DÚVIDA.
    OBRIGADA PELA ATENÇÃO.

    • renatabatata Diz:

      Nilceia, as meninas deram muitas dicas nos comentários acima. Dê uma olhada!
      Beijinhos e boa sorte!

  330. MARIA ALICIA Diz:

    Querida Renata:Estou aqui para te dar os parabéns pelo carinho que respondes aos leitores deste magnifico Blog!Sou do Uruguay,mas moro a muitos anos no Rio Grande do Sul.Nasci na cidade de Artigas no Uruguay,estou encantada com as dicas sobre as sandalias Hawaianas,é o que mais se fala no momento,eu também estou confeccionando as minhas,fazendo experimentos.Minha linda tenho um Blog com tudo o que seu fazer,espero que tenha a honra de sua visita.
    E mais uma vez meus parabéns pela sensibilidade de vc!é um amor de pessoa,humana que sabe tratar muito bem as pessoas que aqui fazem as perguntas.Tens muita paciencia!
    Beijos minha linda,fica com Deus!
    ah!! e continúa sendo essa pessoa que vc é…]
    A seguir te deixo o link de meu Blog ok?
    Beijos enormes…..besitos

    http://bazardaalicia.arteblog.com.br/

  331. ROSANE Diz:

    entre no youtube e digite ( havainas decoradas na tv aparecida),
    aprendi a trançar as fitinhas de cetim, nao tem quem nao se apaixone, faço as sandalhas com tecidos, mais apos retirar as tiras passo uma lixa nas havainas ( para gastar), e tomar cuidado para retirar bem o pó que solta antes de passar a cola, assim tira um pouco do brilho, e fica mais aderente.
    faço mais ou menos o contorno do chinelo, passo termolina leitosa, deixo secar ai passo a cola de contato.
    após por as tirar e decora-las, passo um verniz fosco,com um pincel macio, uma camada bem fina para nao ficar esbranquiçado. espero ajudar. beju

  332. Giulia Diz:

    Olá,
    Meu deus estou louca por essas havaianaas, faço florzinhas de tecido e colares, e adooro, mais queria fazer essas havaianas, como ja pesquiisei muito estou um pouco em duvida, vi em um site uma pessoa falando para eu usa a cola Decore e Cole da Decorart apliques, o que voce acha? o tecido é melhor 100% algodão né? e as “alças” da sandalias nao podem ser coladas?

    Parabeeens pelo seu trabalho e obrigada ;)
    Beijooos

    • renatabatata Diz:

      Oi, Giulia!

      No conheo essas colas! Mas se a pessoa usou e recomenda, experimente! Faa um teste antes! Cola para apliques da Maryander tima para apliques e no serve para esse trabalho de havaianas mas dessa marca que vc falou eu no conheo.

      O melhor tecido 100% algodo. Se vc quiser, pode enrolar o tecido na ala e fazer uns pinguinhos de cola.

      Beijinhos e boa sorte!

  333. Daniela Diz:

    Olá, tudo bem?
    Estou fazendo o chinelo com tecido 100% algodão, termolina leitosa e com cola de contato, mas ficou manchado um pedaço, será que passei muito e não esperei secar o tempo certo?
    Desde já agradeço…
    Bjos!!!

  334. silvia Diz:

    Oi Renata, são lindas suas havaianas. Faço havaianas revestindo as correias com aquela tirinha costurada, qdo faço ela mais folgadinha é fácil de colocar, mas qdo quero ela mais justinha tenho dificuldade, gostaria de saber se vc tem alguma técnica mais fácil. Parabéns. Beijos.

  335. Erika Diz:

    Boa noite!
    Depois de enrolar a fita de cetim nas tiras das havaianas,é necessário passar verniz no cetim?Ou só devemos impermeabilizar o tecido da sola?
    Obrigada!

  336. Erika Diz:

    Não sei se devo impermeabilizar o cetim.O q fazer???
    Abraço.

  337. claudia Diz:

    Vc é um espetaculo, gostei demais de ter encontrado vc na net, tirei um monte de duvida que eu tinha sobre decoupagem de chinelos , mas tenho mais uma rsrs, sera que posso colocar o chinelo pra secar ao sol e devo passar que quantidade de cola no chinelo antes de por o pano , pois tenho medo de estar pondo muito pouco. obrigado pela atençao, voltarei sempre viu. bjs Claudia Ribeiro

  338. Vania Lucia Diz:

    Renata pelo q venho lendo, to fazendo tudo diferente, aprendi q tem q usar cola cascorez azul forte, passa no chinelo, cola o tecido, duas demãos de cola por cima do tecido e aí impermeabiliza com veniz, isso seguindo os tempos certos para secagem, mas quando vou colocar as tiras aparece o problema, o tecido ta rasgando ou soltando em volta do buraco, será q aprendi tudo errado, vc conhece essa tecnica ? bjus Vania

  339. tatyelli Diz:

    ola Renata

    queria saber que para colaro pano dá de cola com cola SUPER BONDE ? poderia me dizer qual é a melhor/?

  340. Gilmara Diz:


    OBRIGADO POR ENSINAR, VC É 1000. DEUS ABENÇOE SEMPRE, E QUERO DIZER QUE ESTOU VENDENDO MUITO. ASSIM Q EU VOLTAR D VIAGEM POSTO PARA VC VER. BJÃO.

  341. Josiane Diz:

    Olá Renata! adorei seu trabalho, já tinha entrado em outros sites p/ aprender, mas achei a sua explicação bem mais facil de compreender…….Parabéns pelo trabalho!
    abçs

  342. juliana Diz:

    oiiiiiiiiiiiiiiiiiiii amei seu trabalho .gostaria de saber se posso passar o ferro de passar quaqndo o tecido fica encolhido sabe eu fiz mais encolheu desde ja agradeço obrigada ..

    • renatabatata Diz:

      Se o tecido for 100% algodão, pode, sim. Mas se já estiver colado, não pode, tá? A cola embaixo pode pegar fogo.
      Beijinhos e boa sorte!

  343. geni Bento Diz:

    Oi Renata boa noite.
    Lhe adorei,você tem uma capacidade muito grande de se doar.
    Faço artesanato por amor só para casa e presentear os meus amigos ,mas você ajuda muitas pessoas que pelos comentários tiram do artesanato o sustento.
    Que Deus continue lhe iluminando.
    Muita saúde,paz e felicidade.
    Um forte abraço.
    Ps-Já aprendeu decoupage com guardanapo?

  344. Thais Pachêco Diz:

    Olá Renata!!!
    eu enfeito chinelos já um tempinho mais sempre c/ miçangas,agora que eu comecei c/ tecido e adorei encotrar teu site.
    já fiz umas 2 chinelas com chitão mais sempre descola pq eu tava usando a cola p/ tecido ,rsrrs me diz qual é a cola certa que devo usar e, fiz umas c/ as tiras enrroladas c/ viés e uma flor de cetim ficou muita linda. e como faço p/ colar o tecido na chinela? tenho medo do tecido ñ segurar de novo.

  345. Thais Pachêco Diz:

    oi querida sou eu de novo,me explica como que eufaço p/ passar a cola no chinelo? passo c/ um píncel ou com quê?

  346. mirian delerino Diz:

    oi renata sou nova no grupo é estou encantada com as haviana sera que da pra fazer elas com foto qual papel uso pra imprimir as fotos é colar no solado aff to cheia de ideia mas nao sei como execulta-la me ajude
    xero grande deus te abençoe sempre por nos ajudar.

  347. janete Diz:

    oi presciso urgente minha amiga daqueles maquina que poem a foos emsandalhas havaianas é não encontro,por favor pode mim aludar qual o nome dessas maquinas?desde de já muito obrigado.

    • renatabatata Diz:

      Mirian e Janete,

      Não sei o nome das máquinas mas em revistas de noivas e lembrancinhas sempre tem anúncios. Dá uma olhadinha nas bancas!
      Beijinhos e boa sorte!

  348. Thais Pachêco Diz:

    o que é termolina leitosa e impermebealizar? p/ que servi? tenho q usar sempre nas chinelas?

  349. Gisele Diz:

    Oi Renata !!
    Uau !! Qaunta informação e experiência postada !! Demais !! Estou iniciando no ramo das sandálias para ajudar em casa no orçto….parei de trabalhar a 2 anos par cuidar de nossos filhos, e estou super emplgada na confeccção das havaianas.

    1 dica – em SP na Rua Cavalheiros, Brás tem várias lojas com havaianas por atacado a preços ótimos !!

    1 dúvida…hehe.. – Quero passar termolina leitosa no tecido todo e esperar secar antes de passar a cola de contato para evitar q ele manche…sabe se dá certo ???

    Beijos e parabéns pelo site !!
    Com carinho…

  350. Regina Diz:

    Oi Renata,

    Fiz a sandália customizadas e usei cola de contato, mas o tecido descolou da sola. Será que o problema foi pq só passei cola na sandália?. A pessoa que utilizou disse que com o suor o tecido foi soltando. Qual a solução p/este problema?

  351. pety Diz:

    olá Renata estou começando agora na arte de fazer havaianas porque achei muito legal e bonita e de uma forma de ganhar dinheiro já que eu tenho 2 filhos sendo uma filhinha que acabou de fazer 1 aninho então fica difícil para trabalhar fora enfim.. estou desesperada e vc foi enviada por Deus p me ajudar fiz umas havaianas com o tecido popeline e cola universal ou adesivo de contato ou cola de sapateiro mais amarelou o tecido. arranquei o tecido mais a havaiana ficou manchada da cola o que eu faço p salvar as havaianas e o tecido que usei é apropriado e que cola eu devo usar p não manchar novamente estou no momento fazendo o teste com a multicolage por favor me ajude beijoosss e fique com Deus

    • renatabatata Diz:

      Pety, tire um tempinho e leia as dicas nos comentários. Aqui, todo mundo é generoso e ajuda tanto que vele a pena ler as dicas!
      Beijinhos e tudo de bom!

      • pety Diz:

        olá Renata sou eu novamente obrigada por responder meu recado estou com mais uma ou umas rsrsss dúvidas fiz o seguinte procedimento nas havaianas : passei a cola na sandália e no tecido tricoline já passado termolina e cortado a cola que usei foi uma que a menina na loja de aviamentos me indicou que se chama cola universal círculo prória p artesanato do tubinho vermelho e laranja. a dúvida é : não consequi esticar bem o tecido acredito que a termolina deixa o tecido muito duro deu ar por dentro entre o tecido e a sandália;2 dúvida quanto tempo devo esperar p colocar as tiras na sandália e por fim li todos os comentarios e dentre eles não vi ninguém disser que fez acabamento com resina sempre spray hipermiabilizante me dizeram p usar resina depois de colado o tecido foi o que usei .vc conhece essa técnica será que vai dar certo e quando tempo eu espero p secar a resina ? desculpe te emcomodar com tantas perguntas mais estou ansiosa e desesperada pois estou com emcomendas e ainda não consequi concluir nenhuma. fique com Deus beijoosss e obrigada pela sua atenção e paciência.

      • renatabatata Diz:

        Pety, estique o tecido com um pedaço de madeira lisa ou uma espátula de alumínio. Quanto à resina, não conheço, mas pergunte pra quem te disse pra usar a resina sobre o tempo de secagem. Ou faça o teste num pedacinho de pano.
        Não se desespere! Siga as instruções à risca e dará tudo certo!
        Beijinhos e boa sorte!

  352. ana rosa Diz:

    ola , adorei suas dicas , mas gostaria de saber se posso fazer os chinelos sem ter que tirar as alças, so enfiando o tecido pelo buraco do chinelo mas sem tirar a correa?

  353. janaina Diz:

    oi reneta fiz uma sandalia mais eu moro no interior e so achei uma cola aqui eles falam que e cola de sapateiro.e outra coisa ok eu uso para nao desfiar do lado? ou eu colo nas laterais da sandalia tambem ?
    Gostaria que vc me ensinase como faser .
    desde ja obrigado.pela atençao.

  354. Regina Diz:

    Renata,

    Se passar cola de contato apenas na sandália o tecido adere com firmeza e não solta?

  355. Manoela Diz:

    oi, olha só eu quero fazer uma mas é com cetim eu quer colar na sola, mas pelos comentarios que vi estou com medo de manchar o tecido e descolar, gostaria de saber o que você indica para mim fazer isso, qual tipo de cola qual marca….etc..
    obrigada

  356. Rosangela Diz:

    Oi Renata, amei as sugestões que vc passa.
    Seus trabalhos são lindos…E as dicas das meninas também.
    Voce sabe me informar onde compro Havaianas perto do Largto da Concordia? Me informaram que é bem mais barato lá.
    bjs

  357. Nick Diz:

    Olá Renata ! eu acabei de fazer o chinelo, é muito bonito, mais qual cola que devo usar, porque a que eu usei, quando eu molho o chinelo, o pano descola do chinelo. Obrigada, e sucesso !!

  358. Marcelle Diz:

    Bom dia Renata……….
    Eu ja faço sandalias ha um tempo,so q eu colo com cola d sapateiro mas eu não passo cola no pano e na sandalia?Passo só na sandalias,esta erado assim?
    E depois passo uma camada d termolina e uma camada d multicolage da acrilex,so q mesmo assim sinto o tecido desfiar nas beradas com o tempo,gostaria te pedir ajuda se vc tem outra coisa para passar q tenho mais segurança para os clientes não reclamarem…………
    Muito obrigado e Deus te abençoe!!!!!!!!!!!!!!

  359. Thais Pachêco Diz:

    oi Renata,me explica uma coisa.
    quando eu for colar o tecido na chinela eu passo a cola brascola e deixo secar por 15 minutos no chinelo e tecido p/ depois juntar as peças?e depois eu posso passar a termolina em cima do tecido já colado no chinelo?

  360. Socorro martins Diz:

    Ola Renata muito bom dia e quero agradeçar a voce por ter esse blog, ja tenho buscado ajuda em alguns blog e nunca tinha encontrado uma que ajudasse tanto, estou começando a fazer sandalias tb, buscando um meio de ganhar um dinheirinho ja que estou desempregada, fiz uma colagem com a cola de contato e cortei como vc deu a dica ficou muito boa, agora a minha duvida e quanto ao impermiabilizala, e que moro em um interior do para e aqui as coisa e as vezes muiuto dificil pra encontrar, esse produto em que tipo de loja devo procurar para comprar? e como muito prazer te adicionei em meu favoritos, beijos e obrigado, me ajudou bastente para o meu primeiro passo com as sandalaias. bjs

  361. Socorro martins Diz:

    oi nao sei se meu comentario foi kkkk

  362. simone Diz:

    RENATA EU AMEI TER DESCOBRIDO ESTE BLOG SEU VOU FAZER UMA SE SAIR LEGAL EU TE MANDO NOTICIAS TA BJSSSSSSS

  363. Juliana Slapelis Diz:

    Oi Renata, adoreiii suas dicas.. suas intruções… adorei tudo mesmo! Olha só.. estou fazendo havaianas customizadas para vender, já tive bastante encomendas e tal, mais estou tendo problemas… o tecido msm dps das 72hs ele começa a deslizar sobre a sandália.. uso a ipanema.. uso cola Brascoplast standart, pegamil,termolina leitosa… e cola pano.. não sei o q acontece.. a ipanema não serve para customização?.. ja fiz em algumas em não desliza de jeito nenhum outras parece que a cola não seca..
    o que eu faço??

    • renatabatata Diz:

      Juliana, o solado tem que ser bem retinho, viu? Use havaianas e faça um teste. Não pode ser plastificado.
      Beijinhos e boa sorte!

  364. adriana Diz:

    Gostaria de saber onde compro o esprei para passar no chinelo espero resposta beijos :Ass Adriana

  365. vilma quintana prieto Diz:

    queria saber se vc não passa nada p/ ipermeabilizar os chinelos, eles não encardem? obrigada beijos..

  366. Andrea Diz:

    Oi Renata, boa tarde.
    Gostaria que vc me ajudasse, qual o nome da cola para colar os tecidos nas havaianas e que não solte nem se molharem e como devo fazer?

  367. Géssica Diz:

    Olá que tipo de verniz devo usar para impermeabilizar, ñ acho esse da 3M , pode ser verniz normal?????

  368. Ana Carla B.R. da Silva Diz:

    Obrigada pela valiosa dica, tenha um 2010 cheio de amor e saude.

  369. carla Diz:

    olá Renata
    colei a minha sandalia com cola pano mas ao lavar a cola sai toda, gortaria de umas dicas

    ..

  370. Ana Paula Diz:

    Oi Renata, fiquei muito feliz em descobrir vc! rsrs minha mãe e eu estamos tentando fazer esse tipo de sandálias aqui na nossa city, mas as coisas nunca são fáceis né? mas vc conseguiu nos ajudar… só queria dizer muito obrigada! rs bjkssss

    • renatabatata Diz:

      Oi, Ana Paula!!

      Obrigada pelas suas palavras! Fico muito feliz!

      Beijinhos mil, feliz 2010 e boa sorte com suas havaianas!

  371. Elvira Diz:

    Faço havaianas forardas com tecidos e uso a cola para decoupage rotulo verde da Mural, ficam ótimas e não descolam. Cola para isopor tambem ficam boas e não mancham o tecido, essa vc tem que impermeabilizar com termolina leitosa.

  372. Neu Diz:

    Ola, amei o seu site e passei só pra agradecer as dicas muito ultil estou fazendo as sandalias, fiz com guardanapo e amanha vou testar com tecido e depois posto pra você ver tá. Mil beijoe Deus te abençoe!!!

  373. danielle Diz:

    oi Renata,será q é só com havaianas que dá certo? pois tentei fazer nos chinelos ipanemas mas não colou não!!!será que eu fiz algo de errado? vc ja fez com elas? Adoro suas dicas… abraçoss!!!

    • renatabatata Diz:

      Dani, muita gente me falou isso! Eu nunca fiz, mas na dúvida… vá de Havaianas! (e eu não estou sendo patrocinada!! ehehe)

      Beijinhos mil!

  374. luciana Diz:

    olá Renata!
    comecei a fazer trabalhos em havaianas e já tenho algumas encomendas. mas estou ensegura na hora de colar o tecido no chinelo. colei uma com cola de artesanato (circulo) mas esta descolando. agora comprei cola de sapateiro e cola pra tecido qual vc me indica? depois q colar posso passar termolina pra não desfiar? passo cola só no chinelo ou no tecido também? me ajude por favor! muito obrigada bjos.

  375. janille Diz:

    oi ..gostaria de saber , se deppois q eu passar a cola de sapateiro tenho q esperar alguns minutos pra poder colar o tecido?e se 2 maos de cola branca impermeabiliza o tecido,se precisa passar verniz ainda….amei o seu trabalhoooooooo…

  376. janille Diz:

    gostaria de saber tambem qual o melhor tecido pra fazer a tiras das havainas.bjusssssss

  377. Thais Pacheco Diz:

    oi renatinha vim lhe desejar um feliz ano novo com muita sorte e realizações na sua vida ,que vc tenha muita saúde,paz e amor e muito dinheiro ,rsrsrs bjim e tudo de bom querida.

  378. Thais Pacheco Diz:

    renata a brascola não descola do chinelo até se molhar?tenho medo de a brascola não segurar e descolar.

  379. Maria da Graça Torres Diz:

    Oi Renata,

    Impossível encontrar mais adjetivos dos que já existem no seu site. Realmente vc eh uma pessoa especial. Parabéns!!!

    Não sei se vc já testou o que estou querendo fazer, mas vamos lá. Quero aplicar pedras na minha havaiana diretamente na borracha. Sem fitas etc.
    Vc saberia que cola eu poderia usar para esse caso e se eh segura?

    Agradeço desde já,

    Graça

    • renatabatata Diz:

      OI, Maria!
      Obrigada pelo comentário!
      Olha, eu já tentei colar pedras diretamente e elas caíram todas! ehehe Talvez seja melhor enrolar as tiras com fita (como expliquei no post Havaianas encapadas) e depois bordar as pedras por cima.
      Beijinhos e boa sorte!

  380. Thais Pacheco Diz:

    Renata vc faz daquelas chinelas de tecido c/ tiras p/ amarrar na perna? por favor me diz qual o tecido que eu uso, por favor é urgente pois quero fazer elas p/ encomendas q tem muita gente me perguntando se eu faço mais ñ sei qual o tecido certo p/ eu usar.

  381. Bianca Diz:

    que tipo de material é aquele usado no fundo das havaianas?
    nossa ele parece um papel que cola i é muito resistente!
    comprei uma i gostei de mais!
    só que eu gostaria de aprender a fazer tbm…
    como axo aquele papel ou pano que poe no fundo?

  382. Bianca Diz:

    oii…?!
    qual é o tipo de pano usado para cobrir o fundo das sandalias?
    comprei uma…
    e o pano é tão resistente…
    parece que tem uma cola!
    ond eu encontro aquele material??
    e com faço para ficar bem duravel…?!!

  383. layse Diz:

    olá Renata, adorei a ideia de etilizar as havainas com tecidos estampados,dá um toque de personalidade na sandalia.Mais não consegui encontra em minha cidadea cola BRASCOPLAST, encontrei uma chamada POLY PLAC e gostaria de saber se posso substitui-la.Obrigada,Layse.

    • renatabatata Diz:

      Layse, tem que ser cola de contato ou cola de sapateiro (é a mesma coisa). A marca não importa. Não conheço essa PolyPlac mas acho que serve sim.
      Beijinhos e boa sorte!

      • layse Diz:

        Obrigada Renata ja consegui encontrar a cola,esta quase pronta minha havaiana,se tudo de certo vou vender muito nesse carnaval….bjaoooo e uma boa tarde!!

  384. Fabiiane Diz:

    Nossaa veey “”
    Ameei quero essa havaiiana para miim ook !!

    Parabeens pelo seu trabalhoo e cuntinue aassim

    Bjoos

  385. noelly Diz:

    Ola ,Renata fiquei muito feliz de encontrar seu site com essas dicas maravilhosas, estou pensando seriamente em fazer a minha primeira havaiana customizada, e ja pensando no sucesso q ela fará, rsrsrs, quanto pode ser cobrado por cada sandalia? desde ja agradeço

    • renatabatata Diz:

      Ola, Noelly!

      Obrigada pela sua mensagem!

      Para calcular o valor da sandalia, some tudo o que voc gastou para fazer um par e acrescente de 20% a 30% desse valor ao preco final. Tem gente que acrescenta 50% mas isso depende do custo de vida na sua regiao.

      Beijinhos e boa sorte!

  386. rafaela Diz:

    Gostaria de saber qual tecnica vc usa para estampar o solado Aguardo sua resposta
    Obrigado
    Fique com DEUS
    RAFA

    • renatabatata Diz:

      Rafa, eu nunca estampei o solado mas quem ja fez usa tinta para borracha ou artesanato. O desenho sai mesmo com o tempo, viu? Nao tem jeito…

      Boa sorte!

  387. magna Diz:

    ola flor tudo bem adorei a idéia do chinelo gostaria de saber se antes de colar o tecido no chinelo posso passar termolina leitosa nele para ficar mais resistente.adorei seu blog,quero te visitar sempre. beijos e obrigada.

    magna

    • renatabatata Diz:

      Oi, Magna!

      Obrigada pelo seu comentario! Olha, pode passar a termolina depois de colar, como o pessoal todo fez. Faca um teste se quiser passar antes!

      Beijinhos e volte sempre!

  388. Gisely Diz:

    Olá Renata ! estou passando aqui para perguntar pra vc,de quanto mais ou menos eu posso vender as sandálias?

    • renatabatata Diz:

      Gisely, isso depende de onde vc está e de quanto custou o material. Geralmente, acrescente de 50% a 70% do valor gasto no preço final.
      Beijinhos e boa sorte!

  389. OLga Maria Diz:

    OLá….adorei a dica
    usei colo de contato para fazer a decoupage só que ele ficou grudenta o que devo fazer para tirar o grude …Obrigado

  390. dimone Diz:

    preciso de ajuda com meus chinelos decoupei as tiras comguardanapo e elas estao descolando tem algum tipo de selante que posso usar

  391. simary lima Diz:

    q bom q a gente q ta começando agora pode contar com uma pessoa assim como vc …muito valiosa essas dicas…eu faço com mas acaba defiando as pontas mas axo q agora axei onde estava o erro valeu bjs

  392. layse Diz:

    BOA TARDE RENATA!!!!
    É NECESSARIO PASSAR VERNIZ EM CIMA DO TECIDOO????
    QUAL O TIPO?????
    BJAOOOO

  393. Alessandra Diz:

    Oi Renata, gostaria de saber se no chinelo Ipanema vc tem certeza tbm que não descola, pq faço com Ipanema, mas os ultimos ficaram grudando no pé qd usam e descola com mais facilidade mesmo passando a super bonder nas beiradas.Não sei se a textura da sandalia por ser mais lisa impede a cola de penetrar, vc ja fez com a Ipanema?

  394. sylvia regina teixeira silva Diz:

    como faço para impermeabilizar o tecido, que colo na h/avaiana

  395. fatima Diz:

    olá,gostaria mto q me ajudassem como começar a fazer essas havaianas,pois preciso arrumar algo e vendo me interecei mto !
    aguardo sua ajuda
    ate
    grata

  396. rafaefa Diz:

    Oi qual a fita que devo uzar nas correias???~
    Desfe jka agradeço…Adorei as suas dicas.

  397. magna Diz:

    olá querida tudo bem?,estou sempre por aqui te visitando.gostaria de saber onde compra os tecidos para customizar os chinelos.
    beijos e obrigada

  398. ana ALICE Diz:

    ola qurida, tava aqui olhando seu trabalho e vi q responde as duvidas da galera, pois entao, eu vi numa outra tecnica de colagem , q a pessoa usou a multicola, tampa laranja, eu tentei fazer assim mas descolou facil, esta cola q vc usa, é a indicada para esse tipo de trabalho?
    bjo e parabéns

    • renatabatata Diz:

      Oi, Ana Alice!

      A indicada para este trabalho é a cola de contato ou cola de sapateiro.

      Beijinhos e boa sorte!

  399. Mirian Diz:

    Renata!fico feliz por encontrar pessoas com o coração tão bom qnto o seu…bom como minha mãe sempre fala “o sol nasce pra todos”,q Deus te ilumina muito,por passar passo a passo pra pessoas q qrem aprender,
    Bom eu comecei a pouco tempo a fazer o chinelos o me passo é seguinte:uso a cola termolina em todos o tecido lado aveso,dpois passo a cola brascoplast e deixo secar bem,dpois passo novamente a termolina e deixo secar bem pra dpois por as correias,agora gostaria de saber se tem precissão de usar esse spray hipermeabilização???pra q ele serve afinal,q Deus te protege sempre

  400. Raquel Diz:

    Gente, pelo amor de DEUS LEIAM o que está escrito antes de perguntar a mesma coisa um milhão de vezes!!
    Renata você é muito querida e aprecio sua paciência!!
    Obrigada
    Bjs

  401. Nayana Diz:

    Ana, sabe dizer onde encontro esse material de decoupage aqui em Recife?!!

  402. luciana Diz:

    oi!!!!!!!!!!!!parabéns, seu trabalho é mgnifico, tentei fazer e deu certinho, já dei atéde presente para minha cunhada que cas no final do ano,,,,,,,,,,,,,,amei demais!
    PARABÉNS!QUE O SENHOR TE ILUMINE TODOS OS DIAS!

  403. Pyn Diz:

    Obrigada!

  404. pety Diz:

    olá Renata, tudo bem? gostaria de saber se vc sabe com se faz havaianas personalizadas p casamento com nomes enfim.. bjssss..

  405. Diana Tamires Diz:

    Olaa. Eu sou Mocambicana e tbm faco esses trabalhos. Mas eu gostaria de saber . como vce Faz para nao restarem aqueles pequenos fios, disfiados nas laterais dos chinelos?
    Como vce’ corta se fosse possivel por favor mande um passo-a-passo para o meu e-mail. Obrigada

    Diana

  406. Diana Tamires Diz:

    Ola . tudo bem e’ possovel mandar um passo-a-passo de como fazer para o meu email? e’ k smpre k faco restam uns fios nas laterais.
    Obrigada

    Beijinhos

    Diana, Maputo, Mocambique

  407. janaina Diz:

    Ola querida, gostaria de saber se voce tem alguma dica de conservação das havaianas para que elas nao se estraguem com muita faciidade.

    obrigada,
    janaina

  408. LOBATO Diz:

    BOA NOITE QUERIDA RENATA, QUERO PERGUNTAR QUE TIPO DE VERNIZ POSSO UZAR EM CIMA DE UM ADESIVO QUE VOU COLOCAR EM UMA SANDALHA PARA ELE NÃO APAGAR, QUE QUERO FAZER SANDALHAS PERSONALIZADAS COM A FOTO DO MEUS CLIENTE, EU COPIEI A SANDALHA E MONTEI UMA ARTE COM MEDIÇÃO DE UMA SANDALHA QUERO FIXA MAS O ADESIVO COM TEMPO APAGA QUERIA SABER QUE FAÇO PARA EVITAR ISSO, SERA POSSO UZAR VERNIZ COMU DE MADEIRA SERÁ QUE ELE VAI EVITAR DEGASTE DEVIDO ATRITO DOS PES, MUITO OBRIGADO PESSO UM RETORNOIRAPIDO

  409. Lilian Mota Sabino Diz:

    Renata é maravilhoso o trabalho que você faz. PARABÉNS!

    Gostaria de saber se este trabalho também funciona no chinelo da Ipanema?

    Beijos

  410. Marci Diz:

    Olá Renata
    quero saber se pode ser feito na sandalia Ipanema e qual o tempo de secagem da cola.
    Obrigada

  411. Ediene Diz:

    Renata, Parabéns mesmo!
    As ideais são incríveis, assim que comecei a navegar me deu uma vontade de fazer um pouquinho de cada idéia (se me permite é claro) estava procurando opções de como personalizar as havainas e fiquei encantada com TUDO.

  412. luciana Diz:

    adorei,seu passo a passo das havaianas,quero trabalhar com isso,gostaria de saber se por esta quase no inverno eu não vá ter o retorno esperado?

    • renatabatata Diz:

      Luciana, tem sempre gente comprando havaianas. Não sei se no inverno a procura cai, mas faça algumas pra ver como vc se sai.

      Beijinhos e boa sorte!

  413. laura Diz:

    eu quero saber como eu faço essa parte de baixo.que é onde fica a sola do pé AHSUAHSUAH é um tecido ou como eu faço e pra colar ele. se puder me explicar vou te agradeçer

  414. Lauraa Diz:

    como você fais essa sola eu tentoo e não consigoo

  415. andreia martins Diz:

    queria sabe o q passo em cima no tecido para ñ desfiar q cola passo ? e se passo em cima do tecido na sandalia ? quantas horas para secar?

  416. Neide Arenque Diz:

    Renata, adorei seu trabalho…

    mas estou precisando comprar uma ferramenta para colocar e tirar as tiras da havaina…não sei onde comprar…moro em São Paulo…vc teria alguma dica…
    beijos

  417. juliana amaro Diz:

    ola queria saber onde vc compra havaianas mais baratas

  418. karollyne mayer Diz:

    Oi Re! Adoro todas suas ideias acho beim legal e essa das havainas encapadas achei um maximo! fiz e deu super certo so tive um pouco de dificuldade para colocar as tiras
    mais ficou bem legal
    beijos!

  419. Hellen kellen Terra Diz:

    Ola, amei seu blog, e to precisando de ajuda, aprendi trico a muito muito tempo e agora depois de 10 anos sem fazer nada resolvi voltar a ativa, masi to com uma duvida, fiz um cachecol com lâ basica e ficou perfeito agora estou aki com duas linhas a tenerife e a sicilia e nao esta dando certo com a agulha 4 1/2 qal devo usar pra fzer um cachecol lindo..beijos e obrigada.

    • renatabatata Diz:

      Oi, Hellen!
      Não conheço essas lãs! Não tá dando certo pq? Se o porto fica muito aberto, usa uma agulha menor. Se fica um trabalho muito duro, usa uma agulha maior. Pra encontrar o ponto e a gulha certa, tem que fazer umas amostras e ver como vc gosta mais.

      Beijinhos e boa sorte!

  420. Nattielle Diz:

    Olá Renata, tudo bem? Bem, pela primeira vez eu fiz esses chinelos customizados com guardanapos e eu usei cola pano e cola squizz como vi na internet, esperei o tempo de secagem certo mas o chinelo ficou pregando e além disso , quando fui lavar para ver se saía a cola ele deu uma rasgadinha no guardanapo. Então não sei se estou usando a cola certa ou fazendo alguma coisa errada, queria saber se devo usar a cola para decoupage e o verniz como já vi na internet, se essa não deixa pregando e se eu vou poder lavar o chinelo, pq se não tiver jeito de lavar ninguém vai querer comprar vc concorda? Desde já agradeço a atenção.

    • renatabatata Diz:

      Nattielle, não sei a técnica da decoupage em sandálias. Dá uma olhada nos comentários acima que podem te ajudar.
      Beijinhos!

  421. ana caroline Diz:

    adorei….lindas.

  422. ROSINEIDE LEAO Diz:

    Cara Renata,
    é possível impermeabilizar a sandália com termolina após a colagem do tecido com a cola de contato

  423. Silmara Barboza Diz:

    Oi Renata…Resolvi tentar ganhar uma grana com sandálias…Estou com algumas dúvidas….Peguei encomenda de sandálias com fitinhas do senhor do bonfim…daí usei cola decoupage para fixá-las e fui fazendo cor por cor!!! Mas estou achando o acabamento feio….como devo fazer? obrigada. bjs grandes

  424. rafaela Diz:

    oi ana gostaria de saber onde compra esses tecidos

  425. Dani Nieto Diz:

    ola renata adorei seu site me ajudou e muito ja tinha ouvido falar q tem q esperar uns 15 minutos pra depois por o tecido mas eu nunca esperei sera q da alguma diferença esperar?
    sabe minhas correias eu nao faço assim igual as suas eu tranço as fitas de cetim nas correias e trabalho com 2 fitas, do seu jeito é mais facil mas do meu jeito tbm fica bonito rsrsrs!! mas me diga qual o valor q vc vende suas sandálias? desculpe a curiosidade rsrs bjs té mais…

  426. Dani Nieto Diz:

    ha ja ia me esquecendo qto vc paga nas suas havaianas? bjosss

  427. Priscilla Diz:

    Oi Renata, acabei de encontrar seu site, adorei! Será que essa técnica dá certo com lycra?! Vc já tentou?! Um beijo!

  428. tatiane Diz:

    Oi Renata,tudo bem?gostaria de saber se nao descola o tecido.

  429. Denize Martins Diz:

    Olá Renata, tudo bem?
    gosto muito de artesanato como vc, faço um pouquinho de cada coisa e agora estou me aventurando com os chinelos… gostaria de uma dica sua de como eu posso aplicar pingente (e não piercing) na havaianas? estou querendo elaborar uma com pingentinho de pimenta, olho grego, figa, etc. já até comprei os pingentes e tmb fiz um chaveiro, rsrs.
    desde já agradeço sua atenção renata, grds bjs.

  430. Marta Bretone Diz:

    Boa tarde, primeiramente parabéns pelo seu trabalho.
    Gostaria de uma ajuda, você teria alguma instrução para conservação de chinelos?

    Obrigada

  431. Eliane Diz:

    Olá Renata, adoro seus trabalhos, adoro artesanato, meu forte é chinelos com pedraria, mas estou tentanto fazer decoupage em tecido no chinelos. Gostaria de saber se eu utilizar cola pano ou multcola ou ainda cola permanente irá dar certo? E a limpeza? Passo termolina depois de pronto para impermeabilizar?
    Espero sua resposta, um forte abraço e desde já agradeço por compartilhar conosco seus conhecimentos.
    Eliane

    • renatabatata Diz:

      Oi, Eliane!

      Nao conheco a tecnica de decoupage. Mas da uma olhada nos comentarios acima que tem muitas dicas.

      Beijinhos e boa sorte!

  432. Li Diz:

    Oi Renata…adorei tudo que li no blog te achei super simpatica e atenciosa!!Parabéns!!!Gostaria de fazer uma pergunta:
    O que fazer para que o chinelo depois de pronto não fique grudando nos pés?Como lavá-lo sem que estrague?

  433. Eliane Diz:

    Olá Renata, obrigado pela atenção, a decoupage tem várias tecnicas e uma delas é todo esse processo de customização em havaianas, como vc me orientou li todos os comentários, e me encontrei, obrigado mesmo, gostaria de te convidar a visitar o meu blog STUDIO LI, espero que goste do meu trabalho…
    um forte abraço e até breve…
    Eliane
    Goioere- Pr

  434. lucia Diz:

    fiz o chinelo em decopagem antes de lavar coloquei o chinelo e rasgou tudo o que aconteceu sera gostaria que vc me orienta -se.Não fiz com havaina(marca) sera que é isso?
    gostaria de um e-mail de resposta, obrigada

  435. Márcia Cascaes Diz:

    Oi Renata!
    Gostaria de aprender a customizar sandalias, tem que ser só com havaianas ou pode ser com outras marcas?
    Gostaria de aprender a fazer coisas artesanais para presentear meus amigos e parentes.
    fico muito grata se obter resposta.

    • Vânia Diz:

      Olá Renata,amei todos os seus trabalhos,fuxiquei tudo.São lindos mesmo!!!
      Marcia,Se puder entra no meu blog tem algumas pra ver,eu te explico como faz.A respeito de chinelo pode ser qualquer marca tb utilizo muito ipanema.vou te dar um receitinha.
      um par de chinelo (sua preferencia)
      cola multicolagem tampa laranja
      tecido de sua preferencia
      marque o tecido pelo avesso com lapis no formato dos pés de chinelo(direito e esquerdo) corte. retire as alças do chinelo e reserve.
      passe cola no chinelo com pincel não deixe ficar nenhum lugar sem cola ,sobreponha o tecido com ajuda de uma sacola de plastico vá alisando o tecido pra poder colar todos os detalhes do chinelo passe cola por cima do tecido .deixe secar por 72horas faça o furo das alças ,passe um pouco de oleo ou creme pra ela entre pelo burraco do chinelo,o mesmo procedimento se quiser estampar as alças.
      pode ser feito com guardanapo fica até mais barato.espero ter te ajudado

      • Patricia Diz:

        boa tarde.. vi que vcs usam a cola multicolagem tampa laranja … não tem problema molhar???não precisa impermeabilizar depois??

        obrigada

  436. carol Diz:

    olá, estou começando a fazer as sandálias mas tem uma coisa que estou em ddúvida.fui procurar o guardanapo de decoupage mas só encontro a folha sem as películas que vejo nos vídeos sendo tirada ……existe alguma diferença entre esses guardanapos? posso comprar esse que não tem as duas películas e forras as havaianas? fico no aguardo…..obrigada

  437. Rafaela Diniz Diz:

    Oi Renata, tenho muita vontade de aprender a fazer as havaianas com tecido e com guardanapo de papel. Mas nem sei por onde começar. Já vi o passo a passo, mas tenho duvidas quanto: A cola, pois já vi a cola de contato que vc usa e a cola Araldite 10 minutos em outro passo a passo, queria saber qual a melhor e a diferença entre elas. Queria saber também sobre a impermeabilização do tecido colado na chinela, pois queria que ficasse como está na foto … com aspecto que parece que é da chinela mesmo porque aparece os detalhes que a havaiana tem no solado, tipo umas rodinhas pequenininhas e queria que não ficesse sujando muito já que é tecido. Me ajude.

  438. Clébia Diz:

    Oi Renata depois de tanto procurar encontrei decoupagem de tecido com cola de contato amei suas explicações li do começo ao fim, faz 4 dias que meu chinelo esta pronto, agora vou usar para testa a durabilidade, Muito obrigada pela sua gentileza que Deus te Abençoe. Bjs

    Fotos
    http://www.fotolog.terra.com.br/biscuitereciclagem
    Orkut clebia.rodrigues-@hotmail.com

  439. Cristina Diz:

    olá. Obrigada pela ajuda de como fazer as havaianas.
    Gostaria de saber como faço pra deixar as tiras com aquele ar enrugadinho.

    abraços,
    Cristina

  440. Leandra Albuquerque Diz:

    Oi, tenho um orkut para vendas de calçados e como amo artesanato e já fiz de tudo pois tenho paixão por trabalhos artesanais estou decidida a customizar as havaianas tanto com tecido como decoupage.Seu blog é maravilhoso e sua paciência e atenção admiráveis.
    Obrigada por compartilhar sua dicas e ter este espaço de troca de esperiências onde todas querem se ajudar.
    è bom fazer parte deste grupo.
    Um forte abraço e Deus te abençoe abundantemente…

  441. Leandra Albuquerque Diz:

    Bom dia!
    Eu outra vez rsrsrsrs estou ansiosa para comprar os materiais e começar o trabalho.
    Quem já fez a customização com os dois materiais poderia me dizer qual sai mais em conta?decoupage ou forrar com tecido? e por qt vcs tem conseguido as havaianas lisas?
    Qt antes me retornarem eu agradeço pois quero comprar na quinta-feira e iniciar os modelinhos.
    Um abraço à todas.

  442. NARA SALES Diz:

    gostaria de saber se o tecido tem que ser 100% algodao o so algodao ja esta bom, e é so com esse tecido que pode fazer decoupage em sandalia

  443. Thais Diz:

    Olá Renata, deve ficar lindo, porém meu interesse é estampar apenas algumas coisas no chinelo e não o fundo todo. Posso usar a mesma técnica? Não vai levar as beiradinhas???

    Obrigada
    Beijos

  444. Paula Moraes Diz:

    Amiga, pelo amor de Deus mim ajude, eu gostaria de aprender passo a passo forrar as sandálias HAVAIANAS c tecidos, por favor conto c sua ajuda.

    Atenciosamente,
    Agradeço,

    Paula Moraes

  445. Evelyn Diz:

    Ola meninas !!! Estou tentando fazer havaianas e tenho visto a galera usando guardanapo mas como impermeabilizar o guardanapo para o desenho não soltar ??? E para colar o guardanapo ??? Também BRASCOPLAST ???

  446. cleide Diz:

    Gostaria de saber com devo fazer para personalizar uma havaiana com transfer? Se tem que passar algo anter e depois para não sair ou rachar?

  447. Pri Diz:

    Gostaria de saber se posso fazer o trabalho nas tiras do chinelo sem prender na base?? obrigada

  448. Suely Verissimo Cavalcanti Diz:

    gostaria muito de saber como faço pra fazer estas sandalias revestidas em tecido,pois ja fiz muitas mas com fitas e pedrarias, manda pra mim os procedimentos para eu comecar a fazer ficarei muito grata desde ja obrigada .

  449. Margarete Diz:

    Oi
    Faço sandálias havaianas, e ví que alguém está com dificuldade para colocar as tirar na sandália, olha uma técnica que meu marido inventou é colocar com a juda de um alicate de bico, (pode ser estes de fazer biju)introduzir o alicate pelo furo da sandália de baixo para cima e pegar na bolinha das tiras segurar bem e puxar devolta para baixo, é muito fácil e não requer esforço nenhum.
    Espero ter ajudado.
    Abraços.
    Margarete
    Blumenau

  450. Vanessa Diz:

    Oi preciso da sua ajuda, estou fazendo havaianas em tecidos, porém passo termolina no tecido, deixo secar, recorto e colo no chinelo com a cascola, cola de contato, passo a cola só no solado e fixo o tecido termolinado e agora danou a soltar td, tô retocando com super bonder rsrsrsrsrsrs , pior q já vendi algumas, e tô tendo reclamação, pois além de descolar está deslizando tbm, será q é por causa da termolina, eu teria q passar algum tipo de verniz ?? Desde já agradeço ^.^

    Bjknhas

  451. Greyce Diz:

    Olá Renata! adorei seu site! que Deus sempre abençoe esta mão e este coração! mas sera que posso contar com sua ajuda?? estou desesperada!! estou com encomenda de 8pares de Havaianas e “acho” que ñ esta dando certo… passei cola de sapateiro (contato) na sandalia,esperei alguns minutinhos e colei o tecido…dps de uma hora (mais ou menos) passei verniz acrilico sobre ele para a impermeabilização…mais tem algumas que estão soltando o tecido…ME AJUDEM! Sera que fiz certo?? tenho mtas encomendas e estou desempregada…preciso desse extra,ainda mais perto das festas! conto com vcs o mais rapido possivel! tudo de bom a vc querida! bjs Gre

  452. Fernanda Cristina Diz:

    Olá, comecei a fazer esses chinelos a pouco tempo e agora inventei de fazer com cetim na sola do chinelo (onde pisa) e ainda não encontrei nenhuma cola boa que firmasse com precisão o cetim. Também não sei se estou colando errado, pode ser isso, mas vc sabe qual a melhor cola e como colar?
    Obrigada e sucesso
    bjinhoss.

  453. jacii Diz:

    oi renataa eu adorei a ideia fiz e deu todo certinho eu até vou vende pra minhas amigas kkkkkkkkkkkkkkk brigadinho.

  454. janine Diz:

    ola renata,comecei a fazer chinelos e tenho uma duvida,
    pra finalizar o chinelo tem que ser usado o squis transparete?
    adorei seu site bjs Deus te abençoe

  455. Patrícia Nogueira Diz:

    Oi Renata, eu e uma amiga tentamos fazer a decoupage com guardanapos decorativos nas sandalias, obtivemos ótimos resultados nas brancas, porém nas sandalias coloridas os guardanapos que tem fundo ou mesmo um detalhe branco adquirem a cor da sandalia. Existe alguma forma de resolver isso?
    Obrigada

  456. LONI TERESINHA DA SILVA Diz:

    oi renata adorei as havaianas sao lindas obrigada pelas dicas

  457. Sabrina Diz:

    Meninas, quero forrar as havaianas com tecido de Nylon, aguém tem alguma opinião se dará certo ou alguma dica?
    Renata, Parabéns pelo trabalho e pela iniciativa. Obrigada
    Bjs

  458. tais Diz:

    Estou aprendendo e é assim que eu faço uso COLA PANO no chinelo , tanto para guardanapo ou retalho de tricoline depois de umas 4 horas eu impermeabilizo com squizz adezivo tudo da marca glitter o squizz tem um que é fosforecente maravilhoso ..da um efeito lindo …só nao sei o que fazer com as tiras nao me acerto para colar o guardanapo e nao consigo forar com tirinha …qual é o segredo…se quizer me passar umas dicas meu emeil é taisjordinvest@hotmail.com

  459. Ednna Diz:

    oi abençoada!!! adorei a sua customização irei tentar fazer bjos!!!

  460. Marli Ribeiro Nogueira Diz:

    Renata
    Amei seu blog, estou pensando em fazer um chinelo desse só para eu usar e quem sabe dar de presente, mas tenho medo de errar até por que não entendi muito bem a questão da termolina no tecido.
    Bjos!

  461. miriã oliveira ávila Diz:

    amei as suas dicas das sandalias havaias….q Deus te abençõe…ajudando muitas donas de casa…sou artesã…amo esta linda arte….trabalho com artesanato..faço de tudo um pouco…receba o meu abraço….

  462. miriã oliveira ávila Diz:

    amei suas dicas das sandalias havaianas…sou artesã faço de tudo um pouco..receba o meu abraço….

  463. gisele Diz:

    para que cervi squizz adesivo

  464. Níobe Diz:

    Achei super interessante essa idéia de compartilhar conhecimentos. Aproveitei várias dicas. Lento os comentários percebi que ha muitas dúvidas em relação a cola utilizada para colar as fitas na correia. Há um bom tempo customizo havainas e a cola que uso para as correias é a Tek couro, ela é parecida com a superbond, so q mais forte. Pode levar q não solta. Essa cola pode ser encontrar em casas onde vende material de couro, material p sapateiro.

  465. Ijosenilda Diz:

    Boa Noite Renata! Adorei suas dicas de customização de sandálias. Estou fazendo um passeio pelos blogs de artesanato, pois trabalho com crochê, mas gostaria de fazer outros tipos de artesanato. Uma pergunta: como faço para tirar e colocar com facilidade as correias das sandálias depois do trabaalho executado? Desde já te agradeço! Beijão!!!!!

  466. vanderneide Diz:

    Oi Renata,
    Estou com dúvidas de como fazer o calculo para vender o chinelos.Aprendir a pouco tempo e quero vende-los. Aprendi fazer com cola pano para a base , tem algum problema?
    Me ajude a calcular por favor,
    desde já agradeço!!!!!!!

  467. Erika Diz:

    Oi tudo bem? estou com dificuldade para trabalhar fora por causa das cças e pretendo trabalhar com customização de chinelos adorei as dicas me ajudaram muito. Gostaria de saber como tirar meu lucro sobre meus gastos qtos por cento?como coloco o preçode venda?Bjs

  468. micherla Diz:

    oi renata tudo bem estou começando agora e gostaria de saber se laycra pode colar com a cola chinelo estou querendo fazer algumas por que eu tenho muito retalho de laycra e gostaria de saber se dar certo bjs.

  469. Daniele Motta Diz:

    Olá Renata !!! Adorei o seu site e também as dicas .Fiz uma sandalia e agora estou com duvidas quanto as correias eu fiz igual eu vi em um outro site que enrrola a correia com o mesmo tecido só que lá não fala se devemos passar o impermeabilizante no tecido da correia eu fiz sem + estou com medo .Você saberia me dizer como é que se faz , se deixo o tecido puro ou passa o Squizz adesivo para impermeabilizar?E quanto os lados da sandalias estão arranhando um pouco o que eu faço????
    Obrigada !!!!!
    Dani.

  470. sonia carvalho Diz:

    Amei entrar nesse site!!
    Cada pergunta, parece com as minhas dúvidas…kkkk!
    Hoje já estou mais segura , embora, uma sincera opinião é de muita importância.Observei as perguntas e respostas e notei, a qualidade .
    Também concordo com os tecidos de algodão, como tb as colas, ou seja a
    Brascoplast , eu uso para colar os tecidos. Mas para passar depois de colada eu uso cola branca, duas demãos, finalizando o verniz Chinelo,
    boa sorte para todas!!!!!!!!bjs.

  471. alessandra gabriela Diz:

    Olá gostaria de saber como faço para colocar as tiras de volta no chinelos sem rasgar o tecido decoupado??? Desde já muito obrigado se puder me ajudar..

  472. Gislaine Diz:

    Olá, adorei seu PAP! Nunca usei essa cola pois quase n faço chinelos com tecido, prefiro fazer com guardanapo de papel. Já fiz vários, mts testes tb, inclusive, fiz um pap que está no Picasa. Se quiser conheccer, fique a vontade.
    Parabéns mais uma vez.
    Tenho um blog onde estão quase todos os chinelos feitos por mim, se quiser conhecer, será um prazer, ok?!
    ♥Gi♥
    Meu Blog
    ♥ DOCE ENCANTO ♥♥ DOCE MAGIA ♥

    Meu PAP No PICASA
    https://picasaweb.google.com/107200001367645402516/DecoupageComGuardanapoEmChineloPAPMeu?feat=directlink

  473. LEILA Diz:

    OI RENATA BOM DIA! HÁ 10 ANOS QUE PROCURO UM MEIO DE EXPORTAR MEUS TRABALHOS DE CUSTOMIZACAO EM CHINELOS, GOSTO DEMAIS DE ARTESANATO, SOU SEPARADA E LUTO MUITO PARA CRIAR E DAR O MELHOR PARA MINHA FILHA VITORIA. ACHO QUE VOCE ME ENTENDE, NÉ. AGRADECO DESDE JA A VC E A TDS QUE ESTIVEREM LENDO ESSE REC. E QUE POSSAM ME AJUDAR

    MEU E-MAIL É: leilacasado@hotmail.com
    DEUS ABENCOE POR TUDO.
    BEIJOS, LEILA

  474. sofia pacheco Diz:

    Oi Renata, tudo bem? Comecei fazer chinelos agora , mas usei a cola branca cascorez, rrrrrrsssss, sou maluca, né? Mas estou testando uma , estou usando pra ver se descola. Outra, percebi que descolou nas beiradas, como dizem as colegas, quando coloquei de volta as tiras. Estou usando termolina caseira, como vi numa receita: 2 colheres de cola branca, 1 colher de água e meia colher de álcool. Eu tenho essa cola brascoplast, mas não usei ainda. Bjos, aguardo retorno

  475. maria das gracas Diz:

    adorei muito ficar muito lindas essa chinelas.vou fazer na minha
    xau adorei bjss

  476. denise Diz:

    ola,adorei as dicas ,gostaria de saber se pra usar o tecido de lycra
    é o mesmo procedimento,pode impermeabilizar com o spray ou ha algo especial.
    aguardo anciosa,bjs

  477. rosi Diz:

    oi renata meu nome e rosiani amo sou apaixonada por artezanato por isso peco muito ainda estou em duvidas com as sandalias queria saber mesmo quais os materiais que sao usado pois quero fazer beijos e que deus abençoe a voce e a toda sua familia

  478. rosi Diz:

    a boa sorte para vc e para os seus beijos

  479. johnny Diz:

    Bom dia moças!

    É, deu pra sacar que sou homem né. Bendito sou eu dentre tantas beldades.(johnny, não vai levar crédito cantando as meninas…) rs… Brincadeiras a parte, vamos ao que interessa.

    Renatinha, tenho 23 anos, 1,80, olhos… Ops! Não é isso. rs… Então, moro em Minas e ví sobre a customização de chinelos e fiquei muito interessado (será que sou o único mesmo?) em conseguir alavancar alguma renda extra com esse trabalho.
    Bem, tenho umas dúvidas.
    Porque precisa passar tanta termolina leitosa assim nos lados do tecido? Será que apenas uma camada não daria? Falo por causa do custo da mesma em concordância com o número de pares que um potinho (especifique por gentileza quantos ml tem o pote) que podemos passar com apenas um pote.

    E outra, qual o custo de forma aproximada (dada a diferença de preços dos estados em que estamos) seria para comprarmos o material para a customização? Pois se o custo for alto e que deem para poucos pares, talvez não fosse rentável pois ninguém pagaria o preço para que ele me gerasse algum lucro.

    É isso Renatinha (ó a intimidade), de imediato agradeço e se possível pergunto se poderia fazer a gentileza de me contactar por este e-mail: johnnyjudoca@hotmail.com já que a última postagem aqui já vem de algum tempo, então não sei se você verá.

    Beijos a todas!

  480. Nathalia Diz:

    Olá, fiz uma havaiana, mais não gostei muito.
    Tem alguma maneira de descolar? Que produto eu poderia estar usando, para retirar o guardanapo?

    Obrigada

  481. CAROLINE Diz:

    Oi tudo bem, estou começando a fazer decoupage em chinelos e gostaria de saber se posso usar tecido de algodão no lugar do guardanapo e que cola uso para colar o tecido no chinelo e qual finalizador.
    DEsde ja agradeço e parabens pelas dicas

  482. adriana Diz:

    Renata fiz varios chinelos com tecidos, todos descolaram. Agora fiz com guardanapo para decoupage e novamente os chinelos estão soltando. Nao sei aonde estou errando.Me ajude.

  483. kesy Diz:

    Oi Renata, estou começando agora a fazer minhas sandálias e tenho algumas duvidas, a primeira é se eu passar a termolina branco não vai ficar pregando, ficar colando no pé, depois d pronto? a segunda é se tem como fazer o mesmo trabalhos nas sandálias Ipanema, porque elas são mais baratas q as havaianas, só que são mais moles, mais flexíveis, isso estragaria o trabalho?

  484. nycolas clarindo Diz:

    eu gostaria de saber se o tecido branco suja muito e se sujar qual a melhor maneira de lava-lo. também queria saber se eu poderia trocar o tecido do solado por outro se eu quiser, e se dá algum problema se trocar.
    mto obrigado!!!

  485. nycolas clarindo Diz:

    ah, esqueci de comentar algo. outra duvida que tenho é que se eu posso desenhar algo no tecido com tinta ou caneta de tecido. nã borra quando calçar ou algo assim??
    obrigado!!!

  486. Jucy Diz:

    Olá,Renata adorei sua ideia das havainas,muito legal
    vou tenta fazer,vamos ver se dá certo né?bjs*

  487. Rafael Diz:

    Boa noite!
    Parabéns pela iniciativa de passar conhecimento aos outros.

    Bom estou postando porque estava fazendo uma pesquisa sobre termolina branca e acabei achando uma receita caseira da mesma com materiais que todos nos praticamente temos em casa e resolvi compartilhar com vcs tb.Deixo bem claro aqui que o merito desta formula não é meu, pois eu apenas a achei em um blog.

    Receita caseira de termolina leitosa
    Marcadores: Colas e Adesivos, Dicas Caseiras, Termolina Leitosa
    http://decoracaoeconomica.blogspot.com/2010/10/receita-caseira-de-termolina-leitosa.html

    Material:

    Cola branca comum,
    Álcool líquido (não serve álcool em gel) e
    Água.

    Misturar:

    - 2 medidas de cola branca;

    - 1 medida de água;

    - 1/2 medida de álcool líquido.

    Use a medida que achar necessária, pode ser colher, xícara, copo, etc. Por exemplo, se for usar colher de sopa você vai misturar 2 colheres de cola branca com 1 colher de água e meia colher de álcool, fácil né?

    Misture tudo em uma vasilha e mexa até obter consistência homogênea, como um creme.

    Obs: Essa receita serve para ser usada toda de uma só vez, não pode ser guardada, por isso faça pequenas quantidades, só o suficiente para usar.”

    Dica do Sonho Lilás , um sonho de blog com muita coisa bonita, PAP’s e muuuitas dicas úteis.

  488. marciana Diz:

    ola tudo bem fiz uma havaiana para minha filha mas sabe como é criança né a havaiana se sujou e tive que lavar mas não contava que ao molhar ela o tecido iria descolar então ficou meio estranho tive que colar novamente tenho algumas encomendas e não quero vender um produto q vai deixar as minhas freguesas insatisfeitas me ajude o que devo fazer . OBRIGADA

  489. priscila Diz:

    oi re adoro essas coisas de decoupagen em sandalias! mas estou com um problema: eu fiz uma havaiana normal ne´do jeito e o tempo que tenho q esperar e tal,mas aí depois que usei umas tres vezes fui lavar .resultado: o verniz que eu tinha passado começou a tipo quebrar e soltou algumas partinhas do desnho do guardanapo que estava nele.e agora o que faço? ahh o verniz que uso é o da acrillex! me ajude

  490. Pois é, muito bom saber da cola de contato, aqui em pelotas, RS, uso a cola e o verniz de chinelo mesmo, vendida em casa de artesanatos e usada em cursos e descolaram com o contato de agua e suor. Parabéns pela ideia.

  491. Claudia Oliveira Diz:

    Pessoal existe um tipo de cola, que se chama cola chinelo e decopagem. Excelente, eu passo com um pincel, logo depois aplico o tecido, deixo secar 1 dia e depois passo outra vez por cima do tecido para impermeabiliza. Fica muito bom, não mancha e não solta. A marca é Glitter.
    Abraços

  492. bruna niljara Diz:

    oi faço esse procedimento a pouco tempo,passo três demão de termolina no tecido e depois de secar colo com cola chinelo da glitter e por último passo verniz a base de agua da glitter mas o verniz sai,ñ é resistente ao contato com o pé.ñ sei oq estou fazendo de errado por favor me ajude!!!!!!

  493. Juliana Ramos Diz:

    Bom Dia!! Gostaria de saber como faço pra colar a renda na havaiana?
    Será que dá pra colar com a cola de contato normal.
    Tanksss
    Juliana

  494. Olá!
    Posso usar o mesmo processo do pano com guardanapo para decoupage?


Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

 
Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 189 outros seguidores