Renata Batata

Moda, customização, beleza e bem-estar

Pontos de tricô e crochê para cachecol 15/05/2008

Cisne Passion

Se alguém tem alguma dúvida sobre com que peça começar no tricô, a resposta é sempre a mesma: comece com um cachecol! Super fácil, não requer contas nem cálculos, é reto toda a vida e fica sempre bonito. É uma peça básica e nunca sai de moda.

Então, eu fiz alguns e a diferença entre eles foram os pontos e as lãs. Algumas lãs, como a Pingouin Fricote ou a Cisne Passion, são lindas sozinhas e podem ser tricotadas com pontos simples que já fica um visual lindo. Outras são mais fininhas, como a Pingouin Cristal, requerem pontos mais elaborados, com tranças e bolas. Nota: embora a Passion seja trabalhada, fica melhor executar o trabalho com uma agulha fina, 3 ou 4, para que não fique esburacado.

Aliás, o ponto bola ou pipoca é super fácil de fazer: é só tricotar o mesmo ponto seis vezes, sempre voltando o ponto na agulha, assim: 1 t., 1 m., 1 t., 1m., 1 t., 1 m. Uma boa idéia é tricotar seu cachecol todo em ponto meia ou cordão de tricô e colocar umas bolas de vez em quando. Simples e lindo.

Pontos fáceis para tricotar seu cachecol:

 

PONTO TRICÔ OU MEIA
Material: Pingouin Sedificada : 3 nov. ravina (1076); ag. para tricô Pingouin nº 6 1/2; ag. para crochê Pingouin nº 4.
Pontos empregados : Ponto tricô : tric. todas as carr. em meia ou tricô. Franja em crochê: seguir o passo a passo.
Amostra – Um quadrado de 10 cm em ponto tricô nas ag. nº 6 ½  = 12 p. x 20 carr.
Realização: Montar 38 p. nas ag. nº 6 ½  e tric. em p. tricô. A 150 cm do começo, rem.. Fazer nas duas laterais menores a franja em crochê seguindo o passo a passo.

Cachecol JK - Pingouin 

PONTO BARRA 1/1

Veja dois posts atrás.

 

PONTO BARRA 2/2
Material: Pingouin Cristal, 100g na cor desejada, agulha para tricô n. 3
Pontos Empregados: Barra 2/2: *2 t., 2 m. *
Amostra: Um quadrado de 10 cm em barra 2/2 na ag. 3: 26 p. x 32 carr..
Realização: Montar 82 p. nas ag. n. 3 e tricotar por 152 cm. em barra 2/2. Rematar.

 

Cachecol Básico Pingouin

Cachecol simples de crochê também fica legal. Veja que simples. Você pode usar essa idéia e também fazer de uma cor só.

 

CORRENTINHA
Material: Pingouin Kalú: 1 nov. preto (100); 1 nov. cru (004); 1 nov. delírios (1250) e 1 nov. nínive (701) ; 1 nov. terracota (2737); ag. para crochê Pingouin nº 2.
Pontos empregados: Correntinha(corr.).Ponto baixo(p.b.): introduzir a ag.; laç.; puxar o p. e com outra laç.; rem. todos os p..Ponto fantasia : seguir o gráfico.
Amostra: Um quadrado de 10 cm em p. fantasia com a ag. nº 2 = 28 p. x 29 carr.
Realização: Fazer uma corr. de aproximadamente 528 p. mais uma corr. para virar e trabalhar em p. fantasia seguindo o gráfico deixando de cada lado 12 cm de fio sem trabalhar para formar as franjas. Trabalhar uma carr. de cada cor na seguinte ordem: preto; terracota; nínive; cru; terracota; 
delírios; nínive; preto; cru; nínive; cru; terracota; delírios; preto; cru; ninive; cru; nínive; terracota; preto; cru; nínive; delírios; cru; nínive; terracota; cru; nínive; cru; nínive; delírios; terracota; preto; cru; nínive; cru; terracota; nínive; cru; delírios; nínive; cru; preto; nínive; cru; nínive; cru; nínive; cru; terracota; delírios; preto; cru; nínive; cru; delírios; nínive; cru; nínive; preto; cru; nínive; terracota; cru; nínive; cru; delírios; terracota; preto; cru; nínive; cru; delírios; terracota; nínive; cru e nínive. A 28 cm do começo, parar.

Cachecol Pingouin

Esquema cachecol

Para fazer as franjas, lembre-se do esquema simples de colocação das franjas. Não faça franjas muito compridas, senão vai ficar parecendo um faroeste! Nem tão curtas, senão ficam espetadas. O melhor é fazer uma franja que fique com 4 a 5 cm. de comprimento. Eis o esquema:

Franja Crochê

 

Tenho umas receitas de cachecol para quem já tem um pouco mais de prática. Já vou postar…

Enquanto isso, divirtam-se!

 

 

162 Responses to “Pontos de tricô e crochê para cachecol”

  1. Francieli Diz:

    quero um receita de ponto pipoca

    • CRISTINA Diz:

      GOSTARIA DE APRENDER A FAZER O PONTO PIPOCA . OBRIGADO

      • bernadette Diz:

        Oi o pto pipoca em tricô é muito simples
        1 carr toda em tricô
        2 carr 1trc, no outro pto(fazer 3 ptos 1 m, 1 trc, 1m)
        3 carr toda em trc
        4 carr 1fazer(3 ptos 1m, 1tr, 1m.), pegar os 3 pto jts em trico,
        5 carr toda em trc
        6 carr voltar na 2ª

      • genebra Diz:

        por favor nao entendi o ponto pipoca.da para explicar melhor?

    • samanta Diz:

      Olá….estou começando agora a fazer crochê e vi sua atenção em responder as perguntas aqui….tenho uma..rsrs Quero fazer uma manta em croche e achei uma só que não consegui fazer o ponto no olhometro….será que vc poderia me explicar melhor como faz? Só a manta…está neste endereço ai embaixo….
      http://bebecroche-tricot.blogspot.com/2009/08/manta-bebe.html

  2. renatabatata Diz:

    Olá Francieli! Olhe a receita de cachecol com ponto pipoca ou bola no post de hoje (27 de maio). Boas tricotadas!

  3. gloria Diz:

    são lindos seus cachecols, gostaria de ver os pontos usados em tamanho maior

    • CIDINHA Diz:

      OI ESTOU APRENDENDO FAZER TRICO ME ESPLICA COMO FAZ O PONTO ARROZ EU FACO 2TR 2M 2TR 2M
      EU VO E VOLTO OU VOLTO COM 2M 2TR

  4. renatabatata Diz:

    Olá, Glória, tudo bem? Obrigada pela visita e pelo comentário! As fotos que eu postei sáo de cachecóis executados pelo time da Pingouin mas logo postarei fotos dos meus cachecóis, usando os pontos que eu mostrei. Prometo que vou tirar fotos bem detalhadas!
    Abraço e atá lá!

  5. jurema Diz:

    quero aprender fazer o ponto pipoca em trico

  6. Eliz Diz:

    Lindos os pontos! Eu gosto de fazer cachecol em ponto turco, aquele tradicional 1t, 1laç, 2pjt. Fácil e rápido e como rende. Parabéns pelo blog.

  7. renatabatata Diz:

    Oi, Eliz! Obrigada pela visita! O ponto turco, ponto rendado ou qualquer outro nome que eu já vi por aí é DEMAIS de lindo e tem duas grandes vantagens: realmente rende muito e é facílimo de fazer! Continue fazendo seus cachecóis lindos!
    Bjos!

  8. renatabatata Diz:

    Jurema, tudo bem? Ponto pipoca é fácil, amiga! Tricote o mesmo ponto 5 vezes (algumas pessoas tricotam 6 vezes, para a pipoca ficar maior) assim: 1m., devolva o ponto na agulha, 1t., devolva o ponto na agulha. Faça isso 5 ou 6 vezes e passe o ponto para a outra agulha e continue tricotando normal. Se você estiver tricotando em cordões de tricô, faça o último ponto da pipoca em tricô, se for em meia, tricote no direito o último ponto em meia.
    Boa sorte e boas pipocadas!

  9. Alice Diz:

    Parábens es uma artista, especíal!
    que divido o dom que Deus te deo c/ os outros…
    Obrigada pela parte que me todca, querro tentar faser uma canga , em tricô ou em croche, se for possivel me forneça uma receita, e des e já muito obrigada.
    alice

    • cilmara Diz:

      naõ seinada de croche sommente ponto alto como
      ?COMEÇO RSRSRSRSRSRSRSRRS

      • renatabatata Diz:

        Oi, Cilmara!
        Procure um guia de pontos. No youtube tem muitos. Se vc preferir, nas bancas vc encontra revistas que explicam detalhadamente os principais pontos de crochê e tricô!
        Beijinhos e boa sorte!

  10. renatabatata Diz:

    Oi, Alice!! Obrigada pela visita e pelo comentário! Fico muito feliz!
    Pra fazer uma linda canga de tricô eu sugiro a linha Pingouin Bella (tem umas cores mesclas que tem tudo a ver com o verão). Trabalhe com a agulha 6 e o fio duplo. Coloque 100 pontos na agulha e trabalhe sempre igual: 4 pontos de borda em cordões de tricô, depois repita *1 t., 1 laç., 2 pjt.* até restarem os 4 pontos de borda em cordões de tricô. O ponto fantasia sempre começa e termina igual. Faça do comprimento que quiser. Fica um trabalho rendado e fresquinho, perfeito para o verão!
    Dica: se quiser um trabalho mais aberto, use uma agulha maior ou faça apenas *2pjt., 1laç.*, em todas as carreiras, não esquecendo os pontos de borda.
    Coloque franjas também, se quiser, nas extremidades. Não precisam ser muito longas.
    Boa sorte! Volte pra contar como ficou sua canga!
    Beijinhos!

  11. BEATRIZ Diz:

    Por favor , gostaria de saber como terminar um cahcecol!!!
    Eu comecei a fazer e agora não sei como finalizar, tirar da agulha!!

    Obrigada

  12. renatabatata Diz:

    Oi, Beatriz!
    Se você já conseguiu terminar, arrematar não será problema!
    Faça assim: pegue dois pontos juntos e faça um poto tricô. Depois de feito, recoloque o mesmo ponto na agulha esquerda e pegue este e o ponto a seguir e faça outro ponto tricô. Continue recolocando o ponto na agulha e pegando sempre dois. Você vai ver que os pontos vão sumindo e o trabalho vai ficando arrematado! Não aperte muito na hora de fazer o ponto, nem deixe muito frouxo. Faça com que o trabalho fique retinho.
    Boa sorte! Volte pra contar se deu certo, tá?
    Beijinhos!

  13. luanagiseleprestes Diz:

    ola,estou tao longe do brasil,e queria me ocupar,fazendo cachecol,mas nao sei nada,kkkkk,seria possivel eu aprender pelo pc?????obrigada desde ja……luana gisele…ahhh!!!lindos os seus….

    • renatabatata Diz:

      Oi, Luana!
      Claro que dá! É só ir seguindo as dicas e praticando bastante!
      Procure no you tube que tem muita gente legal ensinando, inclusive os básicos! ;)
      Beijinhos e volte sempre!

      PS> Onde vc está?

  14. Vicky Diz:

    Oi Renata!

    Esse seu blog é mara!!!!Eu adoro fazer tricô, e achei idéias ótimas no seu blog. Principalmente de cachecóis q eu adoro fazer e usar. Vou sempre acompanhar.
    Bjokas

  15. fernanda rosa Diz:

    gostaria que me mandasse pr email todos os pontos de trico pra eu aprender obrigada

    • renatabatata Diz:

      Oi, Fernanda!
      Infelizmente, nem eu sei todos os pontos de tricô!
      Dá uma olhada no You Tube, procure por “ponto tricô” que tem uns vídeos bem bacanas pra aprender esse ponto básico, com certeza o primeiro que vc deve aprender.
      Boa sorte e beijinhos!

  16. Fatima Diz:

    Olá…..gostei do ponto pipoca, só não entendi se faz em todas as carreiras esse procedimento de fazer 5 ou 6 pontos num mesmo ponto……me esclareça por favor, sou iniciante em tricô e to adorando, as horas passam voando…….heheheheh
    Obrigada…

    Bjusssssss

    • renatabatata Diz:

      Fátima, as horas passam voando mesmo, né? É muito legal! :D
      O ponto pipoca é exatamente isso que vc está achando esquisito.. ehehe. Você faz o ponto, e volta o ponto pra agulha da esquerda e faça de novo, como se não tivesse feito. Faça esse procedimento 5 ou 6 vezes, dependendo da grossura da lã. Vai ficar uma bolinha. Você pode fazer todos os pontos em tricô ou 1 meia; 1 tricô. Faça uma amostrinha e veja o que fica mais bonito! ;)
      Beijinhos e boa sorte!

    • rosania Diz:

      OI RENATA!
      GODTARIA DE SABER SE VC PODERIA ME MANDAR COMO FAZER UM CACHICOL COM A LINHA CISNE (SWEET BALL) SÓ QUE ELA TEM SÓ 3 CM DE DISTANCIA DAS BOLINHAS É MENOS DO QUE A RECEITA QUE A PROPRIA LINHA TRAS NO VERSO DA EMBALAGEM?
      SE PUDER ME AJUDAR FICARIA GRATA,POR GENTILESA MANDA PARA MEU EMAIL,OBRIGADA

  17. maria Diz:

    <<<<<<<<<<<<<<<<>>>>>>>>>>>>>>>>>>

  18. idenilza Diz:

    Oi renata…estou começando na arte do trico… vou tentar fazer o cachecol do ponto trico ou meia. Gostaria de saber se vc tem a receita do cachecol que estica… é um que depois de pronto os pontos se abem e ele aumenta de tamanho.
    Parabéns pelo site é lindo e bem explicado…um grande beijo e obrigada por dividir conosco o seu conhecimento.

    • renatabatata Diz:

      Oi, Idenilza!
      O cachecol que se abre é muito fácil de fazer! Escolha um fio irregular, como o Riccio ou o Plumón (lindo!!) da Aslan. Depois, coloque 30 pontos na agulha nº10. Tricote 2 carr. em ponto tricô (cordões de tricô – ida e volta em tricô). Na carr. seguinte, faça assim: 1 t., 1 laçada até o final da carr., totalizando 59 pontos. Continue em cordão de tricô por 1 metro. En seguida, tricote 1 t. e derrube o ponto seguinte. Faça isso até o final da carr. e vc ficará com 30 p. na agulha. Tricote mais 2 carr. em t. e arremate. Para a echarpe dobrar de tamanho, vá desmanchando os fios derrubados até a 1ª carr. Vai ficar parecida com uma rede. Por isso que é legal fazer com um fio irregular, fica bem mais legal!
      Na hora de desmanchar, cuidado com os pontos de borda, pra echarpe não ficar deformada, tá? mas viu como é fácil? :D
      Beijinhos e boa sorte!

      • idenilza Diz:

        Oi Renata!!! muito obrigada por me passar a receita do cachecol… q DEUS a abençoe sempre…um grande beijo!!!!

  19. solange Diz:

    oi renata,gosto muito de trico vi um cachecol feito preso um lado como se fosse uma manga no progama de ana maria braga do dia 29/05 mais naõ vi como fazer você poderia me da uma dica ,eu agradeço.você è muito prendada que deus te abençoe.

    • renatabatata Diz:

      Oi, Solange!
      Obrigada pela sua visita e pelas suas palavras!
      Então, tem uma receita que é um cachecol com manga mesmo. A manga comprida de um lado, né? É muito fácil, olha só: faça uma amostra e calcule mais ou menos a largura que vc vai querer seu cachecol. Acho melhor fazer mais larguinho, tipo xale, fica mais bonito. Uns 70 pontos na agulha 6, numa lã tipo Pingouin Família. Coloque os pontos e vá tricotando no ponto que vc quiser (se vc tiver mais prática com tricô, pode fazer ponto arroz, misturado com trança, fica lindo! – se for mais iniciante, pode fazer em cordões de tricô que fica igualmente lindo!). Depois de tricotar mais ou menos 1,50m, diminua os pontos tricotando 2 pontos juntos até o final da carr., ficando com a metade dos pontos. tricote por 5 ou 6 cm em barra 1/1 (esse é o punho da sua manga). Costure os punhos e suba costurando por 60 cm. Pronto! Se quiser, faça uma franja do outro lado!
      Conte pra voltar se deu certo, mas tenho certeza que vai ficar lindo!
      Beijinhos e boa sorte!

  20. Mac Vieira Diz:

    Olá!
    Gostaria muito de aprender tricô, mas não sei como começar. A peça escolhida é um cachecol.
    Você poderia me enviar fotos do passo á passo desta peça? Não sei nem o que significam as abreviaturas; ou seja, sou realmente um marinheiro de primeira viagem.
    Obrigado.
    Mac Cloud

  21. Germana Diz:

    Oi Renata. Gostaria muito se você me mandasse a receita de uma echarp que a Ana Maria Braga mostrou noutro dia. A echarp tem uma manga só – era branca – muito bonita e parece fácil de fazer. Gostaria de saber tbm, qual lã e agulha deverão ser usadas. Agradeço sua atenção.

  22. LAURA MRIA CECILIO Diz:

    Ola…
    fiz meu primeiro cachecol e ficou lindo. fiz no ponto tricou
    Gostaria que se fosse possivel me enviar algumas receitas facil, para eu ir praticando.Achei maravilhoso o seu trabalho
    beijos.
    laura

    • renatabatata Diz:

      Oi, Laura!
      Que bom que deu certo e ficou lindo!
      Estou sempre postando receitas fáceis de tricô. Passe sempre para ver!
      Beijinhos e até!

  23. Clivaneide Diz:

    Boa tarde,

    Gostaria de fazer um cachecol mas eu só sei os pontos básicos tricô e meia, na receita fala em um tricô de borda e tem tb a siga 2 pjt não sei o significa e como fazer, pode me ajudar…

    • renatabatata Diz:

      Olá, Clivaneide!
      Tricô de borda é simplesmente fazer dois pontos tricô juntos, na borda da peça. 2pjt significa 2 pontos juntos em tricô. É assim: com a agulha, você pega 2 pontos juntos ao invés de 1 e faz os dois juntos no ponto tricô. Fácil, né?
      Beijinhos e boa sorte!

      • Clivaneide Diz:

        Nossa que legal, valeu mesmo, tem um cachecol que estou louca pra fazer e só estava faltando esses pontos, vou tentar fazer…

        muito obrigada…

        bjs…

        Clivaneide

  24. maria luiza madeira Diz:

    por favor , gostaria de saber se vc tem a receita de um cachecol todo enrroladinho?

  25. MARA MOLINA Diz:

    Olá! Gostei mt dos seus modelos e gostaria q me enviasse a receita deste com pompom, ou seja, eu não sei como fazer o ponto cordão de trico.

    Obrigada!

    • renatabatata Diz:

      Mara, o cordão de tricô é ir e voltar em ponto tricô, só isso!
      Beijinhos e boa sorte!

      • Mara Molina Diz:

        Mt obrigada! Já deu p/ perceber q sou iniciante, né. Está ficando lindo!
        Por favor preciso q vc me envie como fazer franja, ok!

        Bjus

      • renatabatata Diz:

        Mara, coloquei em vários posts o esquema pra fazer franjas. Faça uma busca aí na barra ao lado que vc encontra!
        Beijinhos!

  26. mariza moreno Diz:

    oi! gostaria que me desse uma orientação.toda vez que faço cachecol em ponto meia(só meia) ele enrola todo.como devo fazer pra que nao fique enrolado?

    • renatabatata Diz:

      Mariza, não use o ponto meia!! Ele enrola mesmo! Faça em cordões de tricô (ida e volta em p. tricô). Se vc fizer questão do p. meia, faça dois ou quatro pontos de borda de cada lado em ponto tricô que ele não enrola.
      Beijinhos e boa sorte!

  27. Rosangela Diz:

    Oi, Boa noite gostaria de saber se vc encina a fazer ponto pipoca ñ consigo fazer, estou com um modelo de um cachicol lindo o ponto é ponto pipoca mais ñ acerto fazer, se puder me ajudar desde de já sou grata. um super beijo

    • renatabatata Diz:

      Rosangela, o ponto pipoca é um p. meia e um p. tricô na sequencia da carreira. No avesso, você faz todos os pontos em tricô. Aí, na carr. seguinte, você começa com um p. tricô, um p. meia. Entendeu? As carr. do lado direito são sempre alternadas, começando uma com meia, a próxima em tricô, alternando sempre.
      Espero que vc consiga!
      Beijinhos e boa sorte!

      UPdate!!! Confundi com o ponto arroz!! Mas a Bernadete ajudou!! Valeu!! :D

  28. Rosangela Diz:

    Oi, boa noite gostaria de saber se tem como vc me necinar a fazer o ponto pipoca acho este ponto lindo alias estou com um cachicol aqui em minha casa ele foi feito com a linha D`primeira cor 400 uma cor alegre e pega bem com qualquer cor de blusa, mais porem sei alguns pontos ñ sou craque se puder me necina desde já sou grata. Há os seu estão lindos, um super beijo……Rosangela Mello

  29. martha Diz:

    olaaa RÊ …..queria fazer um cachecol com listas em vertical,com 4 cores,comecei td num agulah só,e como faço para emendar os pontos……………kkkk.se é que tem jeito……….bj..brigada

    • renatabatata Diz:

      Martha, tem que amarrar a pontinha da próxima linha no começo da carr e fazer o primeiro ponto com ela e continuar.
      Ai, é meio complicado explicar… E tem que ser na carr. do avesso.
      Vou ter que fazer um vídeo… mas faça uma busca no You Tube que já o tem.
      Beijinhos!

  30. Giselle Diz:

    Renata adorei tudo que li no seu blog, sou iniciante em trico e fiquei maravilhadaaaaa com tudo que vc ensinou pras meninas, sinceramente vc é uma pessoa iluminada por Deus, e tenho certeza que vc será sempre uma pessoa feliz pois consegue passar tudo que sabe e com carinho, foi um prazer imenso em ter entrado no seu blog, a partir de agora irei coloca-lo no meu favoritos pois sempre que eu puder darei uma olhadinha.
    beijus e fique com Deus
    Gigi

  31. LUCIANA Diz:

    Adoro muito fazer tricot e croche gostaria de fosse possivel vc passar uns pontos facil pra eu fazer uma manta , nao morro no BRAZIL gostaria muito de comunicar contigo aqui tem muito mais lã minha filha esta gravida Agrdeco muito um grande abraco

  32. maria edna Diz:

    oi renata como vai adorei seu site renata por favor me ajude todas as “coisinhas” que sei fazer de artesanato e por curiosidade que aprendo conseguir fazer o cachecol no tear um pouco de tricor e sempre assim nuca fui na escola para aprender vir a receita do quadrado perfeito e fiquei loca para fazer mais nao sei como fazer dois ptos juntos em tricor voce me a juda amiga por favor pensso que vou pegar dois ptos juntos e ira sobrar um estou certa bjos renata voce esta nos meus favoritos obrigado edna

    • renatabatata Diz:

      Maria Edna,
      é só pegar 1 ao invés de 2!! É bem simples…
      Faça um teste com uma amostra antes de começar sua peça, tá?
      Beijinhos e boa sorte!

  33. Teresa Diz:

    Renata, em 1º lugar PARABÉNS.
    Sempre entro nos blogs para pegar receitas de artesanato, crochê,ponto cruz, etc….. Não gosto muito de trico, mas minha filha me pediu um cachecol e a lã que ela comprou não ficou legal no croche.
    Noseu blog encontrei o que queria e sem contar a cordialidade e presteza com que você responde a todas. Nunca deixo recados nos blogs mas nã poderia deixar de parabenizá-la.
    Beijos e continue assim dividindo o seu conhecimento com todo esse carinho.

  34. ola! eu sou a Sueli Sforzi gostrai que voce me desse dicas de bolerinhos e pontos agardo resposta

  35. Jucilene Diz:

    Seus trabalhos são lindos!!!

    Com qual ponto são feitos os quadrados de crochê para fazer uma manta?

    Obrigada

    Beijos

    • renatabatata Diz:

      Jucilene, não faço crochê! Ainda… Mas você tem que ter uma receitinha pra fazer essa mantas, geralmente de ponto alto..
      Beijinhos e boa sorte!

  36. Vilma Diz:

    Olá Renata, primeiramente gostaria muito de dizer que seus trabalhos são lindos …. Parabéns!!!
    Eu e minha filha estamos aprendendo alguns pontos do tricô, gostariamos muito de aprender o ponto conchinha será que vc poderia nos ajudar? Muito obrigada e continue com seu maravilhoso talento… bjos .

    • renatabatata Diz:

      Vilma!
      Que delícia aprender tricô com a mãe/filha! Eu aprendi com minha mãe tb!
      Amiga, qual é o ponto conchinha? Eu talvez conheça com outro nome! Tem foto em algum lugar pra eu ver? Se tiver, passa o link! Ou me manda por email: renatabatata_blog@hotmail.com
      Beijinhos e aguardo!

  37. Vilma Diz:

    Oi Re…. então achei esse link espero que nos ajude..rsrs
    Mais uma vez muito obrigada pela sua ajuda.
    um beijo!!!

    http://2.bp.blogspot.com/_ggWYpkMeZWw/SgOEJj4aftI/AAAA
    AAAABWQ/z_i1yeC2_20/s320/jmanta2.jpg

  38. Marly Diz:

    adorei suas receitas e gostaria que me ensinasse fazer o ponto russo pra fazer um cachecol.
    Parabens e obrigado pela atenção. beijos

  39. joseli Diz:

    gostei muito das suas dicas mais se puder me explique como se faz o ponto bambu em tricô beijos

  40. Mel Diz:

    gostei muito das suas dicas mais se puder me explique como se faz o ponto bambu em tricô beijos

  41. Mel Diz:

    Olá gostei muito dos seus trabalhos são lindos já que voce é tão prendada me passe um pouquinho do seu conhecimento gostaria de fazer uma manta p/ bebe em ponto bambu mais nãom sei fazer este ponto se não souber me ensine outro mais precisa ser fácil sou iniciante beijos.

  42. marlene Diz:

    como vai renata voce esta de parabens , gostei muito e quero
    aprender a fazer tricor estou iniciando e graças a voces todas e ao computador gostaria de saber como finalizar um cachecol que comecei e ponto e meis. ficarei no aguardo beijo.

    amiga marlene

    • renatabatata Diz:

      Marlene, pra finalizar é só pegar 2 pontos juntos, tricotar e voltar o ponto na agulha. Pegue esse ponto e o próximo e vá fazendo isso até acabarem os pontos. No último, corte a linha e dê um nozinho.
      Bjinhos e boa sorte!

  43. Euzari Vale Diz:

    Boa noite, será que alguém me pode dar a receita para uma blusa em ponto trico coração? meu mail é zarieu@hotmail.com, desde já agradeço.

    tenho visto trabalhos lindos

  44. Angela Diz:

    Ola Renata!!! Foi uma otima coincidencia em achar teu blog, procurando o ponto bambu e te descobri!!! Moro em Sao Gabriel da Cachoeira-AM,mto longe da vida moderna…Lã,por aqi é artigo d luxo e agulhas p o mesmo,n~ existem…rsrs!!! Entao,me viro c o q tem e me divirto mesmo assim!!! Amo trico,aprendi há 24 anos…nossa,já to bem velhinha!!! rsrs!!! Parabens pelo seu trabalho,q tmbm é d educadora,tanto pelo esmero,qnto pela paciencia q dedica a todas nós!!! Contamos c vc!!! Abraços!!!

  45. Isabella Diz:

    Renata
    Você conhece o xale em crochê “Crescent Moon Shawl” de Mayumi Kawai vi este xale no Ralvery e gostaria muito de fazê-lo mas não consigo a receita.
    Suas receitas são ótimas, ficarei muito agradecida se você puder me ajudar.
    Bjs

  46. Mônica Diz:

    Boa tarde, Renata

    Gostaria que vc me enviasse um vídeo de como fazer e colocar a franja no cachecol.
    Desde já agradeço e parabéns.

  47. Mônica Diz:

    Renata, gostaria que vc me enviasse um vídeo que ensine a fazer e colocar a franja. Obrigado.

  48. isabel Diz:

    ola gostaria de saber como faço para tirar o cachicol da agulha

  49. Mah Diz:

    Olá Renata! Estou escrevendo porque amei seu Blog. Parabens pelos seus trabalhos são todos lindos! Me inspirei muito, e fiz o cachecol com pom – poms que eu adorei! Eu tenho 16 anos eu amo as artes e adoro escrever…

    Muito obrigada pelas idéias Parabens mesmo!

    • renatabatata Diz:

      Palominha, fofa! Obrigada pela mensagem!

      Se puder, manda uma foto sua com o cachecol!! Deve ter ficado lindo!

      Beijinhos mil e volte sempre!

  50. Isa Diz:

    Renata, muitos parabéns pelo blog.

    Se quiserem mais dicas e receitas de tricot e crochet podem visitar http://www.crochet-tricot.com.pt.

    Beijos.

  51. kaline Diz:

    oá Renata!
    Eu gostaria de saber como se faz ponto meia e um cachecol pelo avesso?
    obrigada..

    • renatabatata Diz:

      Oi, Kaline!

      Ponto meia é um dos pontos básicos do tricô. Pra explicar assim fica difícil mas procure no You Tube que tem vários vídeos.
      Agora, cachecol pelo avesso… não entendi! :P Cachecol não tem avesso, tem 2 lados direitos! :D

      Beijinhos e boa sorte!

  52. leticia Diz:

    oi os cachicol estã lindos eles e feito com os dedos vc ta de parabens lindos vc mora no df

    bejssssss!!!!!!!!!!

    de leticia e familia

  53. Simoni Camilo Diz:

    Nossa muito lindo os cachecóis vc vende?
    beijos.

  54. jossemara rodrigues Diz:

    Olá Renata, amo seus trabalhos, visito tanto seu site que parece que ate já nos conhecemos.
    Gostaria de saber como faço o ponto turco, obrigado bjs.

  55. marlene Diz:

    ola reneta que o todo poderoso conserve vc desta maneira , uma pessoa boa, e desinteressada, ensinando a todos que desejar o meu muito obrigada por vc, ter me ensinado a confecionar um cachecol, gostaria de aprender a fazer sapatinho de bebe.um forte abraço de sua amiga .

  56. Mena Ramos Diz:

    Adoro croche e trico, fico olhando estas coisas lindas e algumas já me arrisco a fazer.
    Eu já fiz muito trico e croche quando meus filhos eram pequenos, depois fui deixando e agora estou recomeçando.

    Faço mais coisas para bebe para um grupo de mães , de uma instituição, fora isso tambem faço cachicois para um bazar beneficente

  57. Beatriz Diz:

    Olá ..adoro fazer tricô e croche moro no rio grande do sul e como o inverno esta chegando , gostaria que se alguem tem receitas de meias em tricô com duas agulhas me enviassem .
    sapatinhos de bebe sei fazer mas para adultos não tenho ideia .
    Parabéns seus trabalhos são lindos …..
    Bjusssss

  58. Lucia Helena G. S. Tada Diz:

    Oi Renata,td bem?
    Tbém sou tricoteira assumida, gostaria que vc me ajudasse com se taz o ponto palha, me esqueci e nas revista que tenho não achei nada,se puder agradeço bjos! E Parabéns pelos trabalhos e pelo site, sucesso!

    • renatabatata Diz:

      Oi, Lúcia!

      Obrigada pelo seu comentário!

      Olha, eu não sei exatamente o que é o ponto palha! Talvez eu conheça por outro nome. Se vc puder descrever um pouco ou mandar uma foto eu tento te ajudar!

      Beijinhos!

  59. RITA BORELLI Diz:

    QUERO DIZER QUE ENTREI HJ PELA PRI,EIRA VEZ AKI E ESTOU ENCANTADA COM SUA HUMILDADE DE EXPLICAR PONTOS DETALHES..PARABENS QUE EPNA QUE TEM TT GENTE QUE É MESQUINHA E NAO DIVIDE COM OUTROS O QUE SABE ACHO QUE TEM LUAGR PRA TODOS SEMPRE QUE VC TIVER NOVIDADES ME MANDE POR EMAIL E SE PUDER INDICAR MASI SITES QUE TENHAM FOTOS GARFICOS A DECROCHE E TRICO PQ EU GOSTO MTO E FAÇO PRA MIM P MINAHS FILHAS DEUS TE ABENÇOE SEMPRE ASSIM UM BJO NOS EU CORAÇÃO…

  60. Tania Diz:

    -Adorei todos os trabalhos, que vc mostra no seu siteblog e tambem a ajuda que vc da para as duvidas de algumas pessoas.
    -Tenho aprendido muito com o seu trabalho , parabens DEUS te Abençoe e assim que der vou mandar fotos que eu tenho aprendido com vc :) e muito bom aprender e ensinar e mais ainda pessoas como vc > um bjinhoss tchau tchau

    De:Tania
    Para: Renata batata ><

  61. Glaucia Santos Moreira Diz:

    Ola Renata parabéns pelo seu trabalho eu amei,estou precisando de uma ajuda sua gostaria de aprender o ponto conxinha para fazer roupas para bebe vc pode mim ajuda beijosobrigada

  62. Glaucia Santos Moreira Diz:

    Gostaria da sua ajuda em como fazer o ponto conxinha para fazer roupas para bebe vc saber como se fais esse ponto obrigada e parabéns pelo seu trabalho eu adorei bjs.

    • renatabatata Diz:

      Oi, Gláucia!

      Gostaria de te ajudar mas não sei exatamente o que é o ponto que vc falou. Se vc puder descrevê-lo melhor… eu talvez conheça com outro nome…

      Beijinhos!

  63. Priscila Diz:

    Passei hoje por aqui, li todos os comentários e concordo plenamente com eles. Voce é espetacular, ajuda a todos e, o melhor, ensina, compartilha seu conhecimento e se esforça para dividi-lo conosco. beijos e parabéns.

  64. Lúciana Diz:

    receita do cachecol que estica… é um que depois de pronto os pontos se abem e ele aumenta de tamanho.
    Vi sau resposta, mas como estou começando a tricotar não entendi muito bem, vc tem algum video explicando
    Bjos
    Luciana

  65. luana Diz:

    oi renata podes me tirar uma duvida?estou fazendo um cachecol só que ele tá todo enrolado nas bordas estou fazendo ele todo em ponto meia, pq será?ai menina já to ficando brava,rsrs bjinhos

    • renatabatata Diz:

      Oi Luanna,

      Varias pessoas ja me escreveram isso. Nao da pra fazer cachecol com ponto meia, ele enrola mesmo! Use o ponto trico, faca cordoes de trico (trico no avesso e no direito) ou use o ponto turco (1 t., 1 lac., 2 pjt.).

      Beijinhos e boa sorte!

  66. LUANA OLIVEIRA Diz:

    OI RENATA PODES ME TIRAR UMA DUVIDA CRUEL?ESTOU FAZENDO UM CACHECOL TODO EM PONTO MEIA SÓ QUE ELE TÁ ENROLANDO NAS PONTAS PQ SERÁ?BJINHOS

  67. carla nicodemos Diz:

    Ola bom dia,
    gostaria de receitas para cachecois, sou uma viciada em comprar linhas, adoro, e não tenho muitas ideias, okkk….adorei sua pagina, obrigadaaa
    CARLA NICODEMOS.

  68. Catiane Diz:

    Olá Renata,
    Iniciei minha vida tricoteira há uns 15 anos atrás, e essa minha face ficou esquecida lá no passado, mas agora me deu uma vontade de recomeçar… iniciei um cachecol com ponto tricô (3 carreiras) e 2 tricôs e 4 laçadas + 2 tricôs e 4 laçadas… (01 carreira), e assim vai até o final, o problema é que não lembro como se finaliza o trabalho (!!??) Pode me ajudar. Ah!, mais um pedido, onde posso conseguir o paaso a passo dos pontos triviais da tricotagem com agulha?
    Um grande beijo, adorei seu blog!
    Catiane.

  69. florinda Diz:

    gostaria muito de saber como faz um cachecol que fica ponto meia dos dois lados , se puder me ajudar fico muito grata .

  70. cristiane Diz:

    oi sera que alguem pode me ajudar? estou tentando fazer uma manta , sao losangulos que vao se unir mas nao entendo a primeira carreira e assim 1t ,lac,1m,lac,1t a segunda carreira 1m,3t,1m, agora nessa terceira carreira e que vem a dificuldade (trab.1t,1m. no primeiro ponto da agulha )1m,laç,1m,laç,1m ,(1t,1m,no ultimo ponto da agulha ) e isso que eu nao entendo como fazer esse primeiro e ultimo e a quarta carreira 2m,5t,2m como que vou fazer 9 pontos se na carreira anterior tenho 5 me ajudem obrigada

  71. carol Diz:

    ♥♥adorei os pontos e fiquei apaxonada com os cachicols♥♥

  72. Viviane Diz:

    Olá Renata, muito legal o seu Blog.
    Estou procurando como fazer o ponto meia dos dois lados do trabalho para minha mãe, será que você poderia nos ajudar?
    Muito Obrigada!

  73. dessa Diz:

    Olá. Será q alguem sabe como fazer arremate “elástico”??? Usado em golas de blusas?

  74. Rosangela Mello Diz:

    Olá, Renata bom dia!
    Renata eu gostaria de esta fazendo um cachicol, mais
    queria um ponto aberto que eu ñ gastase tanta linha.
    Minha subrinha tem um desde tipo que estou te falando,
    mais ñ quero mandar fazer eu mesmo que fazer para passa
    o tempo. se vc tiver um ponto do jeito que eu te falei e puder me ensinar dedes de já sou grata. Mil beijos e muito mais sucesso!!!

    • renatabatata Diz:

      Rosangela, use o ponto turco: *1 trico, 1 laçada, 2 pontos juntos em trico* igual na ida e na volta. Número de pontos: múltiplo de 3 + 1.
      Beijinhos e boa sorte!

  75. Maria Ivonita S.S. Vargas Diz:

    Olá Renata.
    Estou começando agora a tricotar.Gosto muito do seu blog, é fácil de entender.Poderia me ajudar em uma dúvida, estou fazendo um cachecol em barra 2/2 só que esta ficando enrolado, o que faço para não ficar enrolado.Se poder me ajudar?
    Muito obrigada.

    • renatabatata Diz:

      Maria Ivonita,
      O ponto barra 2/2 acaba enrolando um pouco mesmo, especialmente se seu ponto for muito apertado. Tente fazer com ponto tricô na ida e na volta, ou procure um ponto mais abertinho, tipo ponto turco (*1 trico; 1 laçada; 2 pontos juntos em trico*).
      Beijinhos e boa sorte!

  76. angela travassos Diz:

    Oi Renata
    gostaria de saber o seguinte:vou fazer um xale em trico em triangulo.So que a ponta final (nas costas) em vez de ficar um bico gostaria que ficasse redonda.Tem como passar como devo fazer?Pretendo fazer a parte de cima que fica no pescoço, com 200 pontos e ir diminuindo.Fiz um com 160 pontos e terminei com 5 pontos.Ficou triangular mesmo.(Seria um triangulo mas em vez de ponta redondinho.Obrigada

  77. silvana manna Diz:

    Renata, adorei seus trabalhos, gosto muito de tricotar, não sou uma eximia mas me defendo bem com alguns pontos não muito complicados, estou procurando receitas de mantas em trico para adultos que eu possa fazer com sobras de lãs, se tiver alguma sugestão mande-me por email.
    Enquanto espero estou tirando algumas receitas no seu blog.
    Parabens pelos trabalhos, fico no aguardo de sua resposta.
    Obrigada

  78. Sonia Diz:

    Renata, parabéns pelos lindos trabalhos.
    Gostaria muito de aprende uma gola que é feita com a linha Passion e é super versátil, ela vira gorro e echarpe. Super interessante. Se souber poderia me enviar a receita por e-mail. Desde já agradeço.
    Bjs

  79. Ana Carolina Diz:

    Olá Renata,
    Gostaria de uma receita fácil de Gorro para adulto

    Obrigado

  80. MARIA TEREZA VELEZ Diz:

    Olá Renata!
    Comecei a tricotar a muito pouco tempo (tudo pela net) mas já estou craque nos cachecóis.
    Tenho muita vontade de fazer blusas, mas quando leio as receitas que sempre falam em arrematar pontos na cava/decote, não consigo entender.
    Também não encontro vídeo mostrando esse passo.
    Você tem como me passar alguma coisa? De preferência em vídeo?
    Acho que fica bem melhor pra entender.
    Agradeço a sua atenção.
    Grande abraço!

  81. ivanete avelar chaves Diz:

    Gostei muito do seu jeito descomplicado de explicar. Abraços, Ivanete

  82. ivanete avelar chaves Diz:

    gostei muito de sua maneira de explicar o que te pedem .Abraços, ivanete

  83. ELIZABETH GRATIVOL Diz:

    OI BOA TARDE, POR FAVOR VC PODE ME ENSINAR COMO POSSO TIRAR O PONTO DA AGULHA POIS ESTOU FAZENDO UM TRICO COM LA DE BOLINHAS E NÃO SEI COMO TIRAR DA AGULHA PARA TERMINAR. DESDE JA MUITO OBRIGADO

  84. inilce Maria Azevedo Diz:

    Ficou lindo o teu cachecol, mais eu vi uma blusa como se fosse um toalha de mesa e gostaria da resposta esta com o nome de casaco california, por um acaso voce ja fez este, mande a receita

  85. samanta Diz:

    Olá Renata,,,,vi que vc é muito atenciosa com as perguntar q te fazem….seus trabalhos são lindos….e eu queria saber se vc tem alguma receita de manta para bebe em crochÊ com um ponto fácil, pq eu to começando agora e quero fazer pra um sobrinho q vai nascer!!! Más precisava de um gráfico explicando, pq vi tantas só que não explicam direito…obrigada pela ajuda

  86. julia Diz:

    gostaria que vc me mandasse a receita de uma blusa amarela tranpassada na frente achei ela lina,nao consigo fazer sem receita.

  87. VERA LUCIA CONSOLINI SIMÕES Diz:

    Olá Renata é a primeira vez que entro no seu blog e amei sou tricoteira, amo fazer trico, aprendi fazer trico aos sete anos de idade, com minha mãe, faço trico por encomenda, e fiquei maravilhada com sua explicação, eu tambem não sou egoista sempre que posso e alguem perguntar alguma coisa eu ensino, sei fazer croche tambem e ensino. Que Deus continue te abençoando. Obrigado por você existir. Tchau.bjs.

  88. carmen pesca grolla Diz:

    Olá Renata , adorei o seu blog ,tambem faço trico

  89. maurabpaula2010@hotmail.com Diz:

    Olá Renata! Gostaria de agradeçer a sua paciência em nos ensinar os seus trabalhos. Que DEUS te de em drobro aquilo que voçe disponibiliza as pessoas que acessam o seu blog. Paraabéns pelo lindo trabalho que você tem feito em prol de pessoas que querem aprender, e encontram seres bondosos como voçê para ensinar.

    Fique com DEUS e abraços de “quem sabe , sua mais nova fâ.

  90. aoarecida rosa n.silva Diz:

    renata pesquisando os sites encontrei o seu que é muito interessante, adorei, vou tentar fazer o cachecol c/manga que voce passou a receita espero que fique bom e bonito .Considere -se uma pessoa abençoada por passar um pouco do que sabe fazer com sutilidade e clareza. Parabéns.

  91. ROSEMEIRE RAMOS RODRIGUES ALVES Diz:

    OI RENATA ADOREI AS DICAS DE TRICÔ, VC EXPLICA MUITO BEM, COPIEI TODAS RECEITAS, PARECEM FÁCEIS, VOU VER SE DOU CONTA DO PONTO PIPOCA, É UNS QUE EU AINDA NÃO FIZ E ACHO QUE NÃO VOU DAR CONTA, ACHO DIFÍCIL SE EU CONSEGUIR EU TE AVISO! BEIJOS. ROSE DE BARRETOS

  92. olá td bem?
    estou na dúvida desse pto fantasia…é o da 2carr.
    p. fantasia – nº múltiplo de 4 + 1 p. de borda – 1ª carr.: 1 t. de borda, *1 laç., 4 p. j. em t.*, rep. de *a* e termine a carr. com 1 t. de borda; 2ª carr.: 1 t. de borda, *1 m., na laç. da carr. anterior trab. 1 m., 1 t., 1 m.*, rep. de *a* e termine a carr. com 1 t. de borda; 3ª carr.: trab. em m.; 4ª carr.: voltar na 1ª carr
    seria pto pipoca?vou e volto os ptos?
    obrigada desde já

  93. pamella Diz:

    ola quero muito aprender a fazer ccrocher mais eu nao sei nunca nem peguei em linha de croche e tbm nao conheço nada queria muito aprender alguem pode me ajudar

  94. evelyn cristiane Diz:

    gostaria de aprender o avesso do ponto pipoca em croche

  95. evelyn cristiane Diz:

    desculpa, mas eu não sei fazer o avesso do ponto pipoca em croche, por favor , me ensina

  96. Cleide de Alcântara Passos Santos Diz:

    BOA TARDE RENATA!

    ESTOU APRENDENDO A FAZER TRICÔ, E ESTOU ADORANDO, PARA MIM TEM SIDO UMA TERAPIA. FAVOR ENVIARCASO VOCÊ TENHA, RECEITA DE CACHECOL COM LÃ SWEET BALL, POIS A RECEITA DO VERSO DA EMBALAGEM DA LINHA NÃO DÁ PRA FAZER, POIS O CORDÃO É MUITO PEQUENO.

  97. Rosangela dos Santos Carbas da Silveira Diz:

    Renata, estou fazendo um cachecol, na receita pede ponto tricô de borda,mas não explica como se faz. Vc tem saberia me explicar, se possível por e-mail. Bjusssssssss.

  98. Lucineia Diz:

    Olá será que vc saberia me informar qual é o ponto que parece meia dos dois lados, estou procurando e não encontro se puder me ajudar, desde já agradeço. Bjs

  99. tatiane Diz:

    olá renata adorei suas explicações mas gostaria de aprender pontos diferentes para cachecol e qual o melhor ponto para eu fazer um poncho muito obrigada!!!!!

  100. Rosa Haytzmam Diz:

    gostaria de aprender ponto segredo em trico e croche,tomara que eu esteja falando o nome do ponto certo,mas deixa eu te dizer estou fazendo um chales de bebe e quero frazer as beiradas mas acho que o nome é ponto segredo mesmo ,se puder me ajudar mande um email e se possivel uma foto do ponto beijus e muito obrigado Rosa Haytzmam ( voluntaria da saude de Itaquaquecetuba SP) sosvamossalvarvidas@hotmail.com

  101. lilian cristina Diz:

    Olá Renata estou começando a tricotar agora,tenho algumas duvidas sobre as lãs.Estou querendo fazer uma blusa mas quero que a blusa fique grossa , o que tenho que fazer esolher a agulha mais grossa ou a linha mais grossa fico no teu aguardo. Obrigada desde já

  102. ROSYETE Diz:

    OLa, eu todo ano faço casaquinhos de criança pra doar, entao, vc pode me ajudar me dando algumas receitas AGRADEÇO BEIJOS

  103. Claudia Pavan do Nascimento Diz:

    Oi Renatinha gostaria de fazer um cachecol em tricô lã sweet ball de bolinhas. O cordãozinho q separa uma bolinha de outra é bem pequeno 2 cm não é aquela lã q tem um cordãozinho grande. Então pergunto quantos pontos devo colocar e com qual n. de agulha para ficar soltinho. Tá ficando duro e firme não estou conseguindo.
    obrigada querida.
    Claudia

  104. Cris Diz:

    Olá Renata, acompanho seu blog já há algum tempo, vc é 10 menina, td mto lindo e tens uma facilidade incrível de explicar. Tb sou “um pouco iniciante” em tricô, ainda não me aventurei a fazer blusas, mas em breve chegarei lá, receitas, já aprendi a ler, mmo as mais complicadinhas…rs. Gostaria, por favor, que vc me indicasse uma receita de cachecol, ou algo fácil, para trabalhar c/ a LÃ MOON (tenho 2 nov.), tentei fazer um cachecol : (lç, 3jt,lç,t,lç,t), 1 car. em t, outra em m e outra t, depois de um certo tam. ele começou a enviesar e enrolar, usei ag 7. Desde já te agradeço. Mais uma vêz, mto legal seu blog…PARABÉNS!!!!!!!!!
    Bjs
    Cris

    • renatabatata Diz:

      Oi, querida!
      Não conheço a lã Moon mas acho interessante vc pesquisar uma receita que seja criada exclusivamente para ela, pois as chances de dar mais certo aumentam.

      O problema de enrolar pode ser pq vc está apertando demais seu ponto. Faça um teste tricotando com mais folga.

      Boa sorte!

  105. anna carolina Diz:

    como finalizar um cachicól de trico sem bolas.só de agulha

  106. ALESSANDRA ROLIM Diz:

    O vc sabe me explicar o ponto perola do trico?Me mandaram fazer assim:1pt sem fazer,1 laç.2 p juntos em trico,so q nao ficou aquele ponto q parece a barra do trico dos dois lados ,ficou foi um ponto entrelaçado parece,Esse ponto eu tirei do cachecol vermelho no video do you tube intitulado¨¨¨¨¨¨¨cachecol do papai¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨.mas e diferente.se vc souber me explique.Obrigado.o do cachecol nao e esse q foi dito para fazer.

  107. aparecida almeida do nascimento Diz:

    olá, quero saber como faço para aumentar uma receita de tamanho 42/44 para tamanho 48/50? agradeço desde já quem puder me ajudar!


Deixar uma resposta

 
Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 189 outros seguidores